TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano de Manutenção Preventiva de uma Misturadeira

Por:   •  28/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.910 Palavras (12 Páginas)  •  299 Visualizações

Página 1 de 12

 

 

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL – UFMS

FACULDADE DE ENGENHARIAS, ARQUITETURA E URBANISMO E GEOGRAFIA – FAENG

 

 

Alessandro da Silva Barbosa

Arthur Maximilliano Nogueira Lima

Danieli Biagi Vilela

Laura Okishima Duarte

Luana de Carvalho dos Santos

Marina Gutierrez Bispo da Silva

 

 

PLANO DE MANUTENÇÃO PREVENTIVA DE UMA MISTURADEIRA DE MASSA 

 

 

 

 

 

 

 

 

Campo Grande, 2017

Alessandro da Silva Barbosa

Arthur Maximilliano Nogueira Lima

Danieli Biagi Vilela

Laura Okishima Duarte

Luana de Carvalho dos Santos

Marina Gutierrez Bispo da Silva

 

 

 

 

 

PLANO DE MANUTENÇÃO PREVENTIVA DE UMA MISTURADEIRA DE MASSA 

 

Relatório técnico apresentado como requisito parcial para obtenção de aprovação na disciplina         Práticas         em         Engenharia         de Produção IV, no Curso de Engenharia de Produção, na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Prof. Dr. Alexandre Meira de Vasconcelos,

Prof. Ma. Andrea Romero Karmouche, Prof. Me. Caio Victor Fernandes dos Santos

 

Campo Grande, 2017

RESUMO

 

Nesse trabalho realizou-se um plano de manutenção preventiva para a máquina misturadeira de massa, modelo MMS-50I-N 127V SKYMSEN, utilizada no processo de mistura da carne moída com toucinho e temperos, na fábrica de linguiças industrializadas. O objetivo é detalhar as atividades de manutenção deste equipamento, o que deve ser feito, porque funcionário, de que forma, sobre quais condições, em que lugares específicos da máquina e com que frequência. Para essas operações, sempre se deve respeitar as normas e recomendações de segurança das normativas e do fabricante. Foram feitas pesquisas para o levantamento de maiores detalhes da ficha técnica, dos componentes da máquina e suas necessidades de manutenção. Observou-se que, embora a primeira vista seja uma máquina simples, de manutenção descomplicada, um plano de manutenção completo exige o cumprimento de várias etapas e regras de execução, que culminará na prolongação da vida útil e na confiabilidade da máquina e garantirá maior segurança para os operadores e para o processo como um todo.  

 

 

Palavras-chave: Manutenção, preventiva, misturadeira, plano.  

 

SUMÁRIO

 

 

1  INTRODUÇÃO        5

2  DESENVOLVIMENTO        6

2.1  FICHA TÉCNICA – MISTURADEIRA DE MASSA        6

2.2  MANUTENÇÃO, INSPEÇÃO, PREPARAÇÃO, AJUSTES E REPAROS        

2.2.1  Inspeção de Rotina        10

2.2.2  Ajustes e Limpeza        11

2.2.3  Manuais        12

2.3  PLANO DE MANUTENÇÃO        13

3  CONCLUSÃO        16

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        17

                 8

 


  1. INTRODUÇÃO

 

Dentro da proposta da disciplina foi apresentada a relação de equipamentos e quantidades necessárias para a realização das operações no frigorífico e outros equipamentos importantes para o funcionamento adequado das atividades como um todo, incluindo-se equipamentos que auxiliassem no funcionamento de outros.  

Com a conclusão dessa etapa, elaborou-se um plano de manutenção considerando-se o planejamento e controle das operações, bem como as condições de funcionamento e conservação dos equipamentos. Existem vários tipos de manutenção, algumas com enfoque nos aspectos preventivos, enquanto outras em aspectos corretivos de determinada atividade.  

