TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano De Negocio 4.1 Auto Escola

Pesquisas Acadêmicas: Plano De Negocio 4.1 Auto Escola. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/9/2013  •  1.727 Palavras (7 Páginas)  •  842 Visualizações

Página 1 de 7

Bem vindo Googler! Se esta página for útil, você pode querer subscrever nosso RSS feed para atualizações diárias.

Auto EscolaPara quem pretende montar uma autoescola, ou centro de formação de condutores (CFC) e não sabe por onde começar, inicie com uma consulta ao Departamento Nacional de Trânsito, Denatran, lá o interessado vai se inteirar das exigências com relação às instalações, veículos necessários, espaço físico exigido, e etc.

Hoje em dia, muita gente tem carro devido às facilidades de crédito oferecidas pelo setor automobilístico. As pessoas saem da agência ou concessionária com um carro zero sem ter quase nada no bolso, pagando o bem recém-adquirido em suaves prestações a perder de vista. Mas o que isso significa dizer? Simplesmente que existe mercado para abertura de autoescola, já que a demanda por automóveis inclui, consequentemente, pessoas que precisam tirar carteira de habilitação. Além disso, com a legislação de trânsito mais rigorosa, muita gente está voltando à autoescola por diversos motivos.

Mercado para montar uma autoescola

Infelizmente, o ramo de autoescolas é bem concorrido nas grandes capitais brasileiras, por isso é é preciso ter um diferencial para chamar atenção dos possíveis clientes. Mas como então marcar o seu espaço em um mercado que tem bastante empresas do ramo? Por meio de instrutores competentes, que saibam orientar muito bem os alunos, que tenham bastante conhecimento sobre o próprio trabalho, além de uma frota em perfeitas condições de uso.

Se o empreendedor já esteve presente no ramo de atividade, seja qual cargo for, não se pode imaginar que tem todas as informações em mãos, por isso, faça visita ao maior número de autoescolas possível, que tenha contato tanto com os donos como empregados. Esta é a melhor forma de aprender um pouco mais sobre este empreendimento e saber as diversas nuances sobre o setor e as dificuldades existentes. É preciso pesquisar profundamente e o resultado disso é um composto de ideias sobre como será a futura nova autoescola.

Pense na localização dela, na obtenção de clientes, na colocação no mercado em plena concorrência ou não dependendo do lugar onde abrirá, na operacionalidade da empresa, na equipe, no formato de gestão, se existe potenciais clientes, se tem dinheiro em caixa para investir e se essa atividade tem a ver com a personalidade de quem vai empreender. Respondendo a essas perguntas será possível ter uma visão mínima de condições reais de tirar os planos do papel e colocá-los em prática. Com essas respostas, será possível fazer um planejamento prévio do negócio.

O plano de negócio é o projeto do empreendimento em que cada uma das respostas obtidas deve ser trabalhada da forma mais detalhada possível. Por exemplo, o formato da empresa, a localização dela, quais serviços serão oferecidos, como eles serão prestados, quais serão os diferenciais e benefícios dela, quem será a clientela e onde ela está, qual será a função dos responsáveis pela empresa, como será o empreendimento, qual o preço será cobrado, qual resultado desejado, qual o investimento será feito e se haverá sócios dividindo os valores iniciais a serem gastos devem ser colocados no papel e respondidos sistematicamente.

Como funciona uma autoescola

Você pode ter sido aluno de uma autoescola, mas com certeza ser dono é bem diferente. O nome usado nos dias de hoje para as autoescolas é Centro de Formação de Condutores (CFCs). O registro para que ele possa funcionar é expedido pelo órgão de trânsito que jurisdiciona a área onde haverá o empreendimento.

Existe uma classificação dos centros, que poderão oferecer aulas teórico-técnicas ou somente práticas ou ambas, porém, é preciso definir a área de atuação e registrá-la conforme a atividade que exercerá. As categorias para as autoescolas são “A” , para as que oferecem ensino teórico-técnico, “B” para aulas práticas de direção e “A/B” para ensino teórico-técnico e de prática de direção.

Os interessados em registrar a autoescola deverão redigir e levar ao diretor da unidade circunscricional, (Detran do estado pretendido) uma carta de intenção de registro indicando a categoria escolhida e localização do empreendimento. Assim, haverá uma vistoria para ver se o empreendedor tem requisitos para poder ter uma autoescola.

Essas exigências são as seguintes: ter uma diretoria de ensino com instrutores capacitados pelas Controladorias Regionais de Trânsito; estar subordinado a uma razão social; atender os requisitos didáticas, de higiene, segurança e conforto; ter aparelhagem técnica para que as aulas teórico-técnicas ocorram e ter meios complementares de ensino, ter automóveis com o máximo de oito anos de fabricação e os veículos deverão ter duplo comando de freios.

Da mesma maneira que existe uma concorrência acirrada no setor, existe também muita demanda. Faça uma análise detalhada do mercado concorrente, localização, preços, serviços oferecidos, etc. Analisar seu público-alvo é muito importante para começar a traçar estratégias de marketing e atuação de mercado, fatores como idade, renda, condição financeira, contarão bastante.

Localização ideal da autoescola

Para alugar um imóvel que vá servir para a autoescola, é preciso verificar se ele atende as pretensões do empreendedor, se existe espaço para uma instalação que ofereça bem-estar, se a vizinhança é compatível com o tipo de público pretendido a ser cliente, se conta com serviços como esgoto, telefone, internet a cabo ou wireless, luz e água. É importante levar em conta também se é de fácil acesso tanto para os que andam em transporte público como aqueles que possuem carro.

Esteja em locais de grande trânsito e fácil acesso, bem como próximo a ruas tranquilas para que os alunos possam chegar nelas de forma prática para os testes mais avançados, como de estacionamento. Tenha uma boa sinalização na rua para ser encontrado, que pode ser por meio de outdoor, banners ou faixas na sua fachada informando que seu empreendimento já está em funcionamento. Estar em avenidas principais é o ideal, mas nem sempre é possível encontrar um imóvel tão bem localizado, então a dica é optar por vias paralelas, mas com muitos passantes também.

Outras dicas são também a verificação se o local sofre com enchentes, se está em uma zona de risco. Para isso, pergunte a quem mora perto. Veja se o imóvel está com a documentação em dia com a prefeitura, verifique a planta dele e confira se foi feita alguma obra posterior que tenha modificado a planta inicial. Ainda com a prefeitura,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com