TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PESQUISA SOBRE NOVAS ABORDAGENS EM ADMINISTRAÇÃO

Por:   •  27/11/2017  •  Resenha  •  1.089 Palavras (5 Páginas)  •  438 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUI – UESPI

CAMPUS CLÓVIS MOURA – CCM

CURSO BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO

DISCIPLINA: SOCIOLOGIA APLICADA À ADMINISTRAÇÃO

PROFESSORA: Ms. CATARINE ELAINE DE SOUZA AMARAL GUIMARÃES

PESQUISA SOBRE NOVAS ABORDAGENS EM ADMINISTRAÇÃO

Erlane Maria de Sousa Santos

TERESINA-PI

2017


INTRODUÇÃO

A Administração é o ato de gerenciar, negócios, pessoas ou recursos com o objetivo de alcançar metas definidas pela organização. Para que isto ocorra, é preciso que o administrador esteja atento a tudo o que ocorre dentro da organização e fora dela, ou seja, seu ambiente interno e externo. No decorrer do curso de Bacharelado em Administração, o estudante se depara com diversas teorias da administração que fazem parte da grade curricular e que são consideradas “clássicas”, de estudo obrigatório para a formação destes profissionais. Porém, faz-se necessário que os temas atuais também sejam abordados durante sua formação, as novas abordagens da Administração não podem ser deixadas de lado ou para um segundo momento. Diante disso, surge a necessidade do futuro administrador pesquisar, buscar conhecer o que há de novo em teorias, métodos e tecnologias, a fim de ampliar suas possibilidades. De acordo com os atuais debates sobre a administração, alguns temas surgem nesse cenário, como a Educação Financeira, Empreendedorismo social e as Indústrias criativas, que serão abordados neste trabalho.


EDUCAÇÃO FINANCEIRA

Desde cedo, começamos a lidar com uma série de situações ligadas ao dinheiro. Para tirar melhor proveito do dinheiro, é muito importante saber como utilizá-lo da forma mais favorável possível. O aprendizado e a aplicação de conhecimentos práticos de educação financeira podem contribuir para melhorar a gestão de nossas finanças pessoais, tornando nossas vidas mais tranquilas e equilibradas sob o ponto de vista financeiro.

A Educação Financeira é um tema de grande importância, não somente para os administradores, como também para as pessoas em geral. Não se trata apenas de aprender a economizar, cortar gastos, poupar ou acumular dinheiro. É buscar uma melhor qualidade de vida, visando segurança material no presente e no futuro, estabelecendo seus objetivos, valores e prazos. Para o administrador, este tema irá refletir na sua gestão, em como o administrador irá conduzir os recursos financeiros da organização, da melhor maneira possível, reduzindo gastos, buscando tecnologias que facilitem sua produtividade sem que haja perda na qualidade de seus produtos ou serviços.

Infelizmente, não faz parte do cotidiano da maioria das pessoas buscar informações que as auxiliem na gestão de suas finanças. Para agravar essa situação, não há uma cultura coletiva, ou seja, uma preocupação da sociedade organizada em torno do tema. Nas escolas, pouco ou nada é falado sobre o assunto. As empresas, não compreendendo a importância de ter seus funcionários alfabetizados financeiramente, também não investem nessa área. Similar problema é encontrado nas famílias, onde não há o hábito de reunir os membros para discutir e elaborar um orçamento familiar. Igualmente entre os amigos, assuntos ligados à gestão financeira pessoal muitas vezes são considerados invasão de privacidade e pouco se conversa em torno do tema. Enfim, embora todos lidem diariamente com dinheiro, poucos se dedicam a gerir melhor seus recursos.

EMPREENDEDORISMO SOCIAL

        Nas últimas décadas, a humanidade vem adquirindo a consciência de que é necessário agir para que tanto o meio ambiente quanto as diversas classes sociais não sejam prejudicados com o progresso e o avanço da tecnologia, surgindo assim o Empreendedorismo Social. Empreendedorismo Social é um nome dado a um conjunto de ações empreendedoras que visam à melhoria da sociedade, onde os empreendedores lançam mão de medidas que podem ser ao mesmo tempo lucrativas e sociais.

O empreendedorismo social já é uma realidade no Brasil e no mundo e os diferentes modelos de negócios         desenvolvidos por empreendedores estão quebrando muitos paradigmas, contribuindo para transformar realidades. São negócios lucrativos que resolvem problemas sociais por meio da venda de produtos ou serviços. O empreendedorismo social busca hoje implantar nas comunidades medidas sustentáveis para que possam conciliar avanços tecnológicos e outros progressos com um meio ambiente saudável e boas condições de vida para todos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (72.4 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com