Gusmão (2003) define manutenção como um conjunto de atividades direcionadas para garantir, ao menor custo possível, a máxima disponibilidade do equipamento para a produção, na sua máxima capacidade, prevenindo a ocorrência de falhas, identificando e sanando as causas do desempenho deficiente dos equipamentos. De forma similar, Araújo e Santos (2004), por sua vez, a definem como um trabalho de prevenção contra defeitos que possam originar a parada ou um baixo rendimento dos equipamentos em operação.  

O equipamento utilizado para este estudo é a misturadeira de massa, modelo MMS-50I-N 127V SKYMSEN, na qual estão concentrados esforços de manutenção preventiva. Entre algumas atividades e ações a serem rotineiramente verificadas na fábrica incluem-se acompanhar se os operadores estão aptos a trabalhar com o equipamento, fornecer informações claras relativas à segurança em todas as fases de utilização do mesmo. Fornecer orientações precisas de como se proceder na limpeza do equipamento e disposições quanto à segurança e prevenção de acidentes, entre elas a de sempre verificar a tensão da correia e atentar para não colocar os dedos entre elas e as engrenagens.

 

  1. DESENVOLVIMENTO

 

  1. FICHA TÉCNICA – MISTURADEIRA DE MASSA

 

Figura 1 – Misturadeira de massa

[pic 1] 

Fonte: Manual de Instrução – MMS-50I-N (2011).

 

  1. – Descrição: A misturadeira de massa (usualmente chamada de misturador) é utilizada para misturar de maneira homogênea as carnes e temperos proporcionando sabor.
  2. – Indicação: Com rendimento de 600kg/h a máquina é recomendada para empresas de médio/grande porte.  
  3. – Instalação e utilização: A máquina foi desenvolvida para atuar em 127/220V, deve ser instalada em superfícies niveladas, não derrapante e apenas pessoas qualificadas e/ou experientes devem fazer a instalação.

 

  1. – Dados técnicos:

[pic 2] 

Fonte: Manual de Instrução – MMS-50I-N (2011).

 

  1. – Segurança:
  1. – Evitar Choque Elétrico: Desconecte o equipamento da tomada quando não estiver em uso, antes de limpar ou quando estiver em manutenção. Não utilize a máquina com roupas molhadas ou com o pé em contato direto com o chão. Não utilize equipamentos com plugue ou cabo desconectado e não permita que o cabo de força permaneça na borda da mesa ou balcão ou que toque superfícies quentes.
  2. – Prevenção de acidentes: Invista em treinamento e procedimentos para alertar e ensinar colaboradores dos riscos que envolvem a utilização da máquina. Alertas como cartazes também podem servir de auxílio na segurança da equipe que manuseia a máquina.  
  1. – Limpeza: A limpeza deve ser constante, antes de depois do processo. Utilize agua quente e sabão próprio para limpeza de cozinha e depois pode-se passar um pano limpo e seco, na arte externa um pano úmido auxilia na limpeza e por fim um pano seco para secar.
  2. – Material: Inox. 
  3. – Modelo: MMS-50I-N 127V SKYMSEN. 
  4. – Referências normativas:

NORMA REGULAMENTADORA - NR-12 CONFORME PORTARIA N°197, DE DEZEMBRO DE 2010.

NORMA BRASILEIRA ABNT NBR NM 60335-1.

IEC60335-2-64.

Revisado em 29/01/2017.

 

  1. MANUTENÇÃO, INSPEÇÃO, PREPARAÇÃO, AJUSTES E REPAROS

 

Conforme a Norma Regulamentadora 12, a manutenção preventiva em máquinas e equipamentos deve ocorrer na forma e periodicidade determinada pelo fabricante, seguindo as normas técnicas oficiais nacionais vigentes e, na falta destas, as normas técnicas internacionais. Sendo assim, é rigidamente indispensável realizar avaliação e medidas de controle de riscos ergonômicos e de acidentes. Com isso, as manutenções preventivas devem ser objeto de planejamento e gerenciamento efetuado por profissional legalmente habilitado.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.8 Kb)   pdf (271 Kb)   docx (112.5 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com