TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PIM I - Gestão Financeira- UNIP

Por:   •  19/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.152 Palavras (5 Páginas)  •  1.168 Visualizações

Página 1 de 5

Universidade Paulista

Edna Miralha Sartorelli Rodrigues

Projeto Integrado Multidisciplinar I

Fundamentos da Administração, Comunicação Empresarial e Técnicas de Informática.

Boituva

2015

Edna Miralha Sartorelli Rodrigues

Projeto Integrado Multidisciplinar I

Fundamentos da Administração, Comunicação Empresarial e Técnicas de Informática.

                                                                 Trabalho apresentado ao curso de

                                                               graduação em gestão financeira,

                                                    na Universidade Paulista.

Boituva

2015

RESUMO

O presente trabalho é uma análise de um caso, que foi adaptado para fins acadêmicos. Será feita a leitura do mesmo, a reflexão e em seguida o relatório, abordando estrutura, planejamento, organização, controle, e liderança dentro de uma empresa. O trabalho busca fazer relação da teoria com a prática organizacional no dia a dia, possibilitando que o estudante enxergue como será o trabalho na sua área. Contempla as três disciplinas do bimestre que são: Comunicação Empresarial, Fundamentos da Administração e Técnicas de Informática.

Palavras - chave: Administração, Planejamento, Controle, Organização.

SUMÁRIO

3.INTRODUÇÃO.................................................................................................5

4.DESENVOLVIMENTO......................................................................................6

5.CONCLUSÃO...................................................................................................8

REFERÊNCIAS...................................................................................................9

        


3.INTRODUÇÃO

A GF Sport foi uma empresa do ramo têxtil com produção de peças de vestuário de marca que atinge um grande público. A marca é renomada e possuía uma grande aceitação no mercado. A estrutura física era grande e possuía cerca de 200 funcionários e 4 sócios. Apesar de não ter uma hierarquia definida, cada membro sabia o que deveria ser feito.

A partir de uma consultoria ocorrem as mudanças nos processos, o que interferiu na cultura organizacional e na sobrevida da empresa.

Observa-se que copiar um modelo pronto de uma empresa para outra sem considerar a cultura fere o modelo funcional o que ocasionou o encerramento das atividades da empresa após a implantação de procedimentos administrativos que visam planejar e acompanhar os processos de forma organizada.

4.DESENVOLVIMENTO

A empresa se encontra em situação de desordem, onde os sócios não possuem ligação direta entre si. Devemos observar que a hierarquia não vem sendo objetiva nesse caso, sendo assim, não há respeito de liderança entre os trabalhadores. Isso se deve a falta de apresentação de um organograma, que apresenta um modelo hierárquico a ser seguido, e uma descrição de cargo estabelecida. Segundo Chiavenato (2002) a estrutura empresarial deve respeitar um modelo hierárquico para que cada um saiba o que e como fazer. As tarefas a serem feitas eram bem dividas, pois cada um sabia a sua função e como efetuá-la.

Na administração da empresa não estão presentes alguns principais pontos necessários como:

  • Planejamento

O Planejamento serve para especificar os objetivos e metas a serem atingidas e decidir quais ações devem ser executadas para alcança-los. De certa forma isso acorre na empresa, pois há um planejamento para trazer novas tendências de moda, há também um planejamento quanto às negociações com os bancos, sabendo a hora certa de fazê-la e quando entrará saldo suficiente para a quitação. Porém o planejamento é falho na área de produção, que seria a área com necessidade de maior foco.

  • Organização

A Organização reuni os recursos e informações necessárias para atingir os objetivos. De maneira não muito organizada o administrador tinha comando sobre tudo e sabia tudo o que estava acontecendo na empresa. Ele tinha todas as informações necessárias para poder tocar a empresa, mesmo que de forma não muito padrão. Porém sem os cargos devidamente definidos não é possível saber com clareza a que ordens obedecer.

  • Controle

O Controle serve para monitorar o progresso e implementar as mudanças necessárias. O administrador possuía o controle necessário para comandar a empresa, que apesar de seus altos e baixos entre estações estava indo bem, o que se perdeu ao modificar-se o modo de guiar a empresa para um modelo padrão, o que levou a empresa a falência por falta de estudo da história e cultura desta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (91.8 Kb)   docx (16.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com