TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PEDAGOGIA DE NEGÓCIOS

Tese: PEDAGOGIA DE NEGÓCIOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/2/2015  •  Tese  •  970 Palavras (4 Páginas)  •  308 Visualizações

Página 1 de 4

PEDAGOGIA EMPRESARIAL

A minha entrevistada Vanusa Avancini, que já atuou como pedagoga escolar, hoje atuante no “grupo Buaiz” como psicopedagoga, optou por não atuar mais na sala de aula por vários motivos, tais como: baixa remuneração e a dificuldade de atuar como um educador atualizado mediante a falta de preparo para lidar com a prática educacional. Devido seu tempo de atuação na educação (5 anos) acredita que deveria estar mais bem preparada para conquistar esta nova geração de educandos. Segundo a entrevistada, a diferença entre ser pedagogo escolar e pedagogo empresarial‘é que Temos que nos relacionar com a clientela com sinceridade e autonomia, competência, pontualidade, com afetividade em coletividade”, falou também que o papel que desempenha para a solidificação dessas relações pessoais é Orientadora com autoridade e ajudadora de trabalho em equipe.Relatou também, que com esse trabalho almeja diversificar seus conhecimentos nesse processo de educação aberta, coletiva, sociocultural que visa a formação permanente que cultiva e constrói novos pensamentos e ao mesmo tempo transforma, tornando o indivíduo mais solidário, humano, ético e com oportunidade de vivencia para o exercício da cidadania. Segundo a pedagoga, os pedagogos estão sendo requisitados a atuar nos setores de recursos humanos de empresas. Pois nesse ambiente, atuam com o objetivo de aprimorar os processos da empresa por meio da valorização do conhecimento e da aprendizagem. Ou seja, trabalham para a instalação de uma cultura de formação continuada e de constante busca de informações e conhecimento com a finalidade de melhorar a qualidade do atendimento dos clientes e o relacionamento com os funcionários.

“É que o conhecimento que o pedagogo adquire sobre aspectos sociais e psicológicos do ser humano durante o curso se tornaram importante no contexto mais amplo do mercado de trabalho, ampliando suas possibilidades de inserção profissional”.

Minhas considerações sobre essa nova forma de atuação de pedagogo. É que a pedagogia empresarial é uma área recente, onde dentro de uma perspectiva interdisciplinar, o pedagogo é convidado a atuar junto aos recursos humanos de empresas públicas ou privadas, Percebo que hoje existe um vasto mercado pouco explorado por este profissional da área da educação.

PEDAGOGIA HOSPITALAR

A Pedagogia Hospitalar abrange não só o momento em que o indivíduo requer cuidados médicos, mas requer também cuidados afetivos, além das atividades escolares que são imprescindíveis e necessárias a qualquer jovem e criança.

O interesse de pela Pedagogia e pelo atendimento a crianças hospitalizadas começou quando trabalhou no Hospital infantil. “Sou especialista em síndrome de Down e percebia, em meu contato com as mães no hospital, suas dificuldades com seus filhos com Down em classes regulares, numa época em que pouco se falava de inclusão. Assim começou minha paixão pela educação”, lembra. Cursou então Pedagogia, depois se especializou emPsicopedagogia hospitalar.

“Recebo no hospital muitas formandas em Pedagogia que estão fazendo o TCC em Pedagogia Hospitalar e quase não têm conhecimento sobre o assunto. Não há, na grande maioria dos cursos, a disciplina de Pedagogia Hospitalar.

A especialista comenta que nos hospitais é mais comum a existência apenas de brinquedotecas, apesar da continuidade dos estudos no ambiente hospitalar ser garantida legalmente. A entrevistada frisa que o trabalho das classes hospitalares vai além de oferecer momentos lúdicos às crianças. Ela aponta para a necessária parceria com todos os setores do hospital. Reconhece que, na rotina de um hospital, nem sempre os profissionais da área da saúde envolvidos ficam atentos para a questão pedagógica dos pacientes. “O médico tem como objetivo salvar vidas. Nós lidamos com a necessidade daquela criança doente continuar sonhando,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com