TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PIM V LOGISTICA UNIP

Por:   •  26/4/2021  •  Projeto de pesquisa  •  4.773 Palavras (20 Páginas)  •  176 Visualizações

Página 1 de 20

UNIVERSIDADE PAULISTA- UNIP

RODRIGO CHACRA PEREIRA

RA  2063669

PIM V

 

SP

2021

UNIVERSIDADE PAULISTA- UNIP

PIM V

Rodrigo Chacra Pereira

Projeto Integrado Multidisciplinar–PIM apresentado como um dos pré-requisitos para aprovação do bimestre vigente, no Curso Superior de Tecnologia em Logistica

Orientador: Luiz Carlos Felix


  

 

SP

2021

RESUMO

O objetivo deste estudo busca inserir o aluno nas práticas gerenciais fundamentadas nos conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula, com caráter prático complementar do processo de ensino aprendizagem. São objetivos específicos do PIM:  proporcionar ao aluno a possibilidade de levantar as características de uma empresa, relatar suas práticas organizacionais fazendo um paralelo com as disciplinas estudadas no semestre em questão, elaborando um projeto que resulte em uma pesquisa exploratória; proporcionar ao aluno a possibilidade de associar as abordagens citadas na pesquisa à teoria estudada, fazendo um enlace da teoria com a prática, colaborando no processo de ensino-aprendizagem; proporcionar ao aluno a possibilidade de desenvolver visão crítica às práticas adotadas, propondo intervenções que resolvam os problemas encontrados.

Palavra -chave: Teoria. Prática. PIM

ABSTRACT

The aim of this study seeks to insert the student in management practices based on theoretical knowledge acquired in the classroom, with a practical character complementary to the teaching-learning process. The specific objectives of PIM are: to provide the student with the possibility of raising the characteristics of a company, reporting its organizational practices making a parallel with the disciplines studied in the semester in question, elaborating a project that results in an exploratory research; provide the student with the possibility of associating the approaches mentioned in the research to the theory studied, making a link between theory and practice, collaborating in the teaching-learning process; provide the student with the possibility of developing a critical view of the practices adopted, proposing interventions that solve the problems encountered.

Keyword: Theory. Practice. PIM

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO        6

2. DESENVOLVIMENTO        7

2.1 INFORMAÇÃO DA EMPRESA ESTUDADA        7

2.2 TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO        11

2.2.1 APLICAÇÃO NA EMPRESA ESTUDADA        12

2.3 COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL        14

2.3.1 COMUNICAÇÃO INTERNA APLICADA A EMPRESA        15

2.4 TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO        16

2.4.1 TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO APLICADO NA EMPRESA        18

CONSIDERAÇÕES FINAIS        19

REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS        20


  1. INTRODUÇÃO

De acordo com Ballou (2011), com o advento da globalização, deu início ao consumo acelerado. Isso se deu, devido aos problemas que as nações capitalistas começam a sofrer, com relação à produção de bens oriundos de recursos orgânicos e naturais enquanto a escassez destes, começa a surgir no âmbito global, a questão de sustentabilidade e gestão desses recursos.

De acordo o mesmo autor, ressalta que a gestão de logística, o seu ingresso foi no século XX, sobre o fato de que para as organizações, para se manterem competitivas no mercado, identificaram a relevância da aplicação de processos logísticos, afim de atender a um crescente consumo, cada vez mais exigente.

Segundo Ballou (2011), o conceito da Logística se dá, por tratar de todas as operações que permeiam o armazenamento de estoque e movimentação de mercadorias, que venham a contribuir com a melhoria do fluxo de mercadorias e produtos, assim como também nas facilidades que envolve a transmissão das informações desde a aquisição dos materiais, utilizados na produção até o consumidor final.

Ainda segundo o mesmo autor, ressalta que a relevância da logística operacional, passa a ser percebida, através do crescimento da necessidade da administração de retorno de produtos, que vem se tornando crucial, na percepção das empresas e sociedade, a visualizar a importância nas operações reversas, visando resultar a vantagem competitiva. Através desta pesquisa, será possível verificar as possibilidades de aplicação do conceito de logística operacional na indústria da Construção Civil, afim de responder á questão problema: A logística operacional é uma ferramenta que a sua utilização, é responsável por gerar vantagem competitiva no mercado de industrias da área de Construção Civil?

De acordo com Leite (2015), a conceituação do tema é identificação não apenas restrita a singularidade na entrega do produto ao cliente, mais de forma mais ampla, através da gestão deste produto, com a preocupação de retornar para a organização, como um ciclo, que vai e depois retorna. O objetivo geral do presente trabalho, identificar a importância da Logística Operacional na área de Construção Civil como diferencial competitivo.

A relevância deste estudo e dá ao fato da contribuição que a logística operacional, possa influenciar para organização, se utilizada de forma efetiva, gera ganhos potencias para a organização e consequentemente para a sociedade como um todo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.6 Kb)   pdf (177.6 Kb)   docx (30.4 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com