TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PIM II - Unilever Recursos Materiais e Patrimoniais

Por:   •  12/9/2020  •  Relatório de pesquisa  •  2.287 Palavras (10 Páginas)  •  588 Visualizações

Página 1 de 10

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como proposta a construção do conhecimento teórico e prático a partir da pesquisa e da análise crítica sobre os temas relativos às disciplinas ofertadas no bimestre. A empresa escolhida como objeto de estudo foi a Unilever, uma multinacional britânica-neerlandesa de bens de consumo cossediada em Roterdã, nos Países Baixos, e em Londres, no Reino Unido. Seus produtos incluem alimentos, bebidas, produtos de limpeza e produtos de higiene pessoal.

Aqui serão descritos por meio de um estudo de caso os principais aspectos micro e macroeconômicos, assim como a gestão de recursos materiais e patrimoniais e as técnicas de matemática utilizadas pela empresa selecionada. Construindo um referencial teórico sobre os tópicos relacionados às abordagens dos conteúdos apresentados.

Em Economia e Mercado foi apresentado uma abordagem microeconômica do mercado em que a organização opera, com ênfase para o nível de demanda e oferta do mercado, analisando suas principais implicações para gestão de seus negócios. Cita-se também a abordagem macroeconômica do ambiente geral, com ênfase no desenvolvimento econômico e nas condições de infraestrutura, além de aspectos como taxa de inflação e de câmbio na região em que a organização opera e analisar suas principais implicações para gestão de seus negócios.

No tocante a Recursos Materiais e Patrimoniais, descreveu-se os processos de gestão dos recursos materiais e patrimoniais da organização, com ênfase para a gestão dos estoques da empresa, assim, adentrou-se no contexto de Matemática Aplicada apresentando as principais técnicas matemáticas utilizadas na empresa definida como objeto de estudo.

Como metodologia, adotou-se a pesquisa bibliográfica. Foi realizada a leitura crítica, a redação de resumos e paráfrases das obras pertinentes ao enfrentamento do tema. Além da leitura de livros pertinentes ao objeto de pesquisa, foram consultados documentos disponíveis on-line, devidamente referenciados nas referências.

1. ECONOMIA E MERCADO

1.1 Microeconomia

A microeconomia analisa a formação de preços no mercado de maneira que empresa e consumidor interajam e decidam o preço e quantidade de um determinado bem ou serviço, em um mercado específico. Ela estuda o funcionamento da oferta e da demanda na formação do preço de mercado, ela obtém isso com a interação de consumidores e empresas.

A Unilever é uma conceituada empresa que tem em mente que, o crescimento lucrativo deve ser também um crescimento responsável. A empresa se coloca no mercado utilizando uma prática controversa, que consiste em reduzir o volume ou o tamanho dos produtos na embalagem em linhas como de shampoos, condicionadores, sabonetes e cremes dentais. Essas alterações são realizadas por meio do código de defesa do consumidor, e ainda relata a informação da redução na embalagem de “forma clara, precisa e em língua portuguesa” além da quantidade anterior, quantidade atual, valores absolutos e percentuais que foram suprimidos.

1.2 Oferta

A Unilever apresenta para os consumidores vários produtos (tais como, sorvetes, caldos e temperos, maioneses e margarinas, chás, produtos orgânicos, desodorantes, condicionadores, shampoo, detergentes em pó, limpadores domésticos, sabonetes etc.), possuindo mais de 400 marcas, a empresa concentra -se em 13 delas e suas vendas chegam a mais de 1 bilhão de euros.

1.3 Demanda

A procura pelos produtos da Unilever é constante por possuir uma variedade e alguns de seus produtos mais vendidos são:

• Sabonete (Lux)

• Condicionador (Tresemmé)

• Creme para pentear (Seda)

• Shampoo (Seda)

A empresa Unilever uma das maiores empresas de bens de consumo do mundo investe em seu maior bem que é

• Desodorante Antitranspirante Aerossol (Dove)

• Desodorante Antitranspirante Aerossol (Rexona)

• Sabonete (Lux)

• Condicionador (Tresemmé)

• Creme para pentear (Seda)

• Shampoo (Seda)

• Desodorante Antitranspirante Aerossol (Dove)

• Desodorante Antitranspirante Aerossol (Rexona)

• Sabonete (Lux)

1.4 Macroeconomia

Segundo o dicionário financeiro: Macroeconomia é um dos campos de estudo das ciências econômicas que estuda como se comporta uma economia em termos agregados, ou seja, a economia em uma região ou país. Este estudo lida com o desempenho da estrutura econômica como um todo. Tem como objetivo principal, examinar fatores do sistema econômico de um modo geral, tais como o desenvolvimento do crescimento econômico, a empregabilidade dos indivíduos do país em questão, a diminuição da inflação, a construção de um comércio internacional que traga vantagens para o país e a estabilização dos preços.

Conforme Moraes (1996, p. 196): A macroeconomia estuda o comportamento de variáveis que representam a soma (ou a média) de quantidades e preços em mercados em uma escala nacional. O tipo de modelo que se associa à macroeconomia é, por essa razão, chamado de agregativo. Os principais problemas estudados pelo enfoque macroeconômico são o desemprego, a inflação, os efeitos das políticas econômicas sobre essas variáveis, o crescimento econômico e a distribuição de renda.

1.5 Desenvolvimento Econômico

O crescimento econômico no Brasil, tem se mostrado promissor já que apresentou crescimento 1% em 2017, seu primeiro ano de expansão desde 2014. Impulsionado pela agricultura. Considerando que o Brasil tem liderado a lista de maior economia da América latina, o impacto do crescimento de 1% é considerável. O consumidor tem se sentido confiante, à medida que o desemprego tem reduz ido gradualmente.

1.6 Taxa de Inflação e Câmbio

Em 2017, a inflação ficou abaixo de 3%, de acordo com o Índice Nacional de Preço s ao consumidor (IPCA),

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.4 Kb)   pdf (54 Kb)   docx (15.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com