TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANEJAMENTO, PROGRAMAÇÃO E CONTROLE DA PRODUÇÃO: ESTUDO DE CASO EM UMA INDÚSTRIA DE PRODUTOS DOMISSANITÁRIOS.

Por:   •  1/3/2016  •  Artigo  •  6.004 Palavras (25 Páginas)  •  509 Visualizações

Página 1 de 25

PLANEJAMENTO, PROGRAMAÇÃO E CONTROLE DA PRODUÇÃO: ESTUDO DE CASO EM UMA INDÚSTRIA DE PRODUTOS DOMISSANITÁRIOS.

MARTINS, Junior da Silva (jsm.martins@ig.com.br); VEIGA, Wilson Alves (wilsonalvesveiga@hotmail.com)

Instituto Federal de São Paulo, Campus Suzano.

RESUMO

O Planejamento e Controle de Produção (PCP) é considerada uma importante área dentro de uma indústria, este administra um grande numero de recursos que interferem diretamente nos resultados da organização. O objetivo deste estudo foi avaliar, através de um estudo de caso e a partir de pesquisa qualitativa com dados atualizados no ano de 2015 de uma indústria de produtos domissanitários, como é processado e alinhado o processo de produção sem uso de ferramentas como métodos de simulação e quais os impactos na linhagem de atendimento a demanda de pedidos. Com os dados obtidos sobre a linhagem de produção, foi observado os resultados obtidos para, a partir daí, se identificar as vantagens que podem ser conseguidas na programação e suas oportunidades. Da comparação da programação do ano referente à pesquisa, percebeu-se que é possível à otimização de uma programação de produção com resultados superiores à programação manual além de identificar as condições atuais de uso da capacidade de produção.

Palavras-chave: Gestão de Produção. Planejamento. Capacidade.

ABSTRACT

The Production Planning and Control (PCP) is considered an important area within an industry, it manages a large number of resources that directly interfere in the organization's results. The objective of this study was to evaluate, through a case study and from qualitative research with data updated in 2015 a insdustria of household cleaning products such as processed and aligned the production process without the use of tools such as simulation methods and the impacts on the demand line of service requests. With the data obtained on the production line, was observed for the results obtained from there, identify the advantages that can be achieved on schedule and its opportunities. Comparing the year of the programming related to the research, it was realized that it is possible to optimize a production schedule with better results than manual programming and identify the current conditions of use of production capacity.

Keywords: Production Management. Planning. Capacity.

1 INTRODUÇÃO

As oportunidades para o desenvolvimento e crescimento de uma empresa no seu dia-a-dia são inúmeras e constantes; e para o mercado atualmente superaquecido devidamente a gama de quantidade de fornecedores existentes nos mesmos seguimentos, exigem dessas empresas evolução e uso constante das técnicas de gestão e tecnologia aplicada ao mercado para se manterem nos patamares dos negócios.

Existem muitas empresas, onde quando apontadas sobre controle de estoque do qual representa uma grande problemática que caracterizado pelo exagero de inventários excessivos, maquinas, equipamentos e trabalhadores sem qualificação e ou mal pulverizados e muitas regras que, na maioria das vezes, são “míopes” ou obsoletos. O que vem fazendo toda o diferencial é o modelo de gestão sob conceitos desenvolvidos e aplicado com método de planejamento mestre de produção (MPS) otimizado vem justamente de encontro com a necessidade de romper estes paradigmas vigente.

Este processo se define como MPS que diz que o planejamento mestre da produção é uma certificação do que a empresa deve produzir. É um elo de informações antecipadas que diz o que a produção deve produzir englobando as tomadas de decisões de planejamento e que dirige o sistema de planejamento de materiais (MRP). Representa o que a empresa pretende produzir expresso em configurações, quantidade e datas especificas. Não considera-se uma previsão de vendas, mas classifica por conta da demanda, o plano de produção geral e muito importante pela considerações a exemplos de solicitações pendentes, disponibilidade de material, disponibilidade de capacidade, políticas e metas gerenciais, níveis de estoque projetados e quantidades disponíveis para promessa (ATP).

Destas oportunidades existentes e que possibilitam um avanço no processo de fabricação, podemos referenciar o uso da sistemática como diferencial competitivo a aplicação da ferramenta de gestão “Plano Mestre de Produção” que é uma tendência que tem difundido em uma grande proporção e utilizada por diversos profissionais de diversas áreas. Neste contexto, nota-se que com o plano mestre de produção tem dado maior vazão e importância quanto ao traçar e definir o perfil do nivelamento de capacidade, pois em um cenário com a falta de capacidade, a empresa não atendendo por completo sua demanda, podendo acarretar a perda de clientes pelo nível de serviço deficiente, abrindo espaço para o avanço dos concorrentes. Por outro lado, o excesso de capacidade leva à ociosidade dos recursos, incorrendo em custo de oportunidade, ou a estratégias forçadas para o aumento da demanda, como, por exemplo, a redução de preços.

Diante deste cenário, e segundo as premissas anteriores apresentadas, este estudo teve como questionamentos quanto aos cortes de produtos realizados nos pedidos dos clientes devido à falta de um bom diretório para tomadas de decisões com relação à programação de produção, o que foi realizado com o método de simulação para beneficio do processo, quais os ganhos decorrentes dos ajustes no processo, principalmente, relacionado a gestão de produção.

Assim, o objetivo deste estudo foi analisar, através de dados coletados durante o ano de 2015 , como era processado o alinhamento para tomadas de decisões sobre a linguagem de produção, identificando os principais motivos de sobra e falta de produto e quais os impactos causavam em relação aos clientes e custos de fabricação. Além disso, aplicando os conceitos por meio do plano mestre como ferramenta de produção, abordar quais ações foram adotadas pela empresa para auxiliar na implantação e acompanhamento das reduções de cortes e ou sobras de modo a oferecer uma melhor compreensão do seu cenário produtivo, bem como reduções de índices de corte de produto por falta de programação e ou sobras.

Este estudo foi estruturado em cinco seções, incluindo esta introdução. Na segunda seção está apresentada a questão do referencial teórico sobre Plano Mestre de Produção, demanda de vendas, cadeia de suprimentos e gestão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (40 Kb)   pdf (201.4 Kb)   docx (29 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com