TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PESQUISA DE MERCADO NA EMPESA POTIGUAR

Por:   •  13/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  4.948 Palavras (20 Páginas)  •  529 Visualizações

Página 1 de 20

        [pic 1][pic 2]

FACULDADE PITAGORAS

KROTON EDUCACIONAL

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

Cleudyele dos Santos

Joaliny Pereira Miranda

Tamyres de Oliveira Mendes

        

        

Relatório referente à Pesquisa de Mercado realizada na Empresa POTIGUAR – Cohama.

                                

São Luís

2015

[pic 3]

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

PESQUISA DE MERCADO

CLEUDYELE DOS SANTOS

IAGO LIMA

JOALINY MIRANDA

LILIANE MONTEIRO

MARLYANE MIRANDA

MÁRCIA LAGO

RAQUEL OLIVEIRA

TAMYRES MENDES

Relatório referente à Pesquisa de Mercado realizada na Empresa POTIGUAR – Cohama.

Prof. Marcus Aurélio

São Luis - Ma

2015

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO
  2. DEFINIÇÃO DO PÚBLICO-ALVO E OBJETIVOS DA PESQUISA

III- DEFINIÇÃO DA COLETA DOS DADOS

III. 1- DADO PRIMÁRIOS

III. 2- DADOS SECUNDÁRIOS

IV- DEFINIÇÃO DO MÉTODO DE PESQUISA DE DADOS PRIMÁRIOS

IV. 1-        PESQUISA QUANTITATIVA

IV. 2-        PESQUISA QUALITATIVA

IV. 1.1-DEFINIÇÃO DO MEIO DE APLICAÇÃO DE PESQUISA

IV. 2.1-DEFINIÇÃO DA TÉCNICA DE PESQUISA

V- DEFINIÇÃO DA AMOSTRA

VI- ELABORAÇÃO DOS INSTRUMENTOS DE PESQUISA

VII- APLICAÇÃO DA PESQUISA

VIII- TABULAÇÃO DE DADOS

IX- ELABORAÇÃO DO RELATORIO FINAL

X- PASSO: TOMADA DE DECISÃO

XI-CONCLUSÃO

XII-ANEXOS

XIII-BIBLIOGRAFIA

   

  1. INTRODUÇÃO

Pesquisa de mercado é uma investigação sistemática que fornece informações para orientar as decisões empresariais. A pesquisa é a principal ferramenta de marketing para realizar a satisfação dos clientes com maximização dos lucros. Na visão de Kotler (2000), na relação de troca a organização beneficia-se através do dinheiro recebido enquanto que o cliente beneficia-se por desfrutar do produto ou serviço obtido.

A constante transformação do mercado faz com que as empresas além de usar ferramentas de informação para o cliente, busque entender o comportamento dos mesmos. Segundo Mowen e Minor (2003), o comportamento do consumidor é um estudo apoiado sobre as experiências diárias do consumidor, sendo essencial para a tomada de decisão e para segmentar o mercado de uma maneira mais eficaz. O comportamento do consumidor envolve questões sobre a ética e a responsabilidade social do mercado, pois o consumidor está em uma das extremidades do processo de troca, e para tanto, as empresas precisam entender os fatores que influenciam nas necessidades e desejos dos consumidores, fator essencial para a satisfação dos mesmos.

O presente trabalho tem como objetivo geral, elaborar uma pesquisa de mercado na loja Potiguar - Cohama, que faz parte do grupo Potiguar, fundada em 1980, pelo empresário Vieira Brasil. O grupo é composto por quatro lojas (home Center), nos bairros Centro, Cohafuma, Cohama e Forquilha nesta cidade de São Luís - MA.

A visão da potiguar é ser líder regional no mercado de Home Center; sua missão é proporcionar a melhor experiência de compra de produto para o lar. Seu negocio visa realizar o sonho do lar ideal para cada cliente. E com relação à cultura da empresa, afirma que seus pilares são alicerçados em valores como: ética, integridade, humanidade e honestidade, respeito ao ser humano e desenvolvimento de pessoas.

A potiguar conta com aproximadamente 800 colaboradores e também afirma contribuir para a realização e crescimento de cada cliente e colaborador. A pesquisa aplicada foi de forma quantitativa, que nos ajudou a obter importantes dados para a conclusão da mesma.  Aplicamos 100 questionários, contendo quatro questões fechadas e uma aberta, questões estas, elaboradas após determinamos público - alvo e objetivo da pesquisa.

Como já citamos, definimos a coleta de dados, o método de pesquisa quantitativa, que nos possibilitou o contato face a face com os clientes durante a aplicação da mesma. Buscamos de certo, em primeiro lugar a liberação do espaço de pesquisa junto à empresa “POTIGUAR”. Também, através do cliente oculto, buscamos saber os pontos fortes e fracos de dois concorrentes mais próximos, a fim de compará-los com a empresa em questão.

