TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO; CONTABILIDADE APLICADA À ADMINISTRAÇÃO

Por:   •  23/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.257 Palavras (14 Páginas)  •  294 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        

2        DESENVOLVIMENTO        

2.1  QUESTÃO 1        

2.2  QUESTÃO 2        , 5 e 6

2.3  QUESTÃO 3        6 e 7

2.4  QUESTÃO 4        7

2.5  QUESTÃO 5        8, 9 e 10

2.6  QUESTÃO 6        10, 11 e 12

3  CONCLUSÃO        13

4  REFERÊNCIAS        14 e 15



  1. INTRODUÇÃO

Nesse trabalho acadêmico conheceremos a matéria aplicada neste semestre em sala de aula e webaula, de Matemática Comercial e Financeira, Contabilidade Aplicada à Administração e Planejamento Tributário, respondendo as questões abordadas, que são de suma importância para a empresa e o administrador, obtendo assim, sucesso e bons rendimentos em suas tomadas de decisões.


  1. DESENVOLVIMENTO

  1. Questão 1 – Por que o conhecimento em matemática financeira é de grande utilidade para o administrador de empresas?

O objetivo da matemática financeira é estudar o valor do dinheiro ao longo do tempo com a finalidade básica de efetuar análises e comparações dos vários fluxos de entrada e saída de caixa, verificados em diferentes datas.

A matemática financeira é usada no nosso dia a dia e às vezes nem percebemos isso. Sendo primordial na administração, sabemos que quanto mais desenvolvida, não tem como ela deixar de trazer rentabilidade, possibilitando na empresa um processo de maximização nos resultados, e através dela que o administrador com seu raciocínio lógico poderá tomar decisões dentro da empresa, analisando também seus riscos, mediante a apresentação de custos para evitar perdas dentro da empresa.

Para organizar os elementos de produção de uma empresa, a administração com seu conjunto de normas e funções fazem com que a organização alcance um bom resultado devido ao uso da matemática financeira.

Com grande utilidade para a administração e para o administrador, a matemática financeira envolve a interpretação dos dados apresentados pela organização através de planilhas, acompanhando o comportamento do dinheiro ao longo do tempo, exigindo muito planejamento, organização e controle, sendo imprescindível que o administrador tenha habilidade em lidar com números.

  1. Questão 2 – QUAL O PAPEL DA CONTABILIDADE NO CONTEXTO DA GESTÃO DAS ORGANIZAÇÕES?

O campo de atuação da contabilidade é muito vasto, pois os usuários dos serviços dão todas as Pessoas Físicas ou Jurídicas que, direta ou indiretamente, tenham interesse na avaliação e no desenvolvimento de sua empresa, que por sinal, são obrigadas a ter um contador, que é responsável técnico perante os órgãos governamentais ou controle patrimonial particular, sendo assim, estas pessoas os contratantes dos serviços contábeis.

Por ser tão abrangente o papel da contabilidade, é necessário o entendimento da função dela dentro das organizações, tendo como principal objetivo transformar e gerenciar dados contábeis da organização tornando-os utilizáveis as demais atividades tanto para finalidades internas, tais como: controle; informações; caminho para ações, e quanto para externas: informações a governo, bancos; acionista e outros públicos de interesse.

Uma contabilidade não pode ser considerada apenas como o setor que cuida de tributos e operações legais entre empresa e prestadores de serviço, existem muito mais procedimentos que é só de competência da área contábil.

O controle gerencial dos números de uma empresa dá base ao rumo que ela deve tomar diante do mercado que se apresenta, que de certa forma, não conduzindo sua contabilidade por meio de profissionais especializados, sendo negligente com seu patrimônio, podendo acarretar a falta de diretriz nas ações posteriores.

Reunindo dados de todas as áreas da empresa, a contabilidade transforma dados em informações econômicas e financeiras capazes de oferecer aos gestores, elementos para análise e avaliação continua do negócio, constituída de um importante e atualizado banco de dados, sendo uma preciosa fonte de informações sobre negócio da empresa, necessárias para suprir e avaliar o processo de gestão.

Atividades específicas da contabilidade

A contabilidade é quem vai auxiliar na abertura da firma, que estará junto a órgãos governamentais em nome de sua instituição para assegurar que esteja em perfeitas condições para iniciar no mercado.

É possível hoje, que a contabilidade seja a base para todos os processos legais de uma empresa, sejam eles contratações, transações, fusões, outsourcing, entre outros serviços, devendo ser de seu cuidado também operações com tributos e trabalhistas como folha de pagamento, descontos, registros, emissão de notas e gerenciamento de balanços da empresa.

Sejam quais forem as organizações, elas precisam do apoio de alguém do mercado contábil, é um dos pontos cruciais para crescimento com bases sólidas e sucesso posterior. Não há condições de manter um negócio muito tempo sem conhecer seus dados como lucro real, ativos e passivos, além do preço dos produtos, podendo ser uma aliada nessa empreitada e tornar sua empresa ainda mais organizada e com grandes chances de crescimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.3 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com