TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PIM II - Gestão Hospitalar

Por:   •  11/6/2017  •  Projeto de pesquisa  •  2.346 Palavras (10 Páginas)  •  1.305 Visualizações

Página 1 de 10

CAPA


RESUMO


SUMÁRIO


INTRODUÇÃO


  1. FUNDAMENTOS DE ADMINISTRAÇÃO NA ÁREA DA SAÚDE

  1. Denominação e Constituição

A empresa pesquisa chama-se CEOT, sigla de Centro Especializado de Ortopedia e Traumatologia. A citada é uma empresa limitada, constituída por uma sociedade composta de 6 (seis) sócios.

  1. Origem da Organização

A CEOT originou-se junto ao Hospital Alemão Oswaldo Cruz, como uma clinica que presta serviços médicos na especialidade de ortopedia e traumatologia. Com o decorrer dos anos a empresa cresceu e sentiu a necessidade de estar se desvinculado do citado hospital, e assim se estabeleceu com uma clinica particular nos arredores próxima a Avenida Paulista.

  1. O Papel do Administrador

No inicio da organização o administrador da clínica exercia a função de direção e controle no processo administrativo do ambiente interno. Com o crescimento da empresa, o atual administrador agregou as funções de planejamento e organização, administrando assim os stakeholders externos da empresa.

  1. Natureza e Ramo de Atuação

A CEOT como uma clinica médica tem sua natureza na saúde no ramo da ortopedia e traumatologia. Se especializando no tratamento de doenças nos ossos, articulações e nervos.

  1. Porte da Empresa

Atualmente a citada é uma empresa de pequeno porte, pois fatura uma média abaixo de R$ 3.600.000,00 (três milhões e seiscentos mil reais), para uma exatidão de valores podemos concluir um valor médio aproximado de R$ 960.000,00 (novecentos e sessenta mil reais) anuais. E também possui uma equipe de 30 (trinta) colaboradores.

A empresa não possui filial nem dentro, ou fora do país.

  1. Equipe

A empresa pesquisada possui atualmente um quadro de 30 (trinta) funcionários, sendo:

1 Gerente Administrativo;

2 Recepcionistas;

1 Secretária;

1 Auxiliar Administrativo;

1 Faturista;

2 Agentes de Manutenção e Serviços Gerais;

1 Enfermeira;

1 Técnico de Gesso;

2 Fisioterapeutas;

1 Terapeuta Ocupacional;

1 Psicóloga;

1 Nutricionista;

15 Médicos Ortopedistas com suas devidas especialidades.

  1. Principais Produtos

A CEOT possui como produto a prestação de serviços médicos ortopédicos, como consulta eletiva, pequenos procedimentos cirúrgicos e ambulatoriais, imobilizações, aplicação de medicamentos e tratamentos de reabilitação, psicológicos e nutricionais.

  1. Principais Fornecedores

Os principais fornecedores de material e medicamento da empresa CEOT são:

- Ligfarma

- BSN

- Chantal

- Cacci

- Laboratório Sanofi

- Laboratório Eurofarma

- Laboratório Zodiac  

  1. Principal Mercado e Cliente-Alvo

O principal mercado da empresa CEOT, são hospitais onde o paciente passou por algum trauma, e tem a indicação pelos profissional de plantão para um atendimento diferenciado e especifico.

  1. Principais Concorrentes

O concorrente direto da empresa pesquisada são outras clínicas na mesma especialidade (ortopedia e traumatologia), contendo o aspecto relevante de exames no local e terapias alternativas.

Podem-se considerar como concorrentes também grandes organizações como hospitais que possuem clínicas de tratamentos ortopédicos eletivos.

  1. Organograma

A CEOT atualmente é composta por 6 (seis) sócios diretores que tem como função o planejamento da empresa, e possui um gerente administrativo na função de direção, organização e controle dos processos relacionados ao ambiente externo e interno.

O gerente administrativo controla as equipes de atendimento da empresa (recepção) e toda a área administrativa da empresa (faturamento e serviços gerais). E também possui a função administrar as equipes operacionais (médicos, enfermeiras e terapeutas).

[pic 1]

  1. Análise da prática atual da organização

Após estudo analítico da empresa, chegamos à conclusão que a prática administrativa utilizada na mesma corresponde a uma fusão das abordagens clássica da administração (baseada em Henry Fayol) e relações humanas (segundo Elton Mayo). Podemos concluir que a presença da administração baseada na abordagem de relações humanas é ainda mais forte na organização.

  1. Abordagem Clássica da Administração

A administração da CEOT utiliza a abordagem clássica da administração baseada nos estudos de Henry Fayol, pois comanda a direção pessoal de cada elemento da equipe, procurando uma unificação e harmonia de todas as atividades solicitadas no decorrer do trabalho.

Seguindo a mesma teoria, a administração também procura se atentar a todas as ordens estabelecidas pela direção da empresa e principalmente por regras firmadas por órgãos governamentais.

Podemos concluir nessa primeira fase da analise que a administração segue a seguinte ordem:

- Comandar

- Controlar

- Coordenar

  1. Abordagem das Relações Humanas

A administração da CEOT se utiliza da abordagem das relações humanas tendo como foco um bom relacionamento interpessoal, e motivando o trabalhador a produzir mais e melhor para o crescimento continuo da empresa. A organização tem uma preocupação individual com cada colaborador em aspectos profissionais e pessoais, com objetivo a valorização e motivação da equipe.

A equipe da empresa analisada tende a trabalhar visando o desenvolvimento e crescimento contínuo como um todo, onde todos os colaboradores procuram atender todos os setores de uma forma igual, e com a agilidade necessária para a realização da tarefa, conforme ilustração abaixo.

[pic 2]

Concluímos que a abordagem das relações humanas é muito mais presente na administração da empresa analisada. Seguindo assim a metodologia pesquisada por Elton Mayo.

  1. Analise das Práticas de Gestão da Empresa

Foram analisados na CEOT os seguintes aspectos da gestão administrativa:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.7 Kb)   pdf (353.9 Kb)   docx (181.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com