TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pim IV gestao financeira

Por:   •  9/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.067 Palavras (5 Páginas)  •  2.627 Visualizações

Página 1 de 5

DINAMICA DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS PETROBRAS:

O ser humano difere dos outros animais por sua capacidade de pensar. No entanto, há diferenças no modo a na qualidade desses pensamentos, já que tudo que pensam e fazem, sofre a influência do ambiente, das experiências vivenciadas e dos estímulos recebidos. Toda pessoa tem tendência ao individualismo, significando que todos querem ser únicos homogêneos, singulares e incomparáveis. Contudo, esse isolamento só acontece quando as pessoas se relacionam uma com as outras, ou seja, quando o individuo se relaciona com outras pessoas com a intençãode discriminar a si mesmo. Segundo Chiavenato (2009), as pessoas são diferentes entre si e dotadas de personalidade própria, com uma história pessoal particular e diferenciada, possuidoras de habilidades e conhecimentos, destrezas e competências. Para Chiavenato (2009) o ser humano possui quatro domínios: 
cognitivo: responsável pela aquisição de conhecimentos e pelo desenvolvimento das estruturas mentais que os indivíduos constroem desde a infância;
afetivo ou emocional: responsável pelo desenvolvimento das emoções;
relacional: responsável pelo desenvolvimento das relações, já que o ser humano é eminentemente gregário, ou seja, vive em grupo;
biológico: determina o equilíbrio do corpo, que é o sistema físico, e garante-lhe a saúde e a qualidade de vida.

O ambiente, a família, o meio social, enfim, tudo que rodeia o ser humano interfere na sua maneira de ser, fazendo que, pouco a pouco, a pessoa desenvolva a sua forma de ver e de interpretar o mundo, bem como de relacionar-se com ele. As relações interpessoais são para o homem e a mulher tão inerentes quanto a sua própria existência. O ser humano traz consigo marcas e potencialidades desde o seu nascimento e que, dentro de certos limites, são influenciados por diversos fatores que ocorrem ao longo da vida. Isso cria um conjunto de características, algumas herdadas e outras adquiridas, que vão formar a personalidade do indivíduo. Essa personalidade acaba sendo única em cada ser e também é determinante no rumo que cadavida irá tomar, pois afeta as decisões e interações com o meio social (Arten, 2012).
A personalidade é moldada e influenciada de acordo com os acontecimentos vivenciados durante toda a existência. Cabe a cada indivíduo estar aberto a mudanças e aprender com cada fase. A dinâmica das relações interpessoais sempre acontece num ambiente que recebe interferência dos indivíduos, atores dessas relações. Sempre existe uma explicação para o comportamento humano. Mesmo que o modelo básico de motivação seja o mesmo para todas as pessoas, o resultado pode variar de acordo com a percepção do estímulo, porque motivação varia de pessoa para pessoa, conforme o modo que cada uma entende o estímulo (Arten, 2012).
Em um evento titulado como Formação Continuada 2013, houve momentos de reflexão e diálogo para a equipe de educadores sociais do Programa de Criança, realizado em abril, no Clube dos Empregados da Petrobrás de Catu na Bahia, que teve como principal objetivo discutir as relações interpessoais intermediadas por uma Psicanalista e Artista Plástica. Foram abordadas também outras temáticas, como o autoconhecimento, valorização pessoal, a importância do diálogo, preconceito, etc, assuntos importantes para o desenvolvimento e integração harmoniosa da equipe, refletindo positivamente na relação dos educadores sociais com os educandos. (disponível em: acesso em: 20 de novembro de 2013).
A Petrobrás só pode admitir funcionários por concurso público, e em nível Junior. Segundo a Gerente dePlanejamento de Recursos Humanos, os concursos são como arrastão de pescaria, quando puxa a rede, encontra-se lagostas, camarões e peixes nobres, mas as vezes, também vem uma lata amassada, uma bota furada, além de chegar todo mundo cru. Com tantas limitações, a Petrobrás teve de se transformar numa espécie de maquina de formar Mão de obra para se manter competitiva. A Petrobrás consegue formar não apenas bons técnicos, mas também bons líderes.
Ser chefe e ser líder tem pouco em comum. A diferença principal reside no alcance dos resultados. Ao chefe cabe extrair os resultados de seus colaboradores de forma autoritária, imposta por ele. Seria aquele condutor que define o que e como deve ser feito. É ele quem define tudo, acredita que a sua opinião é sempre a mais correta e que seus colaboradores são pouco merecedores de confiança. A atenção principal desse chefe está voltada para as tarefas, e não para as relações humanas de seu grupo; consequentemente, baseia seu poder geralmente na posição e no cargo que ocupa. Ao líder é presenteada uma autoridade democrática, concedida por seus liderados. Essa liderança busca compartilhar sua decisões e atividades com o grupo e acredita que todos devem participar do planejamento e da execução da tarefa. Não acredita ser o dono da verdade e crê que todos possuem condições de agir com autonomia e responsabilidade. Sua atenção está voltada principalmente para as relações interpessoais, e vê seu poder baseado na credibilidade que o grupo lheatribui. (Arten, 2012).
Com essa definição constata-se que a Petrobrás tem Lideres democráticos, pois os Chefes avaliam em conjunto com seus subordinados o desempenho, e também dão feedbacks aos colaboradores.
Estilo democrático: as características de um líder eficaz estão presentes em todos os momentos, inclusive na tomada de decisões; todos os caminhos a serem percorridos pelo grupo são discutidos. (Disponível em:apostila Inip Interativa – EaD - Arten, Tatiana Felipe Candido – Dinâmica das Relações Interpessoais- São Paulo: editora Sol, 2012).

A Petrobras, para gerenciar, administrar e operacionalizar suas atividades, que envolvem grande diversidade e complexidade de métodos, técnicas e processos, consideradas as ambiências em que estes são aplicados e as interligações de seus produtos, necessita contar com profissionais e técnicos adequadamente especializados, com formação direcionada e aprofundada em diversas áreas específicas. Uma característica básica do contexto operacional da Companhia é a forte demanda pela experiência, o que requer significativo tempo para um treinamento adequado. Considerando que esses recursos humanos geralmente não estão imediatamente disponíveis no mercado de trabalho, a Petrobras recorre a mecanismos suplementares, próprios ou em associações, com vistas à formação e desenvolvimento de seu pessoal. Analisando a trajetória da indústria petrolífera brasileira, observa-se que seus recursos humanos alcançaram avanços consideráveis decapacitação profissional e tecnológica, com base na experiência acumulada da Companhia e com suporte nos programas de desenvolvimento executados. Todos esses ganhos e avanços, porém, sinalizam para a necessidade de aperfeiçoar permanentemente o programa de administração de recursos humanos, oferecendo-se as condições gerais para a adequada preparação de novos técnicos e para a transferência de experiência, processos e tecnologias. Objetiva-se que os projetos, programas e ações da área de Recursos Humanos constituam um esforço conjugado que contribua efetivamente para os objetivos, estratégias e negócios da Companhia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (38.7 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com