TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRINCIPAIS ATRIBUIÇÕES E DESAFIOS DE UM GESTOR EM SAÚDE PÚBLICA NO SÉCULO XXI: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Por:   •  6/4/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.534 Palavras (7 Páginas)  •  246 Visualizações

Página 1 de 7

PRINCIPAIS ATRIBUIÇÕES E DESAFIOS DE UM GESTOR EM SAÚDE PÚBLICA NO SÉCULO XXI: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Projeto de Pesquisa apresentado ao Curso de Bacharelado em administração pública como requisito parcial à aprovação na Disciplina Metodologia da Pesquisa.

PONTES E LACERDA MT

2015

  1. TÍTULO

Principais atribuições e desafios de um Gestor em Saúde Pública no século XXI: Uma revisão bibliográfica.


  1. TEMA

Este projeto introduz um estudo acerca dos desafios enfrentados pelo gestor de saúde ao desenvolver as suas funções.


  1. DELIMITAÇÃO DO TEMA

O estudo é delimitado a atuação do gestor de saúde.


  1. PROBLEMA

Levantou-se o seguinte questionamento para orientação desta pesquisa: Quais os desafios de um Gestor em Saúde Pública?

  1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Toda corporação possui um padrão de gestão, no qual promulga as basais crenças e estima desenvolvida pelos gestores. Esse modelo decorre na maioria das vezes do encargo constituído, resultando em um conjunto de normas e regras que orientam a maneira como a empresa será gerida.

O processo de gestão atua de diversas formas na realidade da organização, recebendo influência direta da sua filosofia. Sua função principal é dar suporte ao processo decisório, conforme aponta Pereira (2001, p. 28) “O processo de gestão deve assegurar que a dinâmica das decisões tomadas na empresa conduzam-na efetivamente ao cumprimento de sua missão, garantindo-lhe adaptabilidade e o equilíbrio necessário à sua continuidade”.

No caso da gestão hospitalar, de acordo com a Universidade Estácio de Sá (2006), busca-se administrar a área da saúde, desenvolvendo trabalhos de níveis analíticos e sistêmicos na administração dos hospitais, policlínicas e clínicas médicas através do planejamento integrado dos diferentes serviços, e ainda, com o uso das tecnologias adequadas.

O controle de gestão apresenta-se nesse cenário como instrumento importante uma vez que proporciona adaptações, independentemente do tamanho, ramo ou atividade das organizações.

Os hospitais, atualmente, tratam-se de organizações hospitalares e diferem das outras organizações por cuidar da saúde, consequentemente, da vida do ser humano, necessitando ser gerido de forma eficaz para o alcance de seus objetivos, versam em organizações complexas, que precisam de atenção.

Sob o ponto de vista de Schulz e Johnson (1976), a principal função de um hospital é proporcionar assistência aos pacientes, dando as devidas atenções para as dimensões que o envolvem, como as biológicas, psicológicas, sociais, ambientais, culturais e temporais, já estas dimensões influenciam em seu comportamento em relação à doença e ao tratamento.

As áreas funcionais dos hospitais exigem um funcionamento eficaz de todos os seus membros e grupos, tendo em vista que estas áreas se relacionam de maneira interdependente. Dalfior (2003) elucida que a estrutura hospitalar é caracterizada por uma extensa divisão de trabalho especializado que é realizado basicamente em equipe, necessitando de habilidade e esforços dos profissionais, provocando alta concentração de especialização com formas distintas.

Em um sistema hospitalar se integram vários subsistemas, que podem variar em número, complexidade e abrangência de acordo com o tipo e finalidade do hospital, atuando tanto na atenção direta ao paciente, quanto na indireta que consiste nas funções administrativas (SCHULZ e JOHNSON, 1976).

Assim, são de grande importância os elementos organizacionais para que haja uma gerência eficaz, que atenda as necessidades dos vários grupos operacionais da organização, buscando uma estrutura organizacional compatível com a realidade e especificidade do hospital, para tornar mais eficiente a prestação dos seus serviços.

Nesse contexto, tendo em vista a complexidade das organizações hospitalares, é essencial que estes gerenciem seus custos de forma eficiente, para o melhor desenvolvimento do hospital.

  1. OBJETIVOS

                

6.1 GERAL                

Identificar os principais desafios atribuídos ao gestor de saúde pública no desenvolvimento de suas funções.

6.2 ESPECÍFICOS        

  • Discorrer sobre liderança na gestão pública;
  • Averiguar as formas de trabalho em equipe na saúde pública;
  • Avaliar as consequências da escassez de recursos destinados à saúde.

  1. METODOLOGIA        

Será realizada uma revisão de literatura sistemática. A revisão de literatura consiste na busca em livros, revistas e artigos pelo embasamento teórico necessário, posicionando melhor o leitor acerca do tema abordado. Método, de acordo com Gil (2007, p. 26) é o caminho para se chegar a determinado fim e método científico são métodos intelectuais e técnicos, adotados para se atingir um conhecimento.

De acordo com Markoni e Lakatos (2006) a pesquisa bibliográfica tem como finalidade posicionar o leitor, o colocando em contato com tudo que foi escrito, dito ou filmado sobre determinado assunto.

A pesquisa pode ser considerada um procedimento formal com método de pensamento reflexivo que requer um tratamento técnico ou científico, e se constitui no caminho para se conhecer a realidade ou para descobrir verdades parciais. Significa muito mais do que apenas procurar a verdade, mas descobrir respostas para perguntas ou soluções para os problemas levantados, por meio do emprego de métodos científicos (MARKONI e LAKATOS, 2006 p. 14).

A pesquisa a ser apresentada neste estudo classifica-se como bibliográfica de natureza qualitativa, porquanto visa encontrar novas informações e relações para verificação e ampliação do conhecimento disponível sobre o assunto, partindo de questões e focos de interesse amplo. (GODOY, 1995).

O estudo apresenta características típicas da pesquisa qualitativa, apontadas por Merrian (1998), como:

  • O instrumento-chave na coleta e análise de dados é o pesquisador, responsável por realizar a ligação do fenômeno em questão com o ambiente real e complexo;
  • O processo de análise é fundamentalmente indutivo: os pesquisadores não se preocupam em buscar evidências que comprovem hipóteses definidas antes do início dos estudos. As abstrações se formam ou se consolidam a partir da investigação dos dados;
  • O estudo apresenta uma preocupação com o processo, e não simplesmente com os resultados e o produto, pois se verifica que o produto final é caracterizado por uma rica descrição do fenômeno.

Quanto aos objetivos do trabalho, trata-se de uma pesquisa Exploratória e Descritiva. De acordo com Gil (2007) a pesquisa Exploratória proporciona maior familiaridade com o problema, tendo em vista torná-lo mais explícito. A Descritiva tem como principal objetivo a descrição das características de determinadas populações ou fenômenos. Assim, através da metodologia citada, pretende-se chegar à resposta do problema levantado, bem como atingir os objetivos traçados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)   pdf (135.2 Kb)   docx (18 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com