TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PIN 3 Gestão financeira

Por:   •  14/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.191 Palavras (13 Páginas)  •  424 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1]

LAUDINEI KIELING

RA 1328857

BELLO LIMPO – ME

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR III

MARECHAL CÂNDIDO RONDON - PR

2013

[pic 2]

BELLO LIMPO – ME

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR III

Projeto Integrado Multidisciplinar III para obtenção do título de Gestor Financeiro apresentado à Universidade Paulista – UNIP

Professor Orientador: ELAINE ARAÚJO

MARECHAL CÂNDIDO RONDON - PR

2013


RESUMO

O objetivo deste estudo é aplicar os conhecimentos teóricos adquiridos em aula de forma prática, através da coleta de dados e análise de uma empresa real. O funcionamento da empresa BELLO LIMPO ME, será analisado de forma ampla, visando ainda inserir conhecimentos detalhados de sua estrutura e dos processos organizacionais por ela utilizados. O trabalho exposto a seguir terá como finalidade fornecer dados coerentes e relevantes sobre a BELLO LIMPO ME, baseado nas disciplinas ministradas no curso de Gestão Financeira, onde serão vistos aspectos referente às disciplinas Contabilidade, Fundamentos da Gestão Financeira e Estatística Aplicada. Analisará também questões imprescindíveis à uma gestão de qualidade dentro de uma empresa como a necessidade de elaborar um planejamento financeiro, as maneiras de se efetuar o balanço patrimonial, as técnicas usadas nos demonstrativos contábeis, bem como a importância da utilização de métodos estatísticos para o funcionamento da empresa e como esta prática pode auxiliar o gestor na tomada de decisão.

Palavras-chave: Estudo, conhecimento, financeira, analisar, empresa, gestão.

SUMARIO

1. INTRODUÇÃO        3

2. DADOS DA EMPRESA        4

2.1 Descrição da Empresa        4

2.2. Origem e Organização        4

2.3. Ramo de Atuação        4

3. CONTABILIDADE        5

3.1. Importância da Contabilidade        5

3.2. Analise do Balanço Patrimonial        6

3.3. Índice de Liquidez        7

4. GESTÃO FINANCEIRA        10

4.1 Fundamentos da Gestão Financeira        10

4.2. Objetivos da Gestão Financeira        11

4.3. Atribuições do Gestor Financeiro        11

4.4. Planejamento Financeiro        12

5. ESTATÍSTICA APLICADA        13

5.1. Estatística de Vendas        13

5.2. Estatística de Estoque        13

6. CONCLUSÃO        15

REFERENCIAS        16

  1. INTRODUÇÃO

Nos últimos anos acirrou muito a competição entre as organizações, que se viram obrigadas a adotarem estratégias que as evidenciem e possibilitem corresponder às expectativas do mercado, levando-as a medidas mais dinâmicas quando se trata da gestão de negócios. Este novo cenário aponta para a necessidade das organizações elaborarem uma gestão mais eficaz, buscando construir uma estratégia sólida e exclusiva.

Pensando desta forma, o presente trabalho foi elaborado através da análise das práticas de gestão organizacional da BELLO LIMPO – ME.

O trabalho mostra a posição da empresa que por ter pouco tempo de existência ainda está em fase de afirmação e posicionamento no mercado, buscando informações referentes às práticas organizacionais da empresa, baseado no conteúdo apresentado nas disciplinas Contabilidade, Fundamentos da Gestão Financeira e Estatística Aplicada, estudadas no curso de Gestão Financeira.

A coleta dos dados da empresa foi realizada por meio de entrevista com a proprietária e acesso aos dados contábeis da mesma que foi prontamente fornecido para realização deste trabalho, que em contra partida, espera poder colaborar para melhorar a gestão financeira desta.

Apresentaremos um breve histórico sobre o surgimento da empresa. Em seguida, serão mostrados aspectos referentes às disciplinas cursadas neste bimestre, em que será feita uma análise do balanço patrimonial da empresa, além de uma avaliação sobre a gestão financeira da mesma, e também fazendo uso de dados estatísticos.

  1. DADOS DA EMPRESA
  1. Descrição da Empresa

Usaremos no trabalho o nome fantasia da empresa que é BELLO LIMPO – ME, está situada a rua Campi, 7017, bairro Santa Felicidade, Cascavel – PR.

Trata-se de uma microempresa de empreendimento familiar.

2.2        Origem e Organização

É um empresa nova, esta no mercado desde o inicio de 2011, quando iniciou suas atividade baseada na visão empreendedora de sua proprietária, que após retornar de um período de trabalho no exterior, mais precisamente na Itália, percebeu um nicho de mercado em sua cidade natal, e usando sua experiência e conhecimento técnicos e práticos de suas atividades desenvolvidas no pais europeu, encorajou-se em iniciar  esta empresa .

Possui como força de trabalho, além da sócia proprietária, dois funcionários.

2.3        Ramo de Atuação

Atuando no ramo de prestação de serviços de limpeza pesada, pós-obra, higiene e conservação, e ainda com venda de produtos de limpeza, tem como seus principais clientes construtoras, comércios e pessoas físicas.

É um ramo que cresce bastante, principalmente pela grande expansão da construção cívil, que é o setor de maior demanda pelos serviços da empresa.

Seus principais concorrentes são pessoas físicas autônomas que trabalham informalmente executando esses serviços de limpeza e pela questão da informalidade tem menos custo para prestação de serviço, mas por outro lado, deixam a desejar na qualidade, por falta de conhecimento técnico no setor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.4 Kb)   pdf (142.1 Kb)   docx (30.7 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com