TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PIM I GESTAO FINANCEIRA

Por:   •  22/11/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.877 Palavras (8 Páginas)  •  111 Visualizações

Página 1 de 8

Resumo

Este trabalho tem o objetivo de analisar uma das maiores empresas do ramo da telecomunicação existente no Brasil, a Oi. Iremos mostrar qual o fundamento administrativo que baseia a política administrativa da mesma que será mostrado por meio de fatos e dados encontrados através de pesquisas. A Oi é uma multinacional que trabalha com comunicação sendo assim, será relatado como que a empresa faz para chegar em seus objetivos de logo e médio prazo, como a empresa relaciona-se com seus colaboradores e clientes (comunicação interna) para que suas metas sejam batidas. Este trabalho apresentara qual a tecnologia que a Oi usa de suporte para entregar seus serviços de internet, TV por assinatura, atendimento ao cliente e assim por diante. Por final, o trabalho irá relatar como que as empresas estão se saindo em tempos de pandemia, onde elas estão focando seus recursos e como que está o mercado de telecomunicações.

Palavras chaves: Fundamento Administrativo, comunicação, tecnologias, pandemia, recursos e mercado.

1.INTRODUÇÃO

 A Telecom, associação das empresas de telecomunicação, foi fundada em 1998, essa associação funciona como um regulador para as grandes empresas de comunicação existentes hoje no Brasil. Nela é possível encontrar diversas informações para que o leitor possa estar por dentro de novidades, notícias importantes e diversas outras informações para que o mesmo possa ficar antenado nas novas tecnologias implementadas e criadas  por essas empresas.

 A história da telecomunicação no Brasil tem inicio em 1876, quando Dom Pedro II adquiriu seu primeiro telefone, o que na época era algo altamente luxuoso. A partir daquele    momento, o Brasil teve ciência que aquela tecnologia era de suma importância. Hoje, as empresas que trabalham com este tipo de produto estão cada vez maiores, portanto, elas precisam de muitos tipos de gestão para poderem se organizarem e para que consigam que seus colaboradores possam ser cada vez mais produtivos. Neste trabalho será possível entender um pouco dessas gestões que são empregas no ramo da comunicação com ênfase em uma empresa mundialmente conhecida, a Oi.

2.FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO

  As empresas para serem bem-sucedidas no mercado devem ter uma boa organização no trabalho, tanto no pessoal quanto no operacional. A Administração é usada para exercer essa organização, ela faz com que cada um tenha seu papel dentro da empresa para que no final consigam chegar em seus objetivos. A administração apareceu de diversas formas na história, como por exemplo o fordismo que é um sistema de produção industrial onde cada operário tem sua área de atuação, esse sistema foi muito usado nas décadas de 1920 e 1970.

 A Oi utiliza a Governança corporativa para gerenciar seus negócios, esse método é utilizado por eles porque passa confiança e transparência para seus investidores por ter uma base solida com processos confiáveis. A Oi utiliza o gerenciamento de riscos financeiros que são divididos em três partes sendo elas a parte estratégica, a tática e a operacional.

 Na parte estratégica, a diretoria faz acordos anuais com o conselho de administração para saber a diretriz do risco a ser seguida em cada ano fiscal.

 Na parte tática, o comitê de gestão de riscos financeiros supervisiona o enquadramento político, eles fazem reuniões mensais.

 E por fim a parte operacional é realizada pela gerencia de riscos financeiros eles tem por sua vez monitorar as operações financeiras para expor os fatores de risco gerados pelas operações financeiras realizadas pelas empresas do grupo. A seguir um exemplo de qual parte se relaciona com qual:[pic 1]

3. COMUNICACÃO EMPRESARIAL

 Nos primórdios da industrialização, o trabalho dos era baseado em uma linha de produção, ou seja, cada um tinha uma função especifica na linha de montagem sendo assim, os trabalhadores não tinham nenhum trabalho criativo apenas recebia as ordens e as cumprias. Com o decorrer do tempo os donos de empresas perceberam que esse modo de trabalhar estava ultrapassado e que seus investimentos deveriam ser divididos entre as maquinas e os trabalhadores. Em 1930, Elton Mayo descobriu através de uma experiencia que o empregado e motivado pelo sentimento de participação e de pertencer a algum grupo dentro da empresa em que ele trabalha.

 

 A Oi, oferece vários tipos de meio de comunicação tanto para seus clientes quanto para seus colaboradores. A partir de uma pesquisa feita juntamente com um colaborador da Oi, descobrimos que a empresa envia comunicados de RH, convites a palestras, propagandas, situações financeiras e entre outros assuntos internos, por meio de um meio corporativo e para complementar tem também o Portal de Gente que e um auxílio ao colaborador para pedir férias, olhar contra cheque e para outras situações financeiras e pessoal e para solicitar serviços.

[pic 2]

(POORTAL DE GENTE)

 Na parte de comunicação ao cliente, a Oi oferece uma gama de propagandas, suporte técnico e atendimento ao cliente. As propagandas são feitas por meio de:

  • televisão,
  • e-mails,
  • panfletos,
  • redes sociais.

 Todas essas propagandas mostram ao cliente todos os benefícios que se pode ter ao contratar os planos que a OI fornece para eles, tendo o suporte técnico quando solicitados e atendimento ao cliente que funciona 24 horas por dia.

[pic 3]

4. TECNICAS DE INFORMATICA

 Hoje em dia é de muita importância o uso da tecnologia nas grandes empresas para que tudo possa ocorrer de uma maneira mais rápida e eficiente, tornando a empresa atualizada e competitiva pois ela estará por dentro das novas funcionalidades do mercado. As técnicas são usadas também para suporte tanto para colaboradores quanto para clientes como por exemplo a BMC Remedy ITSM que é usada na empresa OI para que seus funcionários possam reportar algum erro em sua máquina e para os clientes tem o Atendimento OI que funciona 24 horas por dia nos 7 dias da semana. A Oi atualmente fornece o 4G e o 4.5G em larga escala porem não é a mais atual, a mais atual em que a empresa trabalha e a 5G porem ela e fornecida apenas para a região do plano piloto, sendo esse fornecimento o primeiro feito entres as empresas de telecomunicação do país.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)   pdf (275.9 Kb)   docx (263.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com