TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PIM II NESTLÉ S.A

Por:   •  20/11/2020  •  Projeto de pesquisa  •  1.189 Palavras (5 Páginas)  •  455 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃO

Este projeto apresenta a pesquisa realizada na empresa Nestlé S.A., com o objetivo de analisar e evidenciar as características, pontos fortes e vulnerabilidades, além de realizar uma análise crítica e fundamentada sobre a mesma.

Com base nas teorias apresentadas no 2º bimestre do Curso de Gestão de Recursos Humanos, foi executada uma análise amparada pelo conhecimento adquirido nas disciplinas de Economia e Mercado, Recursos Materiais e Patrimoniais e Matemática Aplicada. Os temas abordados e aplicados nesta pesquisa foram, sobretudo: demanda, oferta e equilíbrio de mercado, macroeconomia, crescimento e desenvolvimento econômico, administração de materiais, custos de estoques e execução de conceitos de matemática aplicada e matemática financeira.

Para alcançar a finalidade deste projeto e assegurar análises fundamentadas, que irão propiciar maior satisfação empresarial, as metodologias utilizadas foram estudos de casos e pesquisas bibliográficas.

1. ECONOMIA E MERCADO

1.1 Panorama Econômico-financeiro

A economia brasileira no primeiro semestre de 2019 está com a projeção de crescimento do PIB abaixo de 1%, que seria o pior resultado dos últimos 2 anos.

Em momentos de crises econômicas e políticas, o país está com poucos investimentos, o que acaba tendo reflexos em todas as áreas da economia. Para José Francisco de Lima Gonçalves, economista-chefe do banco Fator, dificilmente o Brasil irá melhorar nos próximos anos, projetando, na melhor das hipóteses, um crescimento de apenas 0,7% para esse ano. Pode-se analisar o gráfico abaixo para ter melhor compreensão sobre a evolução do PIB nos últimos anos.

Gráfico 1 – Evolução do PIB

Fonte: IBGE / Globo Economia.

1.2 Variáveis Macroeconômicas

“[...] Macroeconomia é a parte da economia que estuda o comportamento da economia como um todo, por meio de preços e quantidades absolutas. Fazem parte dela os movimentos globais nos preços, na produção ou no emprego [...]” (DONEGÁ, 2011, p.71)

No Brasil, a macroeconomia evidencia o cenário atual de crise e se agrava devido à crise fiscal que o governo não solucionou. Apesar de tais fatos, a empresa Nestlé ainda conseguiu resultados satisfatórios (melhor dos últimos 7 anos) e já planeja novos investimentos no país, pretendendo investir US$ 100 milhões (cerca de R$ 392 milhões).

Apesar das crises que sondam o país, a Nestlé S.A. anunciou um crescimento de 3,4% nas vendas do primeiro trimestre. Num ambiente macroeconômico adverso, a estratégia da Nestlé de reduzir custos de estrutura e suas despesas operacionais, visando ao máximo evitar aumentos para o consumidor final e ter recursos para continuar investindo e importando, demonstrou que se saiu melhor do que empresas do mesmo gênero, que assistiram suas receitas caírem.

1.3 Variáveis Microeconômicas

Segundo Maurício Felippe Manzalli, a Microeconomia é “[...] o estudo do comportamento dos agentes econômicos e das funções básicas relacionadas com a produção, distribuição e consumo de bens e serviços”.

Com isso em mente, podemos afirmar que a empresa Nestlé S.A. se sai muito bem, sempre analisa o comportamento e as escolhas do consumidor, compreende excepcionalmente a demanda que o mercado necessita e investe de forma incisiva para continuar entre as melhores do ramo alimentício.

2. RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS

2.1 Noções de Gestão de Recursos

Antes da análise em si, é importante elucidar o que é os recursos materiais e patrimoniais. Para Brandão (2010), ela classifica os recursos materiais da seguinte maneira: “são os recursos físicos, como edifícios, prédios, máquinas, equipamentos, instalações, ferramentas, matérias primas etc.”, ou seja, para a autora não há diferenciação entre o que é material e patrimonial. Já para Felini (2013), podemos classifica-los como materiais ou patrimoniais, como demonstra o quadro a seguir:

Imagem 1 – Recursos Materiais x Patrimoniais

Adaptado de: Felini (2013, p. 10).

2.2 Cadeia Logística

Quando se fala de gestão de recursos, a cadeia logística de uma empresa é a parte fundamental, pois envolve desde as ações necessárias, como exemplo a parte de compras, que dá continuidade a um excelente fluxo de produção, e vai até a criação do produto e sua distribuição para o consumidor final. Abaixo podemos visualizar a cadeia logística que a Nestlé S.A. atua, indo do desenvolvimento de produtos até a venda para o consumidor final.

Imagem 2: Cadeia Logística

Fonte: Corporativo Nestlé.

Logo, podemos iniciar a análise sobre a Nestlé S.A., que apesar das crises que sondam o país, conseguiu aumentar suas vendas, o que demonstra ser um ótimo indicador de que o consumidor está satisfeito.

Considerando que para uma boa gestão de recursos é essencial um sistema eficiente, principalmente quando se trata

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (45.3 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com