TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANO DE NEGÓCIOS DA EMPRESA PATETAS GOURMET

Por:   •  25/6/2020  •  Trabalho acadêmico  •  7.599 Palavras (31 Páginas)  •  263 Visualizações

Página 1 de 31

PLANO DE NEGÓCIOS DA EMPRESA PATETAS GOURMET

 

Barbara Hellen Teixeira Cardoso

Carolina Ferreira da Rocha

Leidi Dambros dos Santos

Michele Casagrande

Prof. Anilton Valnei de Aquino Junior

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Bacharelado em Administração (ADG0794) – Seminário Interdisciplinar

26/06/2019

Resumo

O presente artigo tem o objetivo de mostrar a importância do Plano de Negócio para o desenvolvimento e crescimento de um negócio, independente do seu tamanho. Assim como o plano de negócio, o empreendimento é muito importante e eficaz, pois o planejamento acaba se tornando uma ação obrigatória. O plano de negócio possibilita a análise de viabilidade do empreendimento antes de ser posto em prática, assim prevenindo futuros riscos e problemas que poderiam ser cometidos, ou evitados no mercado, e garantir o alcance dos objetivos impostos e aumentando a chance de sucesso no mercado que está cada dia mais competitivo. Toda empresa necessita de um Plano de Negócio, para ver seu sonho se tornar realidade. O crescimento e bom desenvolvimento do empreendimento é resultado de um bom planejamento e análise de viabilidade, que vai possibilitar uma visão mais ampla de como será o negócio futuramente. Com o plano de negócio realizado neste trabalho, será possível ter uma base de como funciona um empreendimento, suas necessidades, lucros, analise de mercado, pontos positivos, negativos e demais caracteres que fará grande diferença no tão sonhado negócio.

Palavras-chave: Empreendimento, Planejamento, Plano de Negócio

1 INTRODUÇÃO

O presente artigo tem como tema central o empreendedorismo em uma empresa e delimita-se na análise da importância do Plano de Negócios para a empresa em desenvolvimento que se enquadra no segmento alimentício.

É objeto desde estudo a criação da empresa Patetas Gourmet, que se localizará na cidade de Capão da Canoa, com nicho de mercado o ramo alimentício, que será fundada em 2019, por quatro sócias.

O empreendedorismo é de suma importância, pois é através dele que o empreendedor irá construir seus planos, identificar as oportunidades e chegar ao resultado esperado. Empreender é ter visão das oportunidades, fazer as coisas acontecerem transformando ideias em realidade, para produzir resultados concretos. Sendo assim surge o seguinte questionamento: Qual a importância do Plano de Negócios para a construção de uma nova empresa?

O objetivo geral deste artigo é compreender a importância do empreendedorismo para uma empresa em planejamento do segmento alimentício. Em convergência com o objetivo geral foram definidos os seguintes objetivos específicos: (a) identificar a importância do Plano de Negócios para o empreendedorismo, (b) verificar o mercado para o negócio a ser desenvolvido.

Este trabalho justifica-se em função de que a empresa bem como os futuros empreendedores necessitam entender a importância do espírito empreendedor que busca inovações para o mundo dos negócios, através de um Plano de Negócios bem elaborado que os norteiam a atingir os resultados esperados.

O texto é organizado da seguinte forma: na seção 2 é apresentado o Referencial Teórico que baliza a pesquisa, na seção 3 definimos os Materiais e Métodos; a seção 4 é dedicada aos Resultados e Discussão, e por fim na seção 5 apresentamos as Considerações Finais.

2 REFERENCIAL TEORICO

2.1 EMPREENDEDORISMO

Dornelas (2008) afirma que empreendedorismo é o envolvimento de pessoas e processos que transformam ideias em oportunidades levando a criação de negócios de sucesso.

Ainda segundo Dornelas (2007:11),

“Não existe um único tipo de empreendedor ou um modelo-padrão que possa ser identificado, apesar de várias pesquisas existentes sobre o tema terem como objetivo encontrar um estereótipo universal. Por isso é difícil rotulá-lo. Por outro lado, esse fato mostra que tornar-se empreendedor é algo que pode acontecer a qualquer um”.

 

Para Leite (2000), empreendedorismo é a criação de valor por pessoas e organizações trabalhando juntas para implementar uma ideia por meio da aplicação da criatividade, capacidade de transformar e o desejo de tomar aquilo que comumente se chamaria de risco.

Chiavenato (2012), diz ainda que o empreendedor é quem alavanca mudanças e transformações, é ele quem fareja, localiza e aproveita as oportunidades. É a pessoa que inicia ou dinamiza um negócio assumindo os riscos e responsabilidades e inovando continuamente.

        

Empreendedorismo é o processo de criar algo novo com valor, dedicando o tempo e o esforço necessários, assumindo os riscos financeiros, psíquicos e sociais correspondentes e recebendo as consequentes recompensas da satisfação e independência econômica e pessoal. (SEBRAE, 2007, p. 15).

O campo do empreendedorismo pode ser definido como aquele que estuda os empreendedores, examina suas atividades, características, efeitos sociais e econômicos e os métodos de suporte usados para facilitar a expressão da atividade empreendedora (FILION, 1999).

De acordo com o autor, o empreendedorismo é um assunto que pouco atrai os especialistas.

Ainda citando Filion (1999), mais de mil publicações surgem anualmente no campo do empreendedorismo, em mais de 50 conferências e 25 publicações especializadas.

Um dos conceitos mais utilizados é do economista moderno Joseph Schumpeter: “o empreendedor é aquele que destrói a ordem econômica existente pela introdução de novos produtos e serviços, pela criação de novas formas de organização ou pela exploração de novos recursos e materiais”. (SCHUMPETER, 1982 citado por MENDES, 2009:29).

Segundo Sertek (2007, p. 84) “os empresários têm uma missão, bem definida, que é converter as necessidades de tipo social em oportunidade para gerar serviços e produtos que criem riquezas, isto é, agreguem valor a sociedade”.

A lucratividade não é a finalidade, mas sim o fator limitante da empresa comercial e da atividade empresarial. Lucrar não é a explanação, causa ou filosofia do comportamento empresarial e das decisões empresariais, mas é o teste de suas validades. (DRUCKER, 2002, p. 79)

Segundo Dornelas (2001), o movimento do empreendedorismo no Brasil começou a tomar forma na década de 1990 quando entidade como o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e Softex (Sociedade Brasileira para Exportação de Software) foram criadas. Os ambientes políticos e econômico não eram propícios, e o empreendedor praticamente não encontrava informações para auxiliá-lo na jornada empreendedora.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (44.7 Kb)   pdf (288.9 Kb)   docx (77.7 Kb)  
Continuar por mais 30 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com