TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANO DE NEGÓCIO - CAFETERIA QUENTE OU GELADO

Por:   •  13/6/2021  •  Seminário  •  2.861 Palavras (12 Páginas)  •  179 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

PLANO DE NEGÓCIO - CAFETERIA QUENTE OU GELADO

Acadêmicos: Elaine Cristian Gomes e Vanailza Garcia de Oliveira

Professor/Tutor: Daiana Cândida de Assis

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI – Administração (ADG1268) – Prática do Módulo VI – 08/12/20

Resumo

O plano de negócio é uma importante ferramenta utilizado para restringir possíveis erros ainda na fase de planejamento, e também para verificar se o negócio é ou não viável.  Este trabalho tem como objetivo elaborar um plano de negócios para viabilidade a abertura de uma cafeteria em um bairro com grande potencial de consumidores. A cafeteria tem como objetivo ofertar cafés diferenciados do mercado local e de produzir produtos de confeitaria de qualidade. Além disso, também disponibilizará um ambiente agradável e aconchegante com total conectividade a internet para que além de consumir produtos de qualidade, os clientes passam realizar seus trabalhos ou apenas relaxar conectado a suas redes sociais. A cafeteria será em um espaço privado localizado na cidade do Serra no bairro de Morada de Laranjeiras. Nela será disponibilizado um cardápio de produtos doces e salgados e diversos tipos de cafés quentes e gelados e outras bebidas. No desenvolvimento do estudo foi utilizado o método de pesquisa descritiva com uma abordagem e qualitativa, além de pesquisa em mídias sociais e pesquisa de mercado. A pesquisa de mercado objetivou identificar possíveis concorrentes, consumidores e descobrir quais os fornecedores do mercado mais ativos da região.  Conclui-se que o presente estudo atingiu todos os objetivos esperados e a abertura da cafeteria apresentou-se viável e rentável.

Palavras Chave: Empreendedorismo; Plano de negócios; Realização pessoal.

1 INTRODUÇÃO

Grandes empresas surgiram de ideias colocadas em prática que se tornaram sustentáveis e lucrativas. O empreendedorismo é uma atividade importantíssima para a sociedade e para a economia local.

Para Wildauer (2011) empreendedorismo é a capacidade que uma pessoa possui de formular uma ideia sobre um determinado produto ou serviço em um mercado, seja essa ideia nova ou não.

O economista Schumpeter, associava claramente o emmpreendedorismo à inovação.

A essência do empreendedorismo está na percepção e no aproveitamento das novas oportunidades no âmbito dos negócios [...] sempre tem a ver com criar uma nova forma de uso dos recursos nacionais, em que eles sejam deslocados de seu emprego tradicional e sujeitos a novas combinações (SCHUMPETER, 1928).

A ideia empreendedora sempre deve ser acompanhada de um planejamento prévio, afinal o empreendedor não pode só contar com a intuição e com o desejo de dar certo. Para isso utilisamos a ferramenta plano de negocios, onde se faz necessário a pesquisa e o planejamento. O principal objetivo desta ferramenta é planejar e desenvolver uma empresa verificando os riscos deste empreendimento, inclusive se é viável ou não, e também conhecer melhor o seu negócio.

A implantação e abertura da cafeteria surgiram com o objetivo de juntar o útil ao agradavel. A realização do desejo de trabalhar pore emm um negócio próprio e a abertura de uma um café charmoso e com diferenciais do mercado local para oferecer serviços de qualidade e certo conforto aos clientes enquanto está na cafeteria, deichando sempre o desejo de retornar.

Os concorrentes locais devem enfrentar dificuldades em fidelizar e manter seus clientes, por isso a Cafeteria Quente ou Gelado visualizou essa oportunidade oferecendo procutos exclusivos além do seu principal atrativo que é o ambiente totalmente diferenciado dos ofertados atualmente na região. A intenção é analisar a viabilidade de um negócio no ramo de cafés e assim, estabelece-se no mercado.

2 IDENTIFICAÇÃO DO NEGÓCIO

Segue a apresentação e os objetivos da Cafeteria Quente ou Gelado e seu quadro de proprietários:

Cafeteria Quente ou Gelado ME.

Avenida Copacabana, SN – Morada de Laranjeiras – Serra-ES – CEP: 2966-000

Telefax (2) 3033-3033 - CNPJ: 01.894.432/0004-07

A Cafeteria Quente ou Gelado ME é um café com ambiente para trabalho que será registrada como sociedade por cota de responsabilidade ilimitada ou empresa individual. Será composta por apenas um proprietário com experiência e habilidade nas áreas de técnica, comercial e administração de empresas. As instalações físicas da empresa que serão implantadas estão de acordo com a legislação vigente da prefeitura local. Estamos cientes das especificações do Código de Defesa do Consumidor e do PROCON, em relação aos produtos e serviços ofertados no estabelecimento, além de consultarmos os órgãos competentes e regulamentadores para abertura e funcionamento do local. A Cafeteria terá uma única proprietária Vanailza Garcia de Oliveira, 41 anos, divorciada, que terá participação em 100% do capital. Será responsável pelas atividades técnicas, estratégicas, administrativas e comerciais. Endereço da proprietária:

Rua Ipanema, 185 – Morada de Laranjeiras – Serra-ES – CEP: 2966-000

Telefone: (2) 3033-3033

3 DEFINIÇÃO DO NEGÓCIO

A confeitaria Quente ou Gelado tem como objetivo proporcionar um espaço agradável, aconchegante e climatizado onde os clientes possam sentar para consumir os produtos disponibilizados, além de ter um ambiente tranquilo para enviar um e-mail, finalizar um trabalho, acessar suas redes sociais ou até mesmo ler um livro.  A ideia é criar um espaço que ofereça uma pausa na correria do dia a dia, onde o cliente possa aproveitar um momento do seu dia para relaxar e degustar alguns quitutes e sempre conectado. Iremos ofertar cafés especiais, preparados em diversos métodos quentes ou gelados, mas este é só um dos atributos da casa, poderão ser degustados também pães de queijo especiais, quiches, tortas doces e salgadas e muitos outros quitutes de dar água na boca, todos preparados com muito carinho para encantar os paladares mais exigentes.

Em meio a tantas delícias, a parte do trabalho não fica nem um pouco comprometida. Cada uma das mesas terá tomadas à disposição para carregar celulares ou notebooks e o wi-fi gratuito é rápido.

O local escolhido para a cafeteria fica localizado na avenida principal no bairro Morada de Laranjeiras. A escolha da localização é ideal por se um local com bastante movimentado e passagem constante pessoas tanto de moradores quanto do comercio local, dia e noite, durante a semana e nos finais de semana.

O plano de negócios proposto planejará a sua estratégia de marketing e também verificará a viabilidade financeira considerando os aspectos de custo e de receita deste projeto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.8 Kb)   pdf (156.6 Kb)   docx (48.5 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com