TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PENSAMENTO ADMINISTRATIVO ATIVIDADE SUPERVISIONADA (ATPS)

Por:   •  4/11/2020  •  Trabalho acadêmico  •  590 Palavras (3 Páginas)  •  141 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

PENSAMENTO ADMINISTRATIVO ATIVIDADE SUPERVISIONADA (ATPS)

Nome Aluno: Fabrício Henrique Furtado Sales

Matrícula:202020089

Professor Supervisor: Laércio José Silva Filho

Critério Avaliativo 1 - Conceituação de Burocracia

Weber define a burocracia como a estruturação formal da organização, permitindo, dessa forma, organizar as atividades humanas para a realização de objetivos comuns no longo prazo. Essa definição de Weber foi fundamental para outros estudiosos fora da área da administração interpretassem melhor as organizações.

Na interpretação de Tragtenberg (1974, p. 139), em Weber a burocracia é "um tipo de poder. Burocracia é igual à organização". Tragtenberg compreende que a complexidade crescente das organizações no sistema capitalista faz com que elas adotem, na mesma proporção, uma estrutura racional legal caracterizada pela impessoalidade para garantir a reprodução da própria organização. Além disso, a burocracia é entendida como um sistema racional construído da divisão do trabalho, que tem, como princípio, os fins, é também uma organização ou estrutura organizativa caracterizada por regras e procedimentos explícitos e regularizados, divisão de responsabilidades e especialização do trabalho, hierarquia e relações impessoais.

Critério Avaliativo 2 – Objetivos e/ou vantagens da Burocracia

Weber defende que há vantagens na implantação do modelo burocrático, entre eles, a defesa do funcionário na estrutura. Os integrantes do esqueleto burocrático, segundo o autor, devem receber salário fixo, desempenhar fornada também fixa, assinar contrato de trabalho e estar sujeito à atuação eminentemente técnica, tanto do executor, como do superior hierárquico.

Conforme Chiavenato (1983) nasceu à burocracia, uma forma de organização humana que tem como base a racionalidade, isto é, a adequação dos meios organizacionais aos objetivos pretendidos por toda a organização com o intuito de alcançar à máxima eficiência garantindo bons resultados. A burocracia é uma organização que se caracteriza por uma sistemática divisão do trabalho [...], ela é adequada aos objetivos a serem atingidos.” (CHIAVENATO, 1993, P. 283).

Critério Avaliativo 3 – Apresentar o resultado de uma pesquisa

Em pesquisa realizada por meio de uma entrevista com um colaborador da empresa Centro Universitario e Faculdade Projeção, que trabalha no setor da secretaria da instituição, obtive as seguintes respostas:

1ª Pergunta: Quais as contribuições que a burocracia proporciona para o sucesso da organização?

O Colaborador respondeu que: “ A burocracia busca amenizar as conseqüências das influências externas à organização e harmonizar a especialização dos seus colaboradores e o controle das suas atividades de modo a se atingir os objetivos através da competência e eficiência e isso faz com que a organização obtenha sucesso organizacional.”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (68.1 Kb)   docx (17.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com