TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PIM V - Gestão Pública

Por:   •  4/6/2021  •  Projeto de pesquisa  •  3.884 Palavras (16 Páginas)  •  112 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 1]

UNIP INTERATIVA

Projeto Integrado Multidisciplinar

Cursos Superiores de Tecnologia

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE – Campus Natal Central

PROJETO INTEGRADOR MULTIDISCIPLINAR – PIM V

Polo Fanec Natal/RN

2021

Odjanilson Bezerra da Cunha

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE – Campus Natal Central

PROJETO INTEGRADOR MULTIDISCIPLINAR – PIM V

Projeto Integrado Multidisciplinar denominado PIM V a ser apresentado    a Universidade Paulista – UNIP para avaliação das disciplinas do curso de Gestão Pública.

Polo Fanec Natal/RN

2021

RESUMO

O presente projeto integrado multidisciplinar buscou identificar e analisar as finanças e orçamentos públicos da autarquia referida, relacionado com princípios e conceitos básicos considerando o seu gerenciamento, sua viabilidade econômica, o plano de negócios adotados no âmbito da Administração Pública Federal, a ética e a legislação trabalhista adotada na administração central e local, abordaremos um pouco o código de ética e disciplina dos Servidores Públicos Federais. A entidade analisada em questão se trata da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – Campus Natal Central, com ramo de atuação no ensino superior com cursos de graduação e pós-graduação lato sensu e stricto sensu. O campus foi fundado em 25 de junho de 1958 e incluída no sistema federal de ensino pela Lei nº 3.868, de 30 de janeiro de 1961.

Palavras-chaves: Finanças e Orçamentos Públicos, Plano de Negócio s e Ética e legislação: Trabalhista e Empresarial.

ABSTRACT

The present multidisciplinary integrated project sought to identify and analyze the finances and public budgets of the aforementioned municipality, related to basic principles and concepts considering its management, its economic viability, the business plan adopted within the scope of the Federal Public Administration, ethics and legislation adopted in the central and local administration, we will address the Federal Public Servants' code of ethics and discipline. The analyzed entity in question is the Federal University of Rio Grande do Norte - Campus Natal Central, with a branch of activity in higher education with undergraduate and graduate courses lato sensu and stricto sensu. The campus was founded on June 25, 1958 and included in the federal education system by Law No. 3.868, of January 30, 1961.

Keywords: Finance and Public Budgets, Business Plan s and Ethics and legislation: Labor and Business.


SUMÁRIO
  1. INTRODUÇÃO………………..……………………………………………………5
  2. FINANÇAS E ORÇAMENTOS PÚBLICOS…………………………………….6
  1. Finanças públicas……………………………………………………………6
  2. Orçamentos públicos……………………………………………………….7
  3. Perspectivas dos projetos na gestão pública.....................................9
  4. Os projetos e suas particularidades aplicados na área pública......10
  1. SISTEMAS DE INFROMAÇÃO NO SETOR PÚBLICO..............................11
  1. Processos relacionados com a intervenção estatal na economia..11
  2. Produtos ou serviços relacionados no setor público e atendimento à sociedade...........................................................................................12
  1. A ÉTICA NO AMBIENTE DE TRABALHO..................................................13
  1. Questões éticas no serviço público....................................................13
  1. CONCLUSÃO
  2. REFERÊNCIAS


  1. INTRODUÇÃO

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte, fundada em 25 de junho de 1958, e incluída no sistema federal de ensino pela Lei nº 3.868, de 30 de janeiro de 1961, é uma Instituição Federal de ensino superior, pesquisa e extensão e de domínio e cultivo do saber humano, de natureza autárquica, em regime especial, vinculada ao Ministério da Educação com sede na Cidade de Natal, Capital do Estado do Rio Grande do Norte.

A Universidade goza de autonomia didático-científica, administrativa e de gestão financeira e patrimonial, e obedece ao princípio de indissociabilidade e entre ensino, pesquisa e extensão.

“O Reitor e o Vice-Reitor serão nomeados pelo Presidente da República e a partir de listas tríplices elaboradas por um colégio eleitoral, constituído pelos Conselhos Universitário, de Ensino, Pesquisa e Extensão e de Curadores, na forma prevista em Lei.” (Resolução nº 01/2012 Conselho Universitário)

A UFRN possui cinco campi: Natal (Campus Central, onde concentra toda sua estrutura administrativa numa área de 123 hectares), Macaíba (através da Escola Agrícola de Jundiaí), Santa Cruz (através da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi), Caicó e Currais Novos (ambos através do Centro de Ensino Superior do Seridó). Além da graduação, a UFRN mantém diversos programas de pós-graduação (stricto e lato sensu), projetos de pesquisa e extensão, bem como inúmeros polos de Educação à Distância (EAD), educação infantil, ensino técnico e três hospitais universitários (Onofre Lopes, Januário Cicco e Ana Bezerra). Devido a sua longa tradição e pioneirismo nas áreas de ensino, pesquisa e extensão, a instituição sempre se mantém nas primeiras posições entre as instituições mais bem avaliadas das regiões Norte e Nordeste (IGC/INEP), o que lhe confere um dos maiores orçamentos entre as universidades públicas do país.

A UFRN também presta diversos serviços ao público acadêmico e à comunidade, como teatro, cinema, galerias de arte, centro de ensino de idiomas, bibliotecas, planetários e o observatório astronômico, auditórios, ginásio de esporte e outras inúmeras instalações. Estruturalmente, a instituição é composta pela Reitoria, diversas pró-reitorias, secretarias, superintendências e diretorias, além de 08 (oito) Centros Acadêmicos (que congregam os departamentos e coordenações nas áreas de ciências humanas, sociais, exatas, biológicas, saúde, educação e tecnologias), unidades suplementares (como os Museus Câmara Cascudo e do Seridó e os institutos Metrópole Digital, do Cérebro, Internacional de Física e Medicina Tropical) e unidades acadêmicas especializadas (como as escolas de Música e Ciências e Tecnologia).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.4 Kb)   pdf (167.4 Kb)   docx (35.3 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com