TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROCESSO DE COMPRAS: Utilização de Ferramentas para Sanar Gargalos

Por:   •  16/4/2020  •  Trabalho acadêmico  •  2.014 Palavras (9 Páginas)  •  113 Visualizações

Página 1 de 9

LISTA DE FIGURAS/TABELAS/QUADROS/GRÁFICOS

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO ..............................................................................................

04

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA ....................................................................

05

3. MÉTODO ............................................................................................

08

4. ANÁLISE DOS RESULTADOS

38

5 CONSIDERAÇÕES FINAIS ...........................................................................

55

REFERÊNCIAS .................................................................................................

57

ANEXOS ............................................................................................................

60

APÊNDICE ........................................................................................................

66

1 INTRODUÇÃO

Dentro dos mais variados processos da logística, está a parte mais necessária para continuação do processo: compras, seja ela de um serviço seja ela de uma matéria. Nas instituições de ensino não seria diferente, por trás do fornecimento do serviço, que são as aulas, está um processo de compras e é aí que esse artigo visa se aprofundar, como identificar gargalos e melhorar o processo de compras.

Dentro das mais variadas funções a Universidade, tem como MISSÃO/PROPÓSITO desenvolver o máximo dos seus alunos para que ao chegarem ao mercado de trabalho tudo que foi exposto pela universidade possa ser bem aplicado. Para isso, na teoria, é necessário aplicar certas informações para que, ao olhar externo tudo esteja em congruência e até mesmo a concorrência deverá reavaliar o seu processo.

Diante disso, a Instituição de Ensino Superior (UNIT onde este trabalho foi realizado, já iniciou a implantação da gestão de processos). Com base nas problemáticas da IES, foi constatada a necessidade de analisar os processos com a expectativa de melhorá-los antes do desenvolvimento do sistema. Este estudo pretende desenvolver um projeto na busca de metodologias de análise e redesenho de processos vigentes à gestão de processos de compras, propondo, a partir da pesquisa, o aprimoramento e aplicação do mesmo.

Através disso o artigo será de entender/estudar o processo e aplicar possíveis fatores que gerem resultados.

Objetivo Geral

Compreender o processo de compras e planejar formas de aplicação na Universidade Tiradentes.

Objetivos Específicos

Aplicar técnicas em um processo de compras.

Desenvolver propostas para aplicar e sanar gargalos existentes.

Utilizar o processo de TI, dentro do processo de compras.

2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Uma das maiores dificuldades das organizações hoje, é o fator da junção de todos os processos, para homogeneizar e com consequência diminuir os custos.Diante disso, surgiram diversas propostas de mudança organizacional, desde a adoção de tecnologias gerenciais até os novos modelos de gestão, entre os quais se destaca a gestão de processos (Pradella, 2009).

A adoção da prática de gestão de processos tem sido vista por alguns autores como uma forma de apoio ao progresso gerencial na busca por melhores resultados (Assunção & Mendes, 2000).

Segundo Cruz (2002, p. 97), “só haverá sentido em investir-se em qualquer tecnologia se soubermos por que e para que iremos utilizá-la” e “para dar significado aos grandes investimentos feitos em tecnologia da informação por qualquer tipo de organização só há uma forma: por meio de organização e melhoria de processos de negócio.

Para tanto, este estudo pretende desenvolver um projeto na busca de metodologias de análise e redesenho de processos vigentes à gestão de processos de compras, propondo, a partir da pesquisa, o aprimoramento e aplicação do mesmo.

2.1 Gestão de Projetos

O Guia BPM CBOK (2009) define a gestão de processos de negócio ou BPM – Business Process Modeling como uma abordagem disciplinada para identificar, desenhar (ou projetar), executar, medir, monitorar e controlar processos de negócio, automatizados ou não, para alcançar consistência e resultados alinhados aos objetivos estratégicos da organização, envolvendo, ainda, com ajuda de tecnologia, formas de agregar valor, melhorias, inovações e o gerenciamento dos processos ponta a ponta, levando a uma melhoria do desempenho organizacional e dos resultados de negócios. (Pradella, 2009).

Vale ressaltar que a adoção de uma Tecnologia da Informação (TI) adequada não promove a disseminação do conhecimento sem um projeto de mudança na cultura da organização. Essa é uma das razões para que, no modelo de gestão de processos, sejam consideradas tanto a participação das pessoas quanto a cultura organizacional. As pessoas são, pois, convencidas pelos resultados e não pelos processos. (Pradella, 2009).

Nesse contexto, é necessário considerar entre os vários recursos empregados num sistema produtivo, as pessoas são as únicas que efetivamente podem promover mudanças que visam ao incremento da competitividade.(Pradella, 2009).

2.2 A Gestão de Suprimentos

A gestão de suprimentos é um dos principais pilares de qualquer instituição pública, tendo uma considerável importância estratégica, pois é um dos locais em que se aplicam os recursos orçamentários existentes, por meio da efetivação dos processos de compras de materiais, bens e serviços necessários ao alcance dos objetivos da instituição. Entende-se como gestão de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.9 Kb)   pdf (57.3 Kb)   docx (15.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com