TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PIM I Gestão Pública

Por:   •  2/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  5.045 Palavras (21 Páginas)  •  3.815 Visualizações

Página 1 de 21

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

UNIP INTERATIVA

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR I – PIM I

Título: OS 10 MANDAMENTOS DA BOA ADMINISTRAÇÃO

Nomes:

                                                                                                         

RA:                                                                                                                                    RA:

Curso: Sup. Tec. em Gestão Pública

Semestre: 1º Semestre

Polo:

Local:

Ano: 2015

ÍNDICE

  1. Resumo..................................................................................................................3
  2. Introdução..............................................................................................................4
  3. Desenvolvimento...................................................................................................5
  1.  Fundamentos da Administração.....................................................................5
  1.  A administração como planejamento....................................................5
  2.  O administrador e o seu papel como líder.............................................5
  3.  Clima organizacional, motivação e aperfeiçoamento............................6
  4.  A imagem e divulgação da empresa e a satisfação do cliente...............8
  5.  O mercado e as suas mudanças.............................................................10
  6.  Rotinas de trabalho, acompanhamento e controle.................................11
  1.  Comunicação Empresarial..............................................................................12
  2.  Técnicas de Informática..................................................................................13
  1. Conclusão...............................................................................................................15
  2. Referências.............................................................................................................16


  1. RESUMO

No mundo corporativo, percebe-se que há muitos empresários que acabam encontrando dificuldades no que diz respeito em conseguir acertar na gestão do seu negócio. Como se sabe, para se ter uma empresa funcionando bem e gerando lucros é importantíssimo que o seu gestor consiga fazer uma boa administração. O que se observa é que mesmo os gestores atuais dispondo de boas ferramentas de negócios e sabendo executá-las esquecem que mais do que saber executar é necessário saber planejar o seu negócio e ter metas e objetivos bem definidos como: “Qual é a missão da empresa?”, “Qual o meu público alvo?”, “Quanto de investir na empresa?”, “Como vou divulgar os meus produtos e os meus serviços?”, objetivos esses que irão direcionar cada decisão que os gestores terão que tomar. Inclusive, estudos têm mostrado que algumas empresas têm fechado em menos de dois anos de existência, sendo preocupante, pois o principal fato que tem levado empresários e empresas a não avançarem em seus empreendimentos é a falta de planejamento e da realização de um plano de negócios, ferramenta esta fundamental para que os gestores se situem frente ao mercado e se organizem como empresa.

Palavras chave: Planejamento, Plano de Negócios, Boa Administração, Metas e Objetivos.

 

 

  1. INTRODUÇÃO

Frente ao atual cenário que o Brasil tem mostrando e diante das freqüentes mudanças que constantemente vêm ocorrendo no mundo corporativo, percebemos a necessidade que as empresas têm de um melhor alinhamento em relação as suas metas e objetivos e o quão eles precisam estar claros. Objetivando analisar melhor como as empresas, através de alguns elementos, como orientações práticas e a execução de atividades administrativas podem expandir e melhorar os seus negócios, identificamos que é necessário que os empresários, enquanto gestores e empreendedores, saiam de uma forma passiva em que se encontram e comecem a enxergar que as suas empresas têm grande potencial de crescimento.

Sabemos que é necessário que seja estabelecido um compromisso com a força do trabalho em si, pois de nada adianta sair fazendo investimentos sem antes ter esse compromisso em mente e que o sucesso da empresa vai muito além de ter um bom capital de giro, por exemplo. Partindo de uma situação hipotética em que uma empresa se encontra numa situação declínio estrutural e financeiro, será necessário que o seu gestor tome uma atitude para que esse cenário venha mudar. Ou seja, de uma necessidade que surge será possível encontrar uma nova forma de gerir dessa empresa para que, conseqüentemente, os bons resultados comecem a surgir.

Podemos reafirmar que esses bons resultados vão muito além de possuir boas ferramentas de trabalho e da consecução de recursos financeiros e tecnológicos, a qualidade para ser alcançada na prestação de seus serviços e na estrutura organizacional como um todo vem de uma postura positiva e do comprometimento de todos que a compõe, pois não podemos esquecer que as empresas são formadas principalmente por pessoas e são através delas que são propostas as melhorias e as mudanças que se fazem necessárias para um melhor aperfeiçoamento.    

Por tanto, o desenvolvimento desse trabalho busca analisar as estratégias que serão utilizadas pelas empresas, de uma forma geral, para que sejam colocados em prática os mandamentos da boa administração. Partindo dessa análise, será possível verificar que através do compromisso assumido por todos que compõe uma organização e do alinhamento dos seus objetivos serão atendidas e satisfeitas todas as necessidades do cliente com excelente qualidade, garantido assim sua satisfação e bom desempenho da organização.

  1. DESENVOLVIMENTO

3.1 - FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO

3.1.1 – A administração como planejamento

        

Com base no cenário em que o mundo corporativo está envolvido, cenário esse cada vez mais acirrado e competitivo, revela-se imperiosa e aumenta cada vez mais a necessidade das organizações buscarem meios e formas eficientes e eficazes para que consigam desenvolver uma boa administração dentro das organizações. Isso se deve ao fato de que na maioria das vezes as organizações até dispõem de ferramentas de gestão e sabem como executá-las, todavia para a boa administração acontecer é necessário ter bem definido aonde se quer chegar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.2 Kb)   pdf (197.2 Kb)   docx (24.9 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com