TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROCEDIMENTOS ADMINISTRATIVOS ANÁLISE DE ARTIGOS

Tese: PROCEDIMENTOS ADMINISTRATIVOS ANÁLISE DE ARTIGOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/10/2014  •  Tese  •  731 Palavras (3 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 3

ETAPA 3 – PROCESSOS ADMINISTRATIVOS

ANALISE DOS ARTIGOS

Através da leitura dos artigos compreendemos alguns fatores indispensáveis em Processos Administrativos vejamos quais:

Inicialmente nos deparamos com um dos pilares da Administração, sendo ele a organização. A organização é vista como um fator indispensável para estruturar a empresa sendo subdivididas em três partes sendo elas a Especialização Vertical tendo com enfoque nos níveis de hierarquia e a Especialização Horizontal com enfoque nos departamentos e por Diferenciação onde é feita a divisão do trabalho organizacional. Assim nos levando a dois tipos de organização a centralizada onde as decisões são tomadas por poucos e sempre do nível superior ao inferior e a descentralizadas de maneira flexível com as decisões sendo tomadas de superiores a inferiores e vice-versa.

Outro recurso mencionado foi o PDCA, um termo que ajuda muito as empresas a se planejar, a fazer, a chegar e a agir, através do que chamamos de gestão de qualidade total, que leva em consideração todos os processos de inicialização a finalização de um produto ou serviço da empresa de maneira analítica para medir o grau de satisfação do cliente quanto à qualidade daquele bem, apontando se houve alguma falha quanto ao processo de criação do produto a forma de operação das tarefas, mostrando a maneira de como devemos reiniciar todo o ciclo do PDCA para que o erro inicial seja superado e assim sucessivamente voltando sempre para melhorias futuras e assim aprimorando a entidade.

Por meio do processo do PDCA fica visível outro pilar da administração conhecido como a direção.

A direção é um recurso de extrema importância para a empresa, pois a mostra claramente a associação da produtividade com a tarefa dentre os componentes da empresa, assim sendo necessária a utilização de todos os fundamentos administrativos. Dando abertura a um espaço compreendido como liderança. Que por sua vez levará a organização ao seu fracasso caso haja falhas desde o planejamento a sua execução, ou ao seu crescente sucesso cabendo a ser feita e cobrada dentro da especialização e o know-how de quem lidera com a contribuição do PDCA.

Sabemos que há diversos estilos de direção, que variam com estilo de cada líder ou empresa esses estilos podem ser observados através das Teorias X, Y e Z.

Na Teoria X notamos que os perfis são mais tradicionais, onde os profissionais são mais acomodados, preferem ser dirigidos e não gostam de aceitar novos desafios, resistindo às novas mudanças, sendo subentendidos como profissionais autoritários. Já na Teoria Y os profissionais são de mente mais moderna, adoram as novas mudanças, são criativos, gostam de assumir novos desafios e responsabilidades são abertos, dinâmicos e participativos e fazem de uma pequena oportunidade como se fosse única para um meio de crescimento. Quanto a Teoria Z, observamos que os profissionais possuem um mesmo padrão da teoria Y, porém estão mais voltados aos valores pessoas sendo eles os recursos humanos como as suas crenças e em seus propósitos, buscando líderes com habilidade de bem comunicar, para que todos compreendam. Buscam um compromisso geral com a excelência e possuem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com