  1. DEFINIÇÃO DO PÚBLICO-ALVO E OBJETIVOS DA PESQUISA

  • KOTLER (1997) Nenhuma empresa pode operar em todos os mercados e satisfazer as necessidades. Nem pode fazer um bom trabalho dentro de um mercado amplo... as empresas trabalham melhor quando definem cuidadosamente seu(s) mercados(s) – alvo(s) e preparam um programa de marketing sob medida.
  • PEREZ e BAIRON (2002) Inicia-se a análise do público a que será destinada a comunicação. Esse público poderá ser o cliente atual da organização, os potencias e até mesmo os influenciadores do processo de compra.
  • MOTTA (2005 p. 26) diz que: “O cadastro de clientes, contribui para conhecer melhor seu cliente e permitir ações cada vez mais segmentadas para um mesmo público ou públicos distintos”.
  1. DEFINIÇÃO DA COLETA DOS DADOS
  •  NETO (2004) Para a coleta de dados ainda é pouco difundido no Brasil. Deste modo, a maioria dos questionários são enviados em cópia física para o respondente que, após respondê-lo, encaminha a resposta de volta ao pesquisador. Além da possibilidade da utilização da versão física, existe também a versão eletrônica.
  • EISENHARDT (1989) Descreve o estudo de caso como uma estratégia de pesquisa que se concentra na compreensão dos fatos presentes em cenários únicos, combinando métodos de coleta como análise de documentos, entrevistas, questionários e observações, podendo a evidência ser quantitativas qualitativas ou ambas.
  • IERVOLINO; PELICONE (2001). O grupo focal consiste na interação entre os participantes e o pesquisador com o objetivo de coletar dados a partir da discussão com foco em tópicos específicos.

III. 1- DADOS PRIMÁRIOS

                

                Os dados primários são informações coletadas para o propósito em questão. Da mesma maneira que os pesquisadores devem avaliar com cuidado a validade das informações secundárias, devem ter cuidado ao coletar os dados primários, para ter certeza de que são relevantes, precisos, atuais e imparciais. (Kotler e Armstrong 2004)

  • MATTAR (1996; p.48) “... são aqueles que não foram antes coletados, estando ainda em posse dos pesquisadores, e que são coletados com o propósito de atender as necessidades específicas da pesquisa em andamento. “As fontes básicas de dados primários são: pesquisado (sic), pessoas que tenham informações sobre o pesquisado e situações similares”.

         

III. 2- DADOS SECUNDÁRIOS

  • MATTAR (1996; 48) “... são aqueles que já foram coletados, tabulados, ordenados e, às vezes, até analisados e que são catalogados a disposição dos interessados. “As fontes básicas de dados secundários são: a própria empresa, publicações, governos, instituições não governamentais e serviços padronizados de informações de marketing”.
  • Kotler (2004) Os dados secundários são informações que já existem em algum lugar e que foram coletadas para outro propósito.
  • Armstrong e Kotler (2004) Os dados secundários, podem também apresentar problemas. As informações necessárias podem simplesmente não existir

  1. DEFINIÇÃO DO MÉTODO DE PESQUISA DE DADOS PRIMÁRIOS
  • MALHOTRA (2001) As pesquisas podem ser classificadas, em termos amplos, como exploratórias ou conclusivas. E as pesquisas conclusivas podem ser divididas em descritivas e causais
  • TRUJILO (1974) A ciência é todo um conjunto de atitude e atividades racionais, dirigida ao sistemático conhecimento com o objetivo limitado, capaz de ser submetido à verificação.  
  • LAKATOS e MARCONE (2007) Acrescentam que, além de ser “uma sistematização de conhecimentos”, ciência é um “conjunto de proposições logicamente correlacionado sobre o comportamento de certos fenômenos que se deseja estudar.  

IV. 1-        PESQUISA QUANTITATIVA

  • RICHARDSON (1999) A pesquisa quantitativa é caracterizada pelo emprego da quantificação, tanto nas modalidades de coleta de informações quanto no tratamento delas por meio de técnicas estatísticas.
  •  MATTAR (2001) A pesquisa quantitativa busca a validação das hipóteses mediante a utilização de dados estruturados, estatísticos, com análise de um grande número de casos representativos, recomendando um curso final da ação. Ela quantifica os dados e generaliza os resultados da amostra para os interessados.
  •  MALHOTRA (2001, p.155) “... a pesquisa qualitativa proporciona uma melhor visão e compreensão do contexto do problema, enquanto a pesquisa quantitativa procura quantificar os dados e aplica alguma forma da análise estatística”. A pesquisa qualitativa pode ser usada, também, para explicar os resultados obtidos pela pesquisa quantitativa.

IV. 2-        PESQUISA QUALITATIVA

                        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.4 Kb)   pdf (1 Mb)   docx (669.4 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com