TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano De Negocios Cafeteria

Dissertações: Plano De Negocios Cafeteria. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/4/2014  •  400 Palavras (2 Páginas)  •  1.000 Visualizações

Página 1 de 2

5 PLANO DE NEGÓCIOS

Através da revisão da bibliografia pretende-se identificar os conceitos e técnicas que serão aplicados na abordagem do trabalho com o objetivo de torná-lo mais embasado e estruturado do ponto de vista acadêmico.

De acordo com DORNELAS (2001), o plano de negócio é “(...) um documento usado para descrever um empreendimento e o modelo de negócio que sustentem a empresa. Sua elaboração envolve um processo de aprendizagem e autoconhecimento, e, ainda, permite ao empreendedor situar- se no seu ambiente de negócios. ”O plano de negócios não é algo rígido e como cada negócio possui suas peculiaridades, ele deve ser consistente com a realidade do mercado e contexto que a empresa se encontra. Logo, ele deve atender a uma estrutura lógica mínima que, no caso desse trabalho segue a mesma proposta que DORNELAS (2001), mas com algumas adaptações.

Ainda, de acordo com HISRICH (2009) o plano de negócios “(...) é um documento preparado pelo empreendedor em que são escritos todos os elementos externos e internos relevantes para o início de um novo desenvolvimento. É com freqüência uma integração de planos, como os de marketing, de finanças, de produção e recursos humanos. (...) também aborda as tomadas de decisão de curto e longo prazo para os três primeiros anos de funcionamento do empreendimento. Desse modo, o plano de negócio – ou, como às vezes é chamado, o plano de jogo ou “mapa da estrada” – responde às questões: onde estou agora? Para onde estou indo? Como chegarei lá? ” A abordagem de HISRICH (2009)do “mapa da estrada” faz o empreendedor ter em mente que qualquer decisão tomada dentro da empresa deve estar baseada no plano, como se a firma estivesse tentando chegar em algum ponto e a cada parte do caminho o mapa deve ser consultado para atingi-lo.

5.1 PLANO DE MARKETING

O plano de marketing é uma das partes mais importantes e serve de base principal para o “mapa do jogo” que será construído com os outros planos

11

12

uma vez que descreve como os produtos ou serviços serão distribuídos, cotados, e promovidos. Ademais, de acordo com HISRICH (2009) nessa parte devem ser descritas evidências da pesquisa de marketing, para respaldar as decisões estratégicas críticas de marketing e para prever as vendas. Ainda de acordo com o mesmo autor, o plano de marketing deve ser uma exigência anual, mas monitorado semanal ou mensalmente, e deve ser visto como um roteiro para a tomada de decisões.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com