TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PIM III Gestão Hospitalar

Por:   •  24/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  7.022 Palavras (29 Páginas)  •  1.410 Visualizações

Página 1 de 29

UNIP INTERATIVA[pic 1]

Projeto Integrado Multidisciplinar III

Curso Superior de Tecnologia

DIAGNÓSTICO DA AMÉRICA – GRUPO DASA

Curso: Gestão Hospitalar

Semestre: 2º

Orientadora: Ivete Rolim Daniel

2015

RESUMO

O presente trabalho objetiva identificar as questões da gestão em saúde nas áreas de Gerenciamento de Pessoas, Contabilidade Geral e de Custo e as Técnicas de Informática.

Novos modelos de gestão tornam-se necessários para as organizações elevarem o nível de seus atendimentos, e na gestão em saúde não seria diferente.

Identificamos que a identidade do individuo nas organizações são construídas por meio de sua interação humana, isso ao dividir regras, valores, etc., este fato está diretamente ligando a motivação dos trabalhadores, e, quando falamos em Gestão de Pessoas, devemos ter em mente que as pessoas são a principal vantagem competitiva de uma empresa, portanto, é primordial alinhar os objetivos e competências individuais com a visão da organização.

Vemos a obrigatoriedade na excelência dos atendimentos, bem como a garantia da aplicação de seus recursos financeiros de forma sustentável, assim, a gestão de custos tornou-se indispensável, pois estabelece os processos de consumo dos recursos financeiros das organizações. A contabilidade de custos estima os valores de um serviço e/ou procedimento, este processo traz conhecimentos sobre os gastos que influenciará diretamente na tomada de decisões futuras.

E finalmente, compreendemos que a modernidade trouxe para área da saúde inúmeras facilidades. Nos últimos anos vimos à gestão em saúde ficar cada dia mais informatizada, isso do ponto de vista administrativo representa uma otimização de seus recursos. Além disso, os gestores hospitalares necessitam destes dados de forma fácil e rápida, mas tudo com base em informações reais. A gestão em T.I deve ser feita de forma a atender satisfatoriamente as necessidades da organização, ela funciona como ferramenta estratégica.

Palavras-chave: identidade do individuo, gestão de pessoas, vantagem competitiva, contabilidade, informatização.

SUMÁRIO

1 – INTRODUÇÃO.....................................................................................................04

2 – GERENCIAMENTO DE PESSOAS.....................................................................06

2.1 O processo de liderança da organização..................................................08

2.2 – Comunicação interna..............................................................................09

2.3 – O processo de avaliação de desempenho ............................................10

3 – TÉCNICAS DE INFORMÁTICA...........................................................................11

        3.1 – Sistema de informação organizacional...................................................12

3.2 – Virtualização dos processos...................................................................13

4 – CONTABILIDAE GERAL E DE CUSTO..............................................................14

4.1 – O setor de saúde e de medicina diagnóstica no Brasil...........................18

4.2 – Conceito de contabilidade de custo e sua aplicabilidade na área de saúde...............................................................................................................19

4.3 Desempenho e investimento da DASA.....................................................20

4.4 – Custos e lucros.......................................................................................27

5 – CONCLUSÃO......................................................................................................28

6 – REFERÊNCIAS....................................................................................................29


1. INTRODUÇÃO[pic 2]

A empresa DASA – Diagnóstico da América S.A (Sociedade Anônima Aberta) possui sede na cidade de Barueri, Estado de São Paulo, localizada na Avenida Juruá, 434 – Alphaville, inscrita no CNPJ 61.486.650/0001-83 e registro de atos constitutivos na Junta Comercial do Estado de São Paulo sob o NIRE 35.300.172.507, tendo como Diretor Presidente o sr. Pedro de Godoy Bueno, eleito em dezembro de 2014.

No final dos anos 90, o cenário mundial da saúde passou por uma transformação, na verdade houve uma alta em seus investimentos e, foi neste contexto que o Banco Pátria enxergou no Brasil um mercado promissor para investir, pois por aqui tudo estava estagnado no que se refere à saúde. Assim, em 1998 o Banco Pátria iniciou a parceria com o Dr. Caio Auriemo, médico e gestor visionário para a empreitada.  

Atualmente, a DASA é a maior prestadora de serviço de medicina diagnóstica da América Latina, isso no segmento de análise clínica e diagnóstico por imagem, sendo pioneira neste ramo em constituição jurídica por capital aberto, ou seja, seu capital social está formado por ações ou cotas que podem se adquiridas em leilão no mercado financeiro. Sua ampliação comercial se deu pela aquisição de várias outras marcas laboratoriais que são administrados pela rede, sendo elas: Delboni Auriemo e Lavoisier (SP); Bronstein, Lâmina, Med Imagem, Multi-Imagem, Pro Echo e Sérgio Franco (RJ); CDPI e Club DA (RJ e SP); Pasteur e Exame (DF); Frischmann Aisengart e Álvaro (PR); CientíficaLab (ES, MG, RJ, SP e TO); Image Memorial (BA); Lâmina (SC); Atalaia (GO); Cedic Cedilab (MT); Cerpe (PE); LabPasteur e Unimagem (CE).

O principio da gestão corporativa é a qualidade. A companhia entendeu que para crescer de forma sustentável era preciso investir em pessoas e tecnologias. Seu principal foco é a confiabilidade e qualidade de seus processos, buscando a fidelização de pacientes e médicos ao atender suas necessidades em tempo adequado e com eficiência. Está estruturada em mais de 500 unidades de atendimento, que encaminham suas análises para 11 laboratórios centrais (Núcleos Técnicos Operacionais), sendo que as análises dos exames com imagens são encaminhados para a Central de Laudos, onde são vistos por médicos de acordo com suas especialidades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (55.8 Kb)   pdf (321.5 Kb)   docx (43.3 Kb)  
Continuar por mais 28 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com