TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PIM III - GESTAO FINANCEIRA UNIP

Por:   •  5/11/2020  •  Projeto de pesquisa  •  1.386 Palavras (6 Páginas)  •  281 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

UNIP INTERATIVA

Título: Sabesp

Subtítulo: Projeto Multidisciplinar III – PIM III

Nome: Camila F. Mendes - 2021694

Juliana G. B. Carvalho - 2044121

Rodrigo H. F. Mendes – 2042729

MIRASSOL

2020

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

UNIP INTERATIVA

Título: Sabesp

Subtítulo: Projeto Multidisciplinar III – PIM III

Nome: Camila F. Mendes - 2021694

Juliana G. B. Carvalho - 2044121

Rodrigo H. F. Mendes – 2042729

Objetivo: Projeto Multidisciplinar III – PIM III –

Para obtenção do título de Gestor Financeiro

Apresentado à Universidade Paulista - UNIP

MIRASSOL

2020

Resumo

O Projeto Integrado Multidisciplinar III do curso de Tecnologia em Gestão Financeira, tem como objetivo abordar uma visão ampla da empresa, aplicando os conhecimentos das aulas de Fundamentos da Gestão Financeira, Contabilidade e Estatística Aplicada. Elaborando então uma pesquisa completa do balanço patrimonial da empresa SABESP, citando a sua situação financeira, expondo suas principais atividades de um gestor financeiro que analisa as decisões da empresa e comentando sobre seu planejamento financeiro. Na fase de estatística aplicada, o projeto demonstra a aplicabilidade de dados estatísticos na área da empresa escolhida.

Palavras-chave: Gestão financeira, Contabilidade, estatística aplicada e SABESP.

Abstract

The Multidisciplinary Integrated Project III of the Technology course in Financial Management, aims to address a broad view of the company, applying the knowledge of the Fundamentals of Financial Management classes, Accounting and Applied Statistics. Then preparing a complete survey of the balance sheet sabesp company, citing its financial situation, exposing its main activities of a financial manager who analyzes the company's decisions and commenting on its financial planning. In the applied statistics phase, the project demonstrates the applicability of statistical data in the chosen company area.

Keywords: Financial management, Accounting, Applied Statistics and SABESP.

02


SÚMARIO

  1. INTRODUÇÃO............................................................................................04
  2. DESENVOLVIMENTO
  1. Fundamentos da Gestão Financeira.....................................................04
  2. Descrição Organizacional.....................................................................05
  3. Organograma........................................................................................06
  1. CONTABILIDADE......................................................................................07
  2. ESTATISTICA APLICADA.........................................................................09
  3. CONCLUSÃO.............................................................................................10
  4. REFERÊNCIAS..........................................................................................11

03

1.0 Introdução

 Dando a sequência da organização empresarial, toda empresa precisa de um bom gerenciador para que ocorra ótimos planejamentos, para que a devida empresa fique bem sucedida e desempenhada, existe vários fatores que precisam ser incluídos no dia a dia, como a, Contabilidade, Gestão Financeira e Estatística.

O Objeto de estudo para esta pesquisa foi a empresa SABESP, com o intuito de demonstrar a gestão financeira, contabilidade e os recursos estatísticos, revisaremos o desenvolvimento de estratégias, para que a empresa cresça e melhore sua posição no mercado, de acordo com o princípio da gestão financeira, mencionado por Lawrence J.

A utilização dos critérios financeiros mencionados, são essenciais para tomada de decisões, garantindo um equilíbrio e controle da organização. Desta forma, é possível planejar quanto necessita de capital, como obter e aplicar, para a garantia dos objetivos de forma ética e responsável, socialmente e financeiramente.

2.0 Desenvolvimento

2.1 Fundamentos da Gestão Financeira

Neste capítulo da pesquisa, iremos abordar um pouco sobre a gestão financeira da empresa escolhida. O intuito é passar para o profissional estudando as formas de que ele possa atuar em uma organização, de pequeno, médio ou grande porte, planejando, liderando e captando investimentos para a empresa melhorar sempre seu desenvolvimento.

Os dados operacionais e situação financeira tem seus resultados afetados pela própria capacidade da empresa de aumentar tarifas, controlar custos e melhorar produtividade, as condições econômicas gerais no Brasil e no exterior, condições climáticas e o impacto de pandemias.

 

04

2.2 Descrição organizacional

A SABESP é uma sociedade anônima de economia mista, sua fundação foi em 1973, responsável pelo tratamento de esgotos, coleta e fornecimento de água em 375 municípios do estado de São Paulo. É a maior empresa de saneamento do mundo em população atendida, é responsável por cerca de 30% do investimento em saneamento básico realizado no Brasil. Tem se um planejamento para os próximos anos de 2020 de investimento de aproximadamente R$20,2 bilhões, com o foco na segurança hídrica sem prejuízo dos avanços conquistados.

 A companhia oferece serviços de consultoria sobre o uso correto e adequado da água, planejamento e gestão comercial, financeira e operacional, também comercializa o produto diretamente através de suas próprias estações.

A SABESP é signatária do Pacto Global das Nações Unidas desde 2007 e atua em sinergia com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), é uma empresa indireta do estado de São Paulo e representante de serviços públicos. Com isso, de acordo com as leis, a empresa é obrigada a contratar seus funcionários através de concursos públicos, a empresa fornece vagas para aprendiz, estagiários e empregados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.6 Kb)   pdf (135.1 Kb)   docx (20.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com