TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONTROLE INTERNO: Estudo de caso sobre a Gestão dos estoques na empresa Chilli Beans em Outubro de 2015

Por:   •  29/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.415 Palavras (14 Páginas)  •  449 Visualizações

Página 1 de 14

CONTROLE INTERNO: Estudo de caso sobre a Gestão dos estoques na empresa Chilli Beans em Outubro de 2015¹

Ana Michele Damião Maia²

Ana Patrícia Lima do Nascimento³

Prof. Breno Ricardo da Costa Cunha4

RESUMO

O controle e a auditoria interna, especificamente na gestão de estoque, contribuem para tornar as empresas mais competitivas no mercado, diferenciando-as. Nesta pesquisa teve-se como objetivo verificar se eles poderiam efetivamente melhorar a gestão e desempenho de uma empresa local, a CHILLI BEANS em Natal/RN. Como objetivos específicos pretendia-se analisar o controle interno existente, os procedimentos de auditoria interna de estoque e os pontos de melhoria e relevância do Controle e Auditoria interna do estoque para a empresa. Observou-se que o controle interno é realizado através de inventário e acompanhamento diário do fechamento de estoque e que o sistema é de livre acesso. Também se verificou que não existia um check-list de auditoria, o qual foi criado. Os pontos de melhoria apontados foram começar a fazer a organização de produtos pelo método PEPS e analisar as mercadorias sem giro. Concluiu-se que com as melhorias o desempenho da empresa poderia aumentar.

Palavras-chave: Gestão de Estoque. Auditoria Interna. Controle de Estoque.

_____________________

1Artigo apresentado à Universidade Potiguar– UnP, como parte dos requisitos para obtenção do título de Bacharel em Ciências Contábeis.

2Graduanda em Ciências Contábeis pela UnP.Tuma8NA– E-mail: michele.maia25@gmail.com

³Graduanda em Ciências Contábeis pela UnP. Tuma8NA– E-mail: anapatty.lima@hotmail.com

4Professor orientador: Breno Ricardo da Costa Cunha. E-mail: brenoricardo@tjrn.jus.br

1 INTRODUÇÃO

A gestão do controle de estoque é fundamental para um planejamento de compras e vendas de uma empresa. Nesse sentido, torna-se essencial a adoção do controle interno como um plano de organização que será utilizado em um conjunto contemplado de tarefas e atividades efetuadas por pessoas em todos os níveis da organização para garantir o sucesso nas realizações dos objetivos, metas, controles e políticas da empresa. A auditoria interna representa um trabalho organizado de revisão e apreciação dos controles internos executados por departamentos especializados. Por sua vez, o controle interno refere-se a procedimentos de organização, que visam planos permanentes da empresa, e acompanham as mudanças nas legislações e normas de acordo com os órgãos.

Atualmente vivemos um momento de crise mundial e suas sequelas. As frequentes notícias de complicações na economia abalam a confiabilidade dos consumidores e podem modificar sua maneira de consumir. Isso significa que eles irão em busca de novas possibilidades, adquirindo apenas o indispensável, produtos que satisfaçam toda a família, optando por marcas mais populares, esperando sempre por promoções. No segmento de óptica o aumento no nível da concorrência tem levado as empresas a elaborarem estratégias que visam torná-las menos vulneráveis às oscilações que têm ocorrido no meio interno e externo. Nesse sentido, algumas têm procurado aprimorar sua gestão, implantando controles em processos de maiores riscos: compras, estoques, faturamento e contas a pagar. A confiabilidade, eficiência e eficácia desses processos, potencializadas pelo controle interno, vão diferenciar as empresas no mercado, tornando-as mais competitivas frente às demais.

Sendo assim, quer-se entender como o controle e auditoria interna podem ajudar, especificamente na gestão do estoque, influenciando o desempenho de uma pequena empresa em Natal/RN, a CHILLI BEANS.

O controle e auditoria interna da gestão de estoque podem contribuir para a melhoria da gestão e desempenho da CHILLI BEANS?

O objetivo geral desta pesquisa é analisar os impactos da gestão do controle interno da área de estoque, no período de outubro/2015, na empresa CHILLI BEANS, situada em Natal/RN.

Como objetivos específicos, temos: i) analisar o Controle Interno existente na empresa CHILLI BEANS. ii) analisar Procedimentos de Auditoria Interna da empresa, na área de estoque; iii) avaliar os pontos de melhoria e relevância do Controle e Auditoria interna do estoque para a gestão da empresa.

Para tanto, foram identificados os instrumentos de Controle e Auditoria Internos utilizados na empresa CHILLI BEANS, analisando seu nível de maturidade e pontuando as principais carências e fragilidades do controle de estoque. Em seguida, buscaram-se as contribuições dos gestores na identificação de pontos de melhoria e das vantagens que o Controle Interno pode trazer auxiliando a gestão não apenas dos ativos de estoque, mas também de custos, perdas e melhorias nos controles fiscal e contábil para um resultado eficaz e um retorno financeiro rentável.

Acredita-se que o estudo trará uma melhoria considerável e crescimento para a empresa estudada, além de servir de referência para a otimização da gestão de estoque de outras pequenas empresas em dificuldades semelhantes.

2. REFERENCIAL TEÓRICO

2.1 CONTROLE INTERNO

A importância do Sistema de Controle Interno é evidenciada por uma série de processos, métodos e normas que garantem a proteção do tesouro da empresa, precisão e veracidade dos dados, competência operacional, realização de objetivos definidos: administrativos ou gerenciais. O sistema de controle interno precisa assegurar a eficácia, eficiência e economia na administração com segurança. Devem-se evitar desvios e perdas para garantir o cumprimento das normas e procedimentos legais. Os erros precisam ser identificados, as fraudes e seus agentes também, e assim deve acontecer a preservação da integridade patrimonial.

De acordo com Oliveira (2009), geralmente as fraudes surgem com a falsificação de documentos; o roubo de ativos; notas de despesas; notas fiscais frias; pagamentos indevidos; uso de informação privilegiada; compras para uso pessoal.

Para Crepaldi (2013), o controle interno e seus mecanismos precisam estar relacionados com os objetivos definidos pela administração da empresa, visando garantir o alcance dos objetivos almejados de suas ações, em

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.5 Kb)   pdf (73.7 Kb)   docx (22.4 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com