TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROCEDIMENTOS – DIAGNOSTICO E PLANO DE INTERVENÇÃO

Por:   •  29/8/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.911 Palavras (8 Páginas)  •  188 Visualizações

Página 1 de 8

                                        [pic 1]

                                                                   

FACULDADE ANHANGUERA – PÓLO JÚLIO DE CASTILHO

TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

DESAFIO PROFISSIONAL

CAMPO GRANDE

2018

        

        

         DESAFIO PROFISSIONAL

Trabalho apresentado ao Curso de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos do Centro de Educação a Distância – CEAD, Semipresencial da Universidade Anhanguera – UNIDERP, como requisito parcial para obtenção de nota nas disciplinas de Gestão de Pessoas, Técnicas de Administração de Pessoal, Técnicas de Recrutamento e Seleção, Saúde e Segurança no Trabalho.

Tutor a distância:

CAMPO GRANDE

2018


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO...............................................................................................................

4

PROCEDIMENTOS – DIAGNOSTICO E PLANO DE INTERVENÇÃO..................

5

CONSIDERAÇÕES FINAIS.........................................................................................

9

REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS............................................................................

9


INTRODUÇÃO

Este desafio profissional foi elaborado com o objetivo de desenvolver as competências e habilidades que constam nas Diretrizes Curriculares Nacionais que visam incentivar o desenvolvimento da capacidade empreendedora e da compreensão do processo tecnológico, em suas causas e efeitos. Possibilitar uma compreensão e avaliações dos aspectos sociais e das mudanças econômicas e ambientais que resultam da produção, promovendo também a capacidade de promover e acompanhar as mudanças nas condições trabalhistas.

A proposta deste desafio profissional consiste no diagnóstico e elaboração de um plano de ação que visa reestruturar os setores de Recursos Humanos e Jurídico da empresa fictícia: Catlog Ltda. Para a reestruturação destes setores será necessário desenvolver as seguintes competências e habilidade: planejar  e  executar  processos  de  recrutamento  e  seleção;  planejar  e executar  processos  de  remuneração,  benefícios;   compreender  a  legislação  e  gerenciar rotinas  de  pessoal;  promover  ações  para  a  gestão  de  carreiras;  identificar  e  propor políticas  de  saúde  e  qualidade  de  vida  no  trabalho;   compreender  a  cultura  e  gerenciar  o clima  organizacional;  e  capacidade  de  solucionar  problemas  de  forma  criativa  e inovadora.

1. PROCEDIMENTOS – DIAGNÓSTICO E  PLANO DE INTERVENÇÃO (REESTRUTURAÇÃO DE SETORES)

A empresa Catlog  Ltda é administrada pelo SR. Everson Santoro, que possui experiência na área a mais de 13 anos, porém, tem se deparado com problemas que estão pondo em risco a credibilidade da empresa que já está perdendo seu lugar no mercado. O problema principal relatado pelo administrador, que também é sócio proprietário da empresa, consiste na área de Recursos Humanos, a empresa tem perdido seus funcionários mais antigos que estão saindo em busca de novas oportunidades, além disso, houve um aumento de passivos trabalhistas na empresa.

Com o intuito de retomar o lugar da empresa do mercado, o administrador SR. Everson Santoro, contratou uma empresa para solucionar os atuais problemas e desenvolver soluções e procedimentos que visem melhorar as condições de trabalho e consequentemente os resultados da empresa. Foram diagnosticados problemas nas seguintes áreas:

Gestão de Pessoas: não existe comprometimento com o trabalho; funcionários desmotivados; conflitos internos entre funcionários e gestores.

Técnicas de Administração de Pessoas: não existe assessoramento jurídico para os negócios apenas para ações trabalhistas e eventuais processos; problemas com a folha de pagamento e setor de Recursos Humanos mal estruturado.

Recrutamento e Seleção: não existem parâmetros para as contratações; falta de treinamentos e palestras motivacionais; pessoas sem qualificação estão sendo contratadas;

Saúde e Segurança do Trabalho: Falta de treinamentos e parcerias (CIPA,SESMT); Equipamentos de EPIs não são fornecidos corretamente; falta conscientização para o uso dos EPIs e manuseio de materiais biológicos;

Relações Sindicais e Negociações Trabalhistas: não existe parceria da empresa com o sindicato; salários defasados; falta de suporte aos funcionários.

A Empresa de Gestão de Pessoas contratada, após ter diagnosticado os problemas procurou o SR. Everson Santoro e propôs a seguinte reestruturação dos setores jurídico e de recursos humanos:

Para a reestruturação do setor jurídico, é essencial que a empresa Catlog contrate uma empresa especializada para realizar o acompanhamento dos negócios da empresa, como os contratos com fornecedores e clientes, exercendo proatividade, evitando também o surgimento de ações e processos movidos contra a empresa, agindo de maneira integrada a mentalidade da empresa.

Para a reestruturação do setor de Recursos Humanos faz-se necessário estabelecer uma ordem para que o setor possa se restabelecer e trabalhar de forma eficiente e eficaz. Começando pelos profissionais que integram este setor, analisando se possuem ou não qualificação para as funções a que são designados. Promover cursos de capacitação e atualização de leis trabalhistas, de estratégia e avaliação de pessoas, administração de cargos e salários e de dinâmicas em grupo.

Realizar parceria com o sindicato a fim de proporcionar aos funcionários o amparo necessário, garantindo que seus direitos básicos sejam respeitados e exercidos, além de estabelecer e efetuar reajustes através das convenções e acordos coletivos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.2 Kb)   pdf (164.4 Kb)   docx (35.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com