TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

POSSIBILITAR UPGRADE NA PADARIA COM FOCO NA QUALIDADE TOTAL

Por:   •  15/3/2016  •  Artigo  •  402 Palavras (2 Páginas)  •  821 Visualizações

Página 1 de 2

As padarias são empresas com processos de fabricação bastante artesanais, elas chegam e se fixam no mercado sem qualquer profissionalismo, apegadas às tradições e resistentes às inovações tecnológicas.

Como o objetivo dos proprietários é dar upgrade na padaria focado na qualidade total, no intuito de atrair uma nova clientela sem afastar os cliente já conquistados, é necessário que façam alguns pré-requisitos como: um plano de negócios, para que consigam ter uma visão ampla sobre o mercado que estão inseridos; fazer a análise SWOT, para que identifiquem suas forças (localização), fraquezas (preço alto), oportunidades (fazer entregas a domicílio) e ameaças (outras padarias fazendo entregas no bairro). Modificar o layout da empresa também é uma boa pedida, ele deverá ser trabalhado visando o aproveitamento do espaço, favorecendo a circulação dos clientes.

No caso da Padaria que queria crescer, os proprietários buscam a implantação de uma gestão de qualidade em sua empresa, e para isso é de suma importância a implantação de Boas Práticas de Fabricação (BPF) e dos Procedimentos Operacionais Padronizados (POPs) que atenderá as exigências legais e funcionará de maneira integrada ao sistema de gestão de qualidade.

O sistema de qualidade para esse caso pode ser implantado baseado na metodologia do clico PDCA, que tem por objetivo a melhoria continua das etapas de um processo.

[pic 1]

Para realizar as melhorias poderiam ser usadas as seguintes ferramentas: o benchmarking (processo de avaliação da empresa em relação à concorrência, comparando produtos, serviços e práticas empresariais) e o programa 5S’s (programa de gestão de qualidade empresarial desenvolvido no Japão que visa aperfeiçoar aspectos como organização, limpeza e padronização). A principal vantagem do programa 5s é a facilidade que ele tem de provocar mudanças comportamentais em todos os setores das empresas.

Depois de analisadas as condições da empresa os donos devem estudar as necessidades de sua possível clientela, pensando em atrair novos clientes; elaborar uma estratégia de mercado, visando o que fazer para que as pessoas frequentem a padaria; fazer uma boa divulgação da empresa e produtos ofertados; comprar maquinas modernas; oferecer serviços especiais; montar um espaço para conveniência; depois que atrair os clientes é necessário que façam estratégias que prendam a atenção do cliente e façam que eles voltem mais vezes; capacitar os funcionários e assim mostrar que sua equipe é bem treinada para oferecer qualquer suporte aos seus clientes; monte um sistema de elogios e críticas, lembrando que todo o investimento foi para satisfazer as necessidades dos clientes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (83.9 Kb)   docx (38 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com