TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROCESSO ADMINISTRATIVO: CONTROLE

Seminário: PROCESSO ADMINISTRATIVO: CONTROLE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2013  •  Seminário  •  456 Palavras (2 Páginas)  •  519 Visualizações

Página 1 de 2

PROCESSO ADMINISTRATIVO: CONTROLE

Assunto Definição (PLT) Definição 2 Definição3

Controle Avaliar desempenho real Objetivos estabelecidos alcançados Ciclo de vida da Empresa

Definição 1: Controle é avaliar o desempenho real frente ao previsto no planejamento, possibilitando a ação corretiva, realimentando, alterando, atualizando o plano. O controle pode assumir vários significados, como função restritiva e coercitiva, coibir ou limitar desvios indesejáveis, manipulação, controle social, como sistema automático de regulação, como função administrativa, tendo fases do controle, estabelecimento de padrões ou critérios, observação do desempenho, comparando com o padrão estabelecido e ação corretiva.

Definição 2: O controle constitui a última das funções administrativas, vindo depois do planejamento, da organização e da direção.

A função administrativa de controle está relacionada com a maneira pela qual os objetivos devem ser alcançados através da atividade das pessoas que compõem a organização.

Por fim, o controle serve para que tudo funcione da maneira certa e no tempo certo. O controle é algo universal, todas as atividades humanas, quaisquer que sejam, sempre fazem uso do controle, consciente ou inconscientemente.

A essência do controle reside em verificar se a atividade controlada está ou não alcançando os resultados desejados. Através da função de controle, o administrador assegura que a organização e seus planos estejam na sua trilha certa. O objetivo do controle é indicar quando, quanto, onde e como se deve executar a correção. A ação corretiva é a tomada a partir dos dados quantitativos gerados nas três fases anteriores do processo de controle.

Definição 3: Modelo de controle de gestão para a pequena empresa como garantia da qualidade na prática da gestão da pequena empresa o controle acontece informalmente e em muitos casos continua sendo informal mesmo à medida que a empresa vai crescendo. Porém, ele somente tem condições de efetuar controle visual eficaz de seu patrimônio enquanto o movimento dos negócios é pequeno.

Esta observação empírica se confirma através dos estudos de Adizes (1990) sobre o ciclo de vida das organizações. Esse autor afirma que no início de qualquer organização o proprietário executa sozinho boa parte das atividades de controle, e que à medida que a empresa vai crescendo, avançando nas fases do ciclo de vida, obrigatoriamente terá de delegar responsabilidade e adotar controles e procedimentos formalizados para que possa continuar crescendo. Portanto, o modelo propõe um processo de controle de gestão para as fases iniciais do ciclo de vida das empresas

Depois passa pela avaliação e análise dos resultados e por fim pela tomada de ações corretivas dos desvios observados entre o previsto e o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com