TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROCESSOS ADMINISTRATIVOS

Por:   •  10/2/2016  •  Trabalho acadêmico  •  385 Palavras (2 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 2

PROCESSOS ADMINISTRATIVOS

ATIVIDADE À DISTÂNCIA 1

EMERSON DOS SANTOS SILVA

MATRÍCULA L208.115.079

TUTOR: ANDRÉ LUIZ DA SILVA BAYLÃO

PROFESSOR: DAVID AUGUSTO FERNANDES

VOLTA REDONDA - POLO TRÊS RIOS

Janeiro/2016

Volta Redonda/RJ, 10 de janeiro de 2016.

Consubstanciado nos critérios de interdependência podemos perceber que o conceito de interdependência está diretamente relacionado ao entendimento sobre os chamados critérios de departamentalização, dos quais as organizações compõem os níveis de relacionamento desejados e perceptíveis entre os elementos dispostos nas suas respectivas estruturas organizacionais. Logo, frente à construção dessa correlação, é possível evidenciarmos a importância da busca por formas de organização interna que potencializem o grau de interdependência entre os vários órgãos de uma mesma estrutura e o quanto essa atitude pode colaborar, de forma decisiva, para a otimização no processo de gestão. Ante o abordado explique as seguintes formas de interdependências de: a) Fundo comum. b) Fundo seqüencial. c) Fundo recíproca.

Resposta:

a) Fundo comum - tende a agregar pouco valor à orientação por processos, pois, ainda