TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PIM I Gestão Financeira

Trabalho Escolar: PIM I Gestão Financeira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/3/2015  •  2.277 Palavras (10 Páginas)  •  837 Visualizações

Página 1 de 10

RESUMO

A empresa Veiling Holambra, situada no município de Santo Antonio de Posse, SP, é hoje o maior centro de comercialização de flores e plantas do país, tendo 45% do mercado, instalado em uma área de 800.000 m², possui hoje 400 associados fornecedores e mais de 500 clientes cadastrados, que atendem todas as regiões do país. Com profissionais altamente capacitados na sua administração e associados que implantaram alta tecnologia na produção de flores e plantas, fizeram com que a empresa atingisse um crescimento médio na ordem de 12% ao ano, fruto de grandes investimentos na estrutura de distribuição e venda. O modelo cooperativista se mostra muito eficiente, com uma administração baseada na saúde financeira, permitindo o estabelecimento de metas de investimentos a fim de suportar o crescimento da produção de seus associados nos próximos anos. A informática tem um papel importante na empresa, buscando tecnologia na Holanda, que desenvolveu o sistema de leilão reverso, operando com três relógios na comercialização diária dos produtos, trazendo informações de quantidades e preços em tempo real.

Palavras-chave: Administração. Alta tecnologia.

CAPITULO 1 – ADMINISTRAÇÃO

A Empresa Veiling Holambra nasceu da necessidade de um grupo de produtores agrícolas que trouxeram a tecnologia do cultivo de flores da Holanda e sentiram a necessidade de formar uma empresa que cuidasse da comercialização destes produtos no mercado nacional, criou-se então a Cooperativa Veiling Holambra, uma empresa que faz a comercialização das flores e plantas produzida por seus associados, associados estes que elegem um conselho de administração, composta por cinco membros associados que tomam as decisões e são fiscalizados por um, também eleito, Conselho Fiscal, composto de seis membros, sendo três efetivos e seis suplentes.

O Conselho de Administração define as metas e transfere a responsabilidade da organização para Diretores e Gerentes, conforme a Teoria científica de Frederick Winslow Taylor que defendia os princípios básicos:

1 – Transfira a responsabilidade da organização do trabalho dos trabalhadores ao gerente. Este deve pensar a respeito de tudo o que se relaciona com o planejamento e a organização do trabalho, deixando para aqueles a tarefa de implementar isto na prática.

2 – Use métodos científicos para determinar a forma mais eficiente de fazer o trabalho; planeje a tarefa do trabalhador de maneira correta, especificando com precisão a forma pela qual o trabalho deve ser feito.

3 – selecione a melhor pessoa para desempenhar o cargo assim especificado.

4 – Treine o trabalhador para fazer o trabalho eficientemente.

5- Fiscalize o desempenho do trabalhador para assegurar que os procedimentos apropriados de trabalho sejam seguidos e os resultados adequados sejam atingidos.

A Empresa recebe diariamente os produtos dos respectivos produtos já embalados, prontos para a venda, tendo como função atrair o maior numero de clientes, a fim de participarem de uma espécie de pregão, um leilão eletrônico, onde os clientes dão os lances nos produtos que necessitam para atender seus clientes, que são floriculturas, supermercados, dentre outros, espalhados por todo o território nacional.

A Empresa iniciou suas atividades por volta de 1960, a principio enfrentando muitas dificuldades para colocar os produtos no mercado, trabalho que era feito pela própria empresa, o que demandava uma estrutura grande, com filiais em São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, dentre outros, precisavam de muitos funcionários e caminhões para transporte, enfim, a estrutura crescia, mas havia dificuldade no planejamento.

Em função disso, resolveram terceirizar o serviço de distribuição, estimulando os colaboradores (motoristas, vendedores, etc.) a iniciarem sua própria empresa de distribuição de flores e plantas, facilitando a compra de caminhões que eram da empresa para que fizessem o trabalho de distribuição nas linhas onde já atuavam, com isso a Empresa Veiling Holambra passou a ser um Centro de distribuição, fazendo o trabalho de atrair cada vez mais clientes e estimulando os produtores a produzirem um volume maior com qualidade.

A Empresa possui hoje cerca de 400 fornecedores, em sua grande maioria situados num raio de 100 a 150 km da sede e mais de 500 clientes que são responsáveis pela distribuição em todo o território nacional.

A estrutura é baseada em um modelo de gestão administrativa financeiramente saudável e em constante crescimento, uma prova do sucesso do cooperativismo.

A Empresa oferece uma ótima infraestrutura para acondicionamento dos produtos, rampas para carga e descarga, câmaras frias, área climatizada com condições ideais de temperatura e umidade para manter a durabilidade dos produtos, um setor de logística com pessoal devidamente treinado para o manuseio dos produtos e seu devido controle, um setor de material circulante que administra a entrada e saída de todo o material envolvido na movimentação dos produtos (carrinhos, divisórias, cestos, porta vasos, etc.)

Ainda dentro de sua estrutura, contam com um setor de controle de qualidade que atua rigorosamente junto com seus produtores a fim de assegurar um produto de qualidade, dentro dos mais altos padrões exigidos pelo mercado.

A estrutura organizacional é composta de:-

1 – Conselho de administração:- Composto por cinco membros eleitos em Assembléia por seus associados, tendo ainda um Conselho Fiscal composto de seis integrantes, sendo três efetivos e três suplentes.

O Conselho de administração analisa os relatórios vindos dos gerentes e traça metas e caminhos a serem seguidos, bem como representa os interesses dos associados perante a empresa e são fiscalizados pelo Conselho Fiscal, que tem também um papel consultivo.

2 – Diretor Geral:- Toma as decisões estratégicas, orienta os gerentes no sentido de cumprimento das metas, controla seus subordinados, tudo dentro de diretrizes discutidas com o conselho de administração, sendo inclusive contrato pelo Conselho, não é cargo eletivo, portanto, uma pessoa do mercado, não associado.

3 – Gerente Comercial:- Responsável por toda a área comercial, área esta que se divide em duas formas distintas, o leilão eletrônico que é um sistema de leilão reverso, também conhecido como Klock, e outra a intermediação que mantêm um elo direto entre o produtor e cliente.

4 – Gerente Financeiro:- Responsável pela gestão dos recursos financeiros da empresa, controla

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com