TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano De Marketing Empresa De Refrigerantes

Artigos Científicos: Plano De Marketing Empresa De Refrigerantes. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/10/2014  •  5.607 Palavras (23 Páginas)  •  2.055 Visualizações

Página 1 de 23

INTRODUÇÃO

O mercado brasileiro de refrigerantes é fortemente concentrado, e devido a esta tendência, percebem-se evidentes diferenças de características entre as empresas que as compõe. Diante disto, faz-se necessário estabelecer, ou melhor, distinguir o setor em sistemas, ou grupos de empresas: (1º) grandes corporações multinacionais, formado pelo sistema Coca-Cola Brasil, AmBev e Brasil Kirin, todas com grande capital com participação internacional, que juntas reúnem cerca de 90% do faturamento do setor; (2º) grandes empresas, formado por 15 firmas, aproximadamente. Em suma, não estão vinculadas a nenhum grande grupo de caráter multinacional e; (3º) pequenas empresas regionais, este, por sua vez, formam um grupo de cerca de 180 empresas, espalhadas por todo o território do país. O mercado brasileiro de refrigerantes é o terceiro em nível mundial, apresenta um amplo potencial de crescimento, em função do baixo volume de consumo per capita se comparado aos países que possuem as maiores demandas de refrigerantes do mundo. A má distribuição de renda do País restringe esse mercado ao inibir o consumo de uma significante parcela da população brasileira.

Fundada em 1980 a Holtz é totalmente brasileira, a história dos Refrigerantes Holtz confunde-se com a saga de inúmeros imigrantes que vieram ao Brasil em busca de melhores oportunidades. Em 30 de setembro de 1935, Franz Holtz e sua família emigraram para o Brasil, vieram para o Sul do país em Joinvile – SC. Começaram a produção dos refrigerantes na firma Holtz Filho, fundada pelo filho de Franz, um jovem de apenas de 17 anos, Wagner Holtz, em 1945 a firma Holtz Filho passou a se chamar Refrigerantes Holtz. A partir disso a empresa vem crescendo a cada ano.

Atualmente a empresa tem em sua linha de produção refrigerantes de maça, framboesa, abacaxi, uva, limão e laranja e tuti-frutti, além de água mineral, água de cocô e energético. Atendem todo o Sul do país (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul). Com objetivo sempre centrado na qualidade e com rigoroso controle de fornecedores a empresa possui hoje capacidade de fabricação de 20 milhões de litros/mês, com uma moderna tecnologia equiparada as melhores fábricas brasileiras e mundiais. Os produtos da marca são encontrados nos principais varejos (mercados, padarias, restaurantes, supermercados e hipermercados).

Para 2015 a empresa estima aumentar sua participação no Market Share no Sul do país com seus produtos já estabelecidos, bem como ingressar no mercado de refrigerantes “Cola” brigando com os grandes na classe A e B, tendo como ponto forte, qualidade e preço. Além destes, outro principal objetivo da empresa para 2015 é entrar com seu produto estrela, o refrigerante a base cola na região Sudeste do país (São Paulo Capital e interior). O estimado é vender 3 milhões de litros/mês do refrigerante em 2015 nesta região. Apenas com embalagens pet (2lt, 1,5lt, e 1lt).

Nossa meta para o final de 2015 é que com este Plano de Vendas para a Refrigerantes Holtz, a empresa deixe o grupo 3, e passe para o grupo 2, que são as grandes firmas do mercado. Sabemos que um planejamento estratégico é eficaz quando aplicado e conduzido com eficiência, por isso, poderemos acompanhar ao longo deste, os detalhes e a explanação completa para que a empresa alcance todas as metas e objetivos.

INSERÇÃO DO REFRIGERANTE A BASE COLA NA REGIÃO SUDESTE

1.1. Relatório Estado de São Paulo

São Paulo é um município brasileiro, capital do estado de São Paulo e principal centro financeiro, corporativo e mercantil da América do Sul. É a cidade mais populosa do Brasil, do Continente Americano, da lusofonia e de todo o Hemisfério Sul, e a cidade brasileira mais influente no cenário global, sendo considerada a 14ª cidade mais globalizada do planeta. O lema da cidade, presente em seu brasão oficial, é "Non ducor, duco", frase latina que significa "Não sou conduzido, conduzo".

Fundada em 1554 por padres jesuítas, a cidade é mundialmente conhecida e exerce significativa influência nacional e internacional, seja do ponto de vista cultural, econômico ou político. Conta com importantes monumentos, parques e museus.

O município possui o 10º maior PIB do mundo, representando, isoladamente, 11,5% de todo o PIB brasileiro10 e 36% de toda a produção de bens e serviços do estado de São Paulo, sendo sede de 63% das multinacionais estabelecidas no Brasil, além de ter sido responsável por 28% de toda a produção científica nacional em 2005. A cidade também é a sede da Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros de São Paulo (BM&FBovespa), a segunda maior bolsa de valores do mundo em valor de mercado. São Paulo também concentra muitos dos edifícios mais altos do Brasil, como os edifícios Mirante do Vale, Itália, Altino Arantes, a Torre Norte, entre outros.

São Paulo é a sétima cidade mais populosa do planeta e sua região metropolitana, com cerca de 20 milhões de habitantes, é a oitava maior aglomeração urbana do mundo. Regiões ao redor da Grande São Paulo também são metrópoles, como Campinas, Baixada Santista e Vale do Paraíba; além de outras cidades próximas, que compreendem aglomerações urbanas em processo de conturbação, como Sorocaba e Jundiaí. Esse complexo de metrópoles — o chamado Complexo Metropolitano Expandido — ultrapassa 30 milhões de habitantes (cerca de 75% da população do estado) e forma a primeira megalópole do hemisfério sul.

As estações do ano são relativamente bem definidas: o inverno é ameno e subseco, e o verão, moderadamente quente e chuvoso. Outono e primavera são estações de transição. Geadas ocorrem esporadicamente em regiões mais afastadas do centro, e em invernos rigorosos, em boa parte do município. São Paulo destaca-se mais como uma cidade marcada pelo turismo de negócios que pelo turismo recreativo. Grandes redes de hotéis cujo público-alvo é o corporativo estão instaladas na cidade e possuem filiais espalhadas em várias das suas centralidades. Toda a infraestrutura para eventos da cidade faz com que ela seja sede de 75% principais feiras do país. Dentre as principais, estão o Salão do Automóvel de São Paulo, a Couromoda e a Francal, entre outras. A cidade ainda promove uma das mais importantes semanas de moda do mundo, a São Paulo Fashion Week, sendo um dos principais centros geradores de tendências em

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.3 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com