TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PIM II - GESTÃO HOSPITLAR

Por:   •  8/10/2019  •  Relatório de pesquisa  •  1.515 Palavras (7 Páginas)  •  181 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP EAD

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA

RELATÓRIO PIM II

SÃO PAULO/2019

Nº.

NOME

RA

01

Claudia Oliveira Santos

1958552

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo estudar a empresa e avaliar como as disciplinas são aplicadas na organização. 

Escolhi a UNIDADE BASICA DE SAUDE (UBS), por que é fácil realizar o levantamento das disciplinas, fundamentos de administração, cadeia de suprimentos e direitos do consumidor. 

Iremos conhecer como funciona a UBS e comparar com o que apreendemos.

Ao longo desta avaliação identificamos que há inúmeras falhas na gestão e falta de investimentos do governo que impede que a UNIDADE DE SAUDE seja referência no país. 

A modernização ocorre de forma lenta, pois não tem investimos, os equipamentos são doados pelos hospitais já com muitos anos de uso, faltam médicos nas unidades e medicamentos.

  1. FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO NA ÁREA DE SAÚDE

A unidade básica de saúde (UBS) é perto de onde as pessoas moram, trabalham, estudam e vivem e, com isso, desempenha um papel central na garantia de acesso à população.

Na UBS, é possível receber atendimentos básicos e gratuitos em pediatria, ginecologia, clinico geral, enfermagem e odontologia. Os principais serviços oferecidos são consultas medicas, inalações, injeções, curativos, vacinas, coleta de exames laboratoriais, tratamento odontológico, encaminhamentos para especialidade e fornecimento de medicação básica.

Organograma

Cada UBS contém pelo menos um médico, um enfermeiro, um técnico de enfermagem (ou auxiliar) e um agente comunitário de saúde.

O trabalho gerencial nas Unidades Básicas de Saúde UBS, vem passando por várias mudanças desde a implantação do Sistema Único de Saúde (SUS) determinando um perfil diferenciado para os gerentes cujas atividades se ampliam no dia a dia do trabalho.

A gestão das unidades são realizadas por médicos mais experientes, com o passar do tempo foi identificado a necessidade de ter um profissional qualificado e houve investimentos, por parte da Secretaria Municipal de Saúde, mas muitos médicos sem experiência continuam na administração. Na UBS de pesquisa a gestão é realizada por uma dentista sem experiência em gestão teve muitas dificuldades no começo e teve que contar com auxílio de uma enfermeira formada também em administração de empresas.

Atendimento

Em média são atendidas 3.500 pessoas na unidade, a marcação pode ser realizada por telefone, na unidade ou agenda fácil.

As consultas são marcadas dentro de 10 a 15 dias, os exames agendados entre 3 a 6 meses e o resultado em média 6 meses, ou seja, demora aproximadamente um ano para ter em mãos o resultado.

Nesta unidade   há mais de três anos, falta pediatria atualmente as crianças  são atendidos pelo clinico e nos casos com emergência são transferidos para outra unidade com pediatra ou hospitais.

Existe uma integração entre os enfermeiros que são bem atenciosos com os pacientes.

Avaliei que há atrasos constantes nas consultas agendadas, por que os médicos chegam com frequência atrasados e com muitas ausências.

A gerente não realiza reuniões, pois alega que sempre que realizada gera discursões, pois os concursados não a respeita, quando questionado das faltas, atrasos e outros motivos não mostram nenhum interesse em melhorar os pontos citados.

A reunião é importante para planejar, organizar, controlar e direcionar melhor o hospital, a iniciar pelos tópicos abaixo.

  • Atendimento
  • Agendamentos
  • Equipamentos
  • Programa mais médicos
  • Campanhas

Independente dos médicos não concordarem a reunião é importante ser realizada, para tratar dos problemas que ocorrem na unidade.

Analisar o número de pessoas atendidas para verificar se a grade de médicos na unidade é adequada.

Os médicos devem ser supervisionados para garantir que cumpram os horários e agenda de atendimentos, avaliar o tempo de atendimento entre um paciente e outro e o tempo em que ele fica na sala sem atender, pois isso gera atraso nas consultas.

Realizar comitê a cada bimestre informando a quantidade de faltas e atrasos da equipe, pontuar o impacto das faltas mostrando quantos ficaram sem atendimento, quantos foram atendidos, qual a maior procura, qual a proposta da unidade como melhorias. Informar o destaque da unidade.

Mostrar qual objetivo da unidade, quais projetos.

O gestor por insegurança não desempenha bem a sua função, falta mostrar qual o papel do gerente, que é submisso aos médicos, pois com receio deles saírem acabam cedendo sem questiona-los.

Criar campanhas que incentive enfermeiros e médicos, realizar café da manhã papo aberto para interagir a equipe.

  1. GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS NA ÁREA DE SAÚDE

Trata-se de três áreas: Gestão de distribuição, logística e gestão de materiais

[pic 2]

Administração de estoque deve planejar e controlar a quantidade necessária de materiais e medicamentos armazenados, a fim de garantir suas disponibilidades nos momentos em que a produção ou serviços, necessitarem.

Distribuição de Medicamentos

Atualmente é utilizado o sistema chamado Rename para listar os remédios essências que não podem faltar nas unidades da saúde. Alguns medicamentos ficam em falta, por que não tem a matéria prima ou por atraso na entrega.

Estoque

A unidade pesquisada conta com um sistema especifico de controle de medicamentos, tem como responsabilidade realizar as anotações entrada, saída e salto atual.

O consumo médio mensal é ajustado semestralmente através do sistema Consumo Mensal alimentada por um auxiliar técnico de enfermagem, quando contratado para esta função não tinha nenhuma experiência, recebeu orientações de como alimentar o sistema e desde então está nesta função.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)   pdf (341.3 Kb)   docx (172.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com