TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINAS

Por:   •  14/10/2020  •  Trabalho acadêmico  •  773 Palavras (4 Páginas)  •  133 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINAS

Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

Coordenadoria Geral de Pós-Graduação

Coordenadoria de Especialização


MBA em Gestão Estratégica de Projetos
Disciplina: Desafios da Sustentabilidade
Professora: Erica Dias
Aluno: Alberto Lucena Neto
R.A.: 20846747
Data: 15/09/2020

ATIVIDADE 4 – Programa de Logística Reversa Organizacional

         Esta atividade tem como objetivo relatar um caso de organização que possua um programa de Logística Reversa, analisando seus conceitos, exemplificando suas ações e seu panorama de atuação, como o funcionamento da ação, área de atuação, seus parceiros envolvidos, inovação e seus impactos diretos no meio ambiente. Para que seja possível inicializar essa análise, deve-se selecionar uma organização que possua participação neste tipo de programa mencionado anteriormente. Portanto, a companhia a ser analisada é a Bridgestone do Brasil Ltda., empresa multinacional do setor automotivo, atuante no segmento de pneus, um produto de alto impacto ambiental.

        Inicialmente, para que seja possível contextualizar a atividade no que compete o conceito de Logística Reversa, utilizando como referência o Art. 3º da Lei 12.305/2010 sobre Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) [1], define-se o conceito de Logística Reversa como
“Instrumento de desenvolvimento econômico e social caracterizado por um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação final ambientalmente adequada”. Sendo assim, para que seja possível descrever a ação do conceito em relação à área de atuação da Bridgestone, percebe-se que o processo de Logística Reversa para este tipo de produto destina-se ao recolhimento e destino adequado de pneus descartados (resíduos sólidos gerados a partir do consumo do produto), considerando o Ciclo de Vida do produto, analisando suas diferentes fases e etapas de consumo e destino. Ainda no quesito de contextualização, sabe-se que a Bridgestone, por se tratar de um fornecedor de produto de alto impacto ambiental, busca métodos de minimizar estes impactos no que compete os nichos de atuação sociais, econômicos e ambientais, reforçando seu compromisso com a sustentabilidade.

        De acordo com o Programa de Logística Reversa promovido pela
Bridgestone em parceria com a RECICLANIP (Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos), a proposta do programa é realizar o descarte consciente dos produtos para a prevenção de formação de montanhas de lixo inorgânico, promovendo a preservação do meio ambiente. Observa-se que o programa também conta com o apoio de órgãos a partir do licenciamento promovido junto à eles, a partir de estados do território nacional (Órgãos Ambientais Estaduais) e, principalmente, o Instituto Nacional do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA). Ainda no que compete a proposta do programa, observa-se que a atividade realizada consiste no recolhimento de pneus descartados, os quais são encaminhados para empresas de trituração e picotagem. O produto triturado pode ser destinado a diferentes sub-produtos ou processos, sendo reutilizados como, por exemplo, combustível alternativo em indústrias de cimento, matéria-prima na confecção de pisos, blocos e guias em substituição à brita, confecção de solados de sapatos, borracha para vedação e peças de reposição para indústria automobilística [2]. Ainda no que se trata sobre reutilização, observa-se também a sua influência no setor de recapagem, possibilitando o reaproveitamento de material inorgânico em processos de reparo de pneus. O pó de borracha residual do processo de reforma de pneus é utilizado como fonte de energia alternativa e também em quadras poli-esportivas, apresentando, portanto, diversos destinos aos sub-produtos e resíduos que podem ser extraídos a partir do processo de logística reversa para o produto.

        Portanto, pode-se concluir que o programa de Logística Reversa adotado pela companhia apresenta benefícios em prol da redução de resíduos sólidos descartados erroneamente, bem como o reaproveitamento e destinação de sub-produtos e resíduos gerados a partir do processo de picotagem e trituração dos produtos. O descarte correto e a coleta adequada de resíduos sólidos contribui com a redução de impactos ambientais, como a degradação da fauna e flora (levando em consideração o descarte de materiais inorgânicos com baixo índice de biodegradabilidade) e o acúmulo de materiais e resíduos sólidos provenientes do descarte incorreto destes materiais. O programa de Logística Reversa promove a coleta e destinação adequada dos produtos, além de possibilitar sua reutilização em outros produtos que utilizem dos mesmos materiais gerados a partir do resíduo dos processos de reciclagem e/ou compactação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (112.9 Kb)   docx (253.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com