TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ESTUDO DE CASO: IMPLEMENTAÇÃO DE PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO APLICADA NA EMPRESA SUPER METAIS

Por:   •  26/8/2021  •  Artigo  •  5.513 Palavras (23 Páginas)  •  115 Visualizações

Página 1 de 23

CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA PAULA SOUZA

ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL DE SUZANO

TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO

2020

ESTUDO DE CASO: IMPLEMENTAÇÃO DE PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO APLICADA NA EMPRESA SUPER METAIS

Ariane Barbosa Sandrini

ariane.sandrini@gmail.com

Bruno de Barros Lessa

bruno23.lessa@gmail.com

Emillin Coelho dos Santos

emillin.santos@etec.sp.gov.br

Felipe Rodrigo dos Santos

feliperodrigo917@gmail.com

Professor-orientador:

Victor Peixoto

RESUMO: o presente trabalho teve como objetivo identificar se a hipótese de implantação do Planejamento e Controle da Produção na empresa objeto de estudo, Super Metais, contribuiria para melhores resultados nos processos e na comunicação entre os setores de vendas e produção. Para um melhor entendimento, foram realizadas pesquisas bibliográficas com caráter exploratório para abranger o conhecimento sobre o PCP, e identificar quais seriam os benefícios adquiridos após sua aplicação. O Planejamento e Controle da Produção é um sistema de gestão que tem como intuito prever, controlar e otimizar o uso dos recursos, auxiliando as principais operações de uma empresa, ou seja, é um processo que antecede quais serão os objetivos e a forma para alcançá-los. A organização que implanta o PCP pode obter diversos benefícios como produzir com mais perfeição, rapidez e menor custo, gerando assim, maior lucratividade, reduzindo os desperdícios e assegurando as entregas no prazo acordado. A empresa enfrenta dificuldades entre os setores de vendas e produção, como falta de comunicação e sobrecarga de demanda de um setor sobre o outro, devido aos pontos que foram citados. Foi proposto pelos autores do presente trabalho a implantação do PCP para solucionar estes problemas. Sendo assim, no capítulo 2, em aplicabilidade, é possível verificar a viabilidade encontrada, bem como no capítulo 3, a implantação no projeto de consultoria.

Palavra-chave: PCP. Planejamento. Controle. Produção.

ABSTRACT: the present work had as objective to identify if the hypothesis of implantation of the Planning and Control of the Production in the company object of study, Super Metais, it would contribute to better results in processes and communication between the sales and production sectors. For a better understanding, were carried exploratory bibliographic research out to reach knowledge about the PCP, and identify what would be the benefits acquired after its application. Production Planning and Control is a management system that aims to predict, control and optimize the use of resources, assisting a company's main operations, that is, it is a process that precedes what the objectives will be and the way to achieve them. The organization that deploys the PCP can obtain several benefits such as producing it more perfectly, speed and lower cost, getting so, greater profitability, reducing waste and ensuring deliveries on the agreed deadline. The company faces difficulties between the sales and production sectors, like lack of communication and overload of demand from one sector over the other, due to the points that were cited, it was proposed by the authors of the present work to implement the PCP to solve these problems. Therefore, in chapter 2, in applicability, it is possible to verify the feasibility found, as well as in chapter 3, the possible implementation in the consulting project.


Keywords: PCP. Planning. Control. Production.        

Problema de pesquisa

A necessidade da implementação do Planejamento de Controle de Produção (PCP), na empresa Super Metais, vem devido aos seus problemas internos nesse sentido. Com base nas entrevistas realizadas, foi identificado que existem algumas dificuldades de comunicação e relacionamento entre os setores envolvidos na Super Metais, podendo ocasionar grandes transtornos para a empresa, com enfoque nos setores de produção e vendas. De um lado a produção, querendo estabelecer um fluxo mais estável para que supra a demanda e continue com o estoque positivo, e por outro, o departamento comercial (vendas), querendo uma maior flexibilidade e uma diversificação maior do mercado para melhor atendimento ao cliente, ocasionando, dessa forma, uma alta demanda, sem a devida consulta com o operacional. Sendo assim, questiona-se: a escolha do tema PCP, para ponderar todos os interesses envolvidos entre os setores, e através de um equilíbrio entre os mesmos, conseguirá realizar a otimização do sistema de produção e o atendimento comercial?

Hipótese de solução

Pressupõe-se que com a implementação do PCP, na empresa Super Metais, objeto de estudo do presente trabalho, possa-se resolver a problemática encontrada e melhorar a comunicação entre os setores de vendas e produção, além de realização da previsão da demanda, evitando que o setor de vendas sobrecarregue o de produção, bem como ter controle de qualidade informatizado, no qual permitirá um melhor acompanhamento do processo e qualidade.

Objetivo geral

Implementar o planejamento e controle da produção.

Objetivos específicos

- Apresentar histórico dos primórdios da gestão de produção;

- Conceituar gestão de produção, bem como planejamento, elaboração e suas etapas;

- Analisar previsão de demanda;

- Definir capacidade produtiva, planejamento agregado da produção, programação mestra da produção, programação detalhada da produção, controle de produção.

Justificativas

Pessoal: O trabalho irá agregar aos autores o conhecimento mais amplo sobre Gestão da Produção e Planejamento e Controle da Produção, que serão aplicados na empresa Super Metais;

Social: A implementação do Planejamento e Controle da Produção irá atingir vários setores da empresa Super Metais, positivamente, trazendo melhorias nos processos e comunicação;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38.3 Kb)   pdf (615.1 Kb)   docx (309.5 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com