TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diagnóstico Empresarial e Plano de Reestruturação da Empresa Contaq

Por:   •  14/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.626 Palavras (11 Páginas)  •  577 Visualizações

Página 1 de 11

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS
Instituto de Ciências Econômicas e Gerenciais
Curso de Administração

Arthur Lam

Bruno Costa Silveira

Hostton Guerzoni Saliba

Pedro Henrique Ferreira Nunes

Diagnóstico Empresarial e Plano de Reestruturação da Empresa Contaq

Belo Horizonte

2015

  1. Descrição Geral da Empresa

O grupo após discussão e analise de qual setor da economia gostaria de desenvolver o trabalho proposto, decidiu por optar pela empresa Contaq Abrasivos e Tintas Ltda, esta empresa atua no ramo de comércio de produtos específicos e tintas específicas para nichos de mercado, tendo seu foco de atendimento de mercado a região metropolitana de Belo Horizonte, bem como a zona franca de Manaus - AM.

Fundada no ano de 1993 a empresa atua nestes seguimentos como parceira de duas multinacionais de peso, sendo uma o grupo Saint-Gobain e o outro a maior fabricante de tintas do mundo a PPG.

A empresa está localizada na avenida José Faria da Rocha, 5442 no bairro Eldorado na cidade de Contagem, contando com uma estrutura de aproximadamente novecentos metros quadrados, e um quadro com 30 funcionários.

1.1 Dados da empresa:

Razão Social: Contaq Abrasivos & Tintas Ltda

Endereço: Av. José Faria da Rocha,5.442 - Eldorado Contagem

CEP: 32.310-210

Telefone: (31)3232-5000

CNPJ: 71.427.330/0001-06

E-mail: contaq@contaqabrasivos.com.br

Site: www.contaqabrasivos.com.br

Loja Online: www.contaq.lojaintegrada.com.br

1.2 Produtos:

  • Abrasivos em geral
  • Tintas Automotivas
  • Tintas Industriais
  • Tintas para Frota
  • Fitas Adesivas em Geral
  • Travas Químicas
  •  Silicones
  •  Cianocrilatos em Geral

1.3 Serviços:

  • Consultoria em oficinas de Funilaria e Pintura, com foco em controle de qualidade dos serviços prestados, bem como, desenvolvimento de layout e outros.
  • Consultoria em industrias, com foco específico no controle dos gastos com produtos abrasivos.  

1.4 Diagnóstico de Mercado:

A empresa atende ao terceiro e ao quarto maiores polos industriais do país sendo eles respectivamente o estado de Minas Gerais e o estado do Amazonas, tendo como seus principais concorrentes as empresas Tambasa Atacadista, Minas Ferramentas e Cofermeta.  

O posicionamento da empresa no mercado com relação a atendimento e demanda de vendas:

1º) Tambasa Atacadista.

2º) Minas Ferramentas.

3º) Cofermeta.

4º) Contaq Abrasivos & Tintas Ltda.

Pelo fato da empresa ser distribuidora dos dois maiores produtores e líderes de mercado, com relação à qualidade e preço a empresa possui facilidade de distribuir os produtos, haja visto que o mercado que é atendido busca no segmento de atuação produtos de alta qualidade que não provoquem problemas futuros, sendo assim o fato de seus produtos serem mais caros não interfere tanto no processo de distribuição o que é extremamente positivo para a empresa.

1.5 Análise do Ambiente Interno:

Ameaças:

- Dificuldade na formação de mão de obra.

- Dificuldade na manutenção da mão de obra.

- O ambiente das unidades Avançadas da empresa não são bem controlados, o que acaba por afetar o ambiente do setor de tintas.

Oportunidades:

- Os gerentes e os técnicos da empresa são altamente capacitados na para solução de problemas com clientes e organizacionais.

- Possui estrutura organizacional bem dividida.

- Equipe integrada e produtiva.

1.6 Análise Ambiente externo:

Ameaças:

- Produtos de baixa qualidade com baixo custo, comercializado por outros concorrentes que exige trabalho de venda pessoal e consultoria.

- Mercado é finito, o mercado de abrasivos é finito haja visto que o produto abrasivo é designado para o retrabalho, e como o retrabalho é perda para a industria cada vez mais é difícil e mais restrito o mercado.

Oportunidades:

- A empresa possui estrutura diferenciada para atendimento dos clientes, com o sistema de logística que se diferencia de seus concorrentes.

- A empresa está desenvolvendo novos serviços para agredir o mercado usando estes como um diferencial.  

1.7 Estratégia Proposta:

O grupo sugere que a empresa deve inicialmente desenvolver um programa de formação de mão de obra que capacite em tempo hábil mão de obra para suprir a sua demanda, haja visto que a mão de obra extremamente especializada é a mão de obra que a empresa necessita para o atendimento de mercado, com isso o grupo também sugere o desenvolvimento de um plano de carreira fazendo com que os empregados fiquem dentro da empresa dentro do tempo programado por esta, a fim de sanar os problemas relacionados com a mão de obra.

Com relação ao problema da concorrência e de produtos de menor valor agregado e menor qualidade, o grupo sugere o modelo de trabalho da venda pessoal, deste modo a empresa poderá controlar melhor esta ameaça.

2- Descrição dos produtos e Serviços:

A Contaq Abrasivos oferta ao mercado toda a linha de abrasivos rígidos e flexíveis voltados para o segmento industrial, bem como toda a linha de selantes químicos para os segmentos náuticos, aeronáuticos e automotivo, além disso a empresa manipula e formula tintas para os segmentos automotivos, industriais e aeronáutico.

Na linha de Abrasivos a empresa distribui produtos das marcas Norton Saint-Gobain, Carborundum Saint-Gobain, Robert Bosch, Sia Abrasivos, Corsim Abrasivos, Riken Abrasivos dentre outros, cerca de oitenta por cento dos produtos abrasivos comercializados pela empresa são produtos nacionais, fabricados em São Paulo, e são considerados no mercado como os melhores produtos abrasivos. Já na linha de Tintas a empresa distribui exclusivamente os produtos da multinacional PPG (Pittsburgh paints and glass), líder mundial em tintas, os produtos da PPG são reconhecidos no mercado como produtos de alta tecnologia, de extrema confiança e de qualidade indiscutível. Aliado a tintas e abrasivos a emrpresa distribui e representa as americanas Mother's e Dynabrade maiores produtores de produtos para polimento e maquinas pneumáticas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.8 Kb)   pdf (123.4 Kb)   docx (16.6 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com