TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANO INTERDISCPLINAR DE AÇÃO PREVENTIVA MUIRAQUITÃ AUTO PEÇAS

Por:   •  20/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.748 Palavras (11 Páginas)  •  326 Visualizações

Página 1 de 11

UNIVERSIDADE PAULISTA

UNIP

PLANO INTERDISCPLINAR DE AÇÃO PREVENTIVA

MUIRAQUITÃ AUTO PEÇAS

Santarém - Pará 27 de abril de 2016

UNIVERSIDADE PAULISTA

UNIP

Acadêmicos:

Adenilson Garcon da Silva

Andrêssa Vieira de Araujo

Erison da Luz Silva

Geane prata neves

Izabela Brandão Machado

Jacqueline Rego Amaral

Mayka Suanne Santos Cota

Barbara Savino

Carlos Henrique

Dilcilene

Maria Veronica

Camila Castro

Marciane Ferreira

Dorielma

Nayra Villena

Neilane

Santarém-Pará 16 de Maio de 2016

DADOS DA EMPRESA

  1. INTRODUÇÃO

  1. APRESENTAÇÃO GERAL DO PROJETO PLANO INTERDISCIPLINAR DE AÇÃO PREVENTIVA ORGANIZACIONAL

Atualmente, as organizações, em todos os aspectos, convivem em um ambiente ágil e dinâmico, onde mudanças e inovações nos processos e estratégias de negócios são constantes e necessárias para a continuidade no mercado (KAPLAN e NORTON, 1997) por isso o cenário de interesses organizacionais encontra-se envolto em temas como gestão do conhecimento, valorização do fator humano, planejamento e controle do ambiente organizacional.

Pensando nisso, as empresas para manterem-se competitivas e sobreviverem às constantes mudanças do mercado, devem identificar e entender os novos desafios que surgem e que exigem o desenvolvimento de um novo quadro conceitual e analítico, permitindo captar, mensurar e avaliar os elementos que são determinantes nessa nova evolução da era organizacional (LASTRES et al, 2002). Diante dessa realidade surge a necessidade de criação de medidas para o acompanhamento dos resultados das decisões estratégicas, sendo este um aspecto cuja importância tem se tornado de especial interesse para as empresas: o Plano de Ação Preventiva Organizacional.

Este Plano de Ação é de fundamental importância, uma vez que a mensuração do desempenho organizacional tornou-se uma realidade de mercado e para sua aplicação é necessário que as empresas sejam capazes de traduzir sua missão e estratégia de negócio em objetivos e medidas tangíveis (KAPLAN e NORTON, 1997). Por isso, o Plano de Ação Preventiva Organizacional corrobora para que as medidas de desempenho utilizadas pelas organizações sejam capazes de auxiliar na implantação de estratégias de melhoria e no atendimento de todas as suas necessidades antes mesmo que elas suscitem resultados negativos à organização.

Os desafios do cenário organizacional contemporâneo trazem a necessidade de estratégias voltadas para o desenvolvimento da capacidade de medir e acompanhar o desempenho organizacional que compreende desde atrair novos negócios, e até mesmo aumentar a sua rede de networking. Portanto, qualquer organização apresenta necessidades da utilização de mecanismos que auxiliem a gestão na medição de desempenho e na busca de posicionamento competitivo no mercado, principalmente em um cenário de crise econômica, quando há dificuldades em conseguir a sustentabilidade desejada, necessidades de estruturas organizacionais diferenciadas e uma adequação de estratégias para a sua sobrevivência.

Para superar esses desafios, que podem ameaçar sua existência e sua eficiência administrativa, as organizações têm que trabalhar através de redes; identificar claramente produtos, áreas de atuação e clientes; compartilhar ou dividir mercados; criar mecanismos mais eficazes de controle que possibilitem avaliar o impacto das ações executadas; e ganhar maior visibilidade perante a sociedade, divulgando o produto do trabalho realizado (FEICHAS, 1995).

A problemática deste estudo se dá devido o atual contexto de mudanças sociais, políticas, econômicas e tecnológicas que têm levado as organizações a enfrentarem o desafio permanente de adequação às novas exigências do mercado global. Isto tem gerado revisões e atualizações constantes no ambiente organizacional, pois o foco passa a ser mudar para competir e inovar para sobreviver (MINTZBERG e QUINN, 2001). Assim, tem-se a seguinte pergunta questão: Como manter a competitividade de uma empresa em um cenário de crise, no qual há a iminente previsão de falência devido à ausência de planos estratégicos preventivos e do controle organizacional de finanças e relatórios contábeis que servem de auxílio à gestão?

  1. OBJETIVOS

  1. Objetivo geral

O objetivo geral desta pesquisa é realizar análise para gerar diagnóstico organizacional e ação preventiva, utilizando-se da Matriz SWOT, na empresa Muiraquitã Auto Peças.

  1. Objetivos específicos

Para alcançar o objetivo geral, definiram-se pelo menos três objetivos específicos, são eles:

  • Fazer um levantamento bibliográfico sobre os conceitos contemporâneos que cercam as definições de ‘’ planejamento estratégico’’, ‘’ação preventiva’’ e ‘’Matriz de Análise SWOT’’;
  • Traçar um plano de análise da empresa, elencando pelo menos três pontos de evidenciação em cada dimensão da Matriz SWOT; e,
  • Propor melhorias nos possíveis pontos negativos a serem observados.

  1. JUSTIFICATIVA

A pesquisa justifica-se, do ponto de vista acadêmico, pela contribuição de sobremaneira para inserir esse estudo no rol das pesquisas sobre análise e diagnóstico organizacional, produzindo conteúdo sobre a experiência com o tema. A contribuição científica justifica-se pela colaboração prática dos exemplos a serem citados no diagnóstico estratégico, uma vez que fomentarão novas ideias de planejamento e inserção de objetivos que poderão, no futuro, servir de alternativas para a solução de problemas financeiros em um prazo mais curto. É notório que problemas precisam ser resolvidos, porem e necessário primeiramente, listar quais os problemas, as prioridades e enumerar o que viria a ser mais urgente. E necessário lembrar que os erros cometidos passados já não serão mais admitidos, pois buscamos a reestruturação da empresa. O fato do empreendimento não está em uma situação favorável, não desanima, pois é necessário que o administrador estabeleça metas para organizar, planejar e controlar atividades na organização para que eventuais situações não ocorram mais. Dornellas (2005, p.160) “Os objetivos são resultados abrangentes com os quais a empresa assume um compromisso definitivo. Devem ser ousados, levando a empresa a um esforço a cima do norma, buscando a superação. Ou seja, á a contribuição do estudo do ponto de vista organizacional, é a garantia de uma visão de sucesso para a administração mesmo em um cenário de crise; mostrando que se faz possível analisar através das matrizes o desempenho da organização para que se possa fomentar a capacidade de adaptação às mudanças de ambiente, antecipando-se às possíveis ameaças. Com essas atitudes, a organização terá a possibilidade de realizar seus projetos de maneira proativa, estabelecendo um planejamento e definindo metas é essencial para qualquer negócio, ou seja, gerar renda para que possa arcar com seus gastos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.7 Kb)   pdf (227.4 Kb)   docx (20.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com