TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PIM - Gestão Pública

Por:   •  5/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  3.101 Palavras (13 Páginas)  •  182 Visualizações

Página 1 de 13

INTRODUÇÃO

A Escola Estadual Lauro Barreira, localizada à Rua Prudente de Moraes, nº 318, no centro de Santa Cruz das Palmeiras, estado de São Paulo, é uma Instituição Pública de Ensino que atende hoje 927 crianças, jovens e adultos, distribuídos nos anos finais do ensino fundamental, no ensino médio. Para colocar em prática a tarefa de educar pessoas, a Escola utiliza vários meios de comunicação a todo momento, imprescindíveis para tal missão. Requer também uma organização administrativa definida, que atenda às necessidades e os anseios da empresa pública que de fato é, e para tal, faz uso da tecnologia e da informação, como peça fundamental do seu trabalho. O presente, teve o objetivo de identificar os métodos de trabalho da Instituição, a relação entre eles e os conceitos de Comunicação, Informática e Administração, e como são empregados na Instituição.

COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL

CONFIGURAÇÃO ORGANIZACIONAL

Tomada como base, a estrutura de componentes de uma organização, proposta por Henry Mintzberg (apud Daft, 2002), podemos dizer que o núcleo técnico da Escola são os Professores. São eles que transformam seus conhecimentos adquiridos com sua experiência profissional e ao longo de seu período de formação, em informações, que são matérias primas para o processo de aprendizagem dos alunos, sendo o conhecimento adquirido por estes, o produto final da Instituição.

O suporte técnico fica por conta dos Professores Coordenadores. São estes que avaliam todo o processo de ensino-aprendizagem da Escola, desde formação, didática e capacidade do profissional educador em aplicar seus ensinamentos em sala de aula, até determinar indicadores do nível de conhecimento absorvido pelos alunos que servem como base para ações de evolução pedagógica e avanços na qualidade do ensino.

Já o suporte administrativo fica por conta dos Agentes de Serviços Escolares e dos Agentes de Organização Escolar. Os primeiros, são responsáveis pela limpeza da Unidade Escolar e de suas dependências, além da distribuição dos gêneros alimentícios destinados à alimentação dos alunos, fornecidos pela Prefeitura Municipal. O segundo grupo, os Agentes de Organização Escolar, estão por trás de inúmeras atividades que tornam possível o funcionamento da Instituição, podendo ser citada o controle da movimentação dos alunos no interior da Escola; controle, manutenção e auxílio na aplicação dos recursos pedagógicos disponibilizados pela Escola, como os audiovisuais por exemplo; desenvolvimento de todo trabalho burocrático que envolve a Secretaria da Escola, como o de Recursos Humanos, controle da vida escolar dos alunos, atividades de cunho financeiro e patrimonial, etc.

A Administração é representada pelo Gerente de Organização Escolar, pelo Vice-Diretor, e pelo Diretor da Escola, que atuam como equipe gestora dos processos da Unidade. O Gerente de Organização Escolar atua como responsável pela área administrativa da Escola (serviços e organização), com o papel de apoiar e garantir o desenvolvimento dos trabalhos de sua equipe. O Vice-Diretor e o Diretor da Unidade atuam na manutenção e garantia da qualidade pedagógica do ensino aos alunos, englobando todos os aspectos da Organização que influenciam neste processo, sendo o Diretor, o seu responsável legal.

DIMENSÕES ESTRUTURAIS

Como uma organização pública estadual, os níveis de formalização dos processos existentes na Escola revelam-se altamente burocráticos e normativos. Basicamente todos os procedimentos realizados demandam grande quantidade de documentos elaborados e obediência a diversas normas e leis instituídas pela Secretaria da Educação e pelo Governo do Estado de São Paulo.

A Unidade Escolar é organizada em uma departamentalização funcional, e todo o trabalho de formalização da organização é dividido entre os servidores, procurando sempre encaixar o perfil deste, ao perfil do trabalho a ser realizado, e buscando o aprimoramento deste processo, mas sem abrir mão do compartilhamento de informações, para que não a interrupção do trabalho, em uma eventual ausência do servidor responsável por ele.

Dentro deste contexto, pode-se destacar que os Agentes de Organização Escolar, responsáveis pela expedição e manutenção das documentações em geral da Unidade, e os Agentes de Serviços Escolares, responsáveis pela manutenção física do prédio da Unidade, respondem ao Gerente de Organização Escolar, que controla e apoia o andamento destas atividades, respondendo por sua vez, como área administrativa, ao responsável legal pela Instituição, O Diretor de Escola, ou no caso de sua ausência, ao Vice-Diretor de Escola, conforme Organograma 1.

Organograma 1 – Quadro Hierárquico Administrativo da Escola Estadual Lauro Barreira

FONTE: o autor (2017)

Ainda dentro do cenário hierárquico, o Vice-Diretor de Escola auxilia o Diretor no cumprimento de todas a tarefas referentes ao seu cargo, e responde legalmente pela Unidade em sua ausência. Estes têm o papel de garantir o cumprimento com qualidade da função pedagógica da Escola, contando com o apoio e o trabalho realizado pelo Professor Coordenador. Este por sua vez para o cumprimento de seu papel, determina e analisa indicadores da qualidade de ensino, e realiza ações de formação dos profissionais para o aprimoramento de seus papeis como educadores, conforme Organograma 2. O cenário hierárquico completo da Organização por ser verificado no Organograma 3.

Organograma 2 – Quadro Hierárquico Pedagógico da Escola Estadual Lauro Barreira

FONTE: o autor (2017)

Organograma 3 – Hierarquia Geral da Escola Estadual Lauro Barreira

FONTE: o autor (2017)

A Escola Estadual Lauro Barreira, assim como as demais Instituições de Ensino do Estado de São Paulo, desenvolve hoje o modelo de Gestão Democrática, onde o Diretor da Escola possui o poder final de decisão sobre os assuntos que envolvem a Organização, mas todos que fazem parte da comunidade escolar, funcionários, professores, alunos, pais de alunos, são informados e ouvidos em relação aos assuntos que afetam a todos os envolvidos na escola, para se chegar a um parecer final conclusivo, uma tomada de decisão que seja a mais adequada às circunstâncias.

Para tornar tal Gestão Democrática possível na Escola, seus gestores e toda equipe escolar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.2 Kb)   pdf (66.8 Kb)   docx (16.6 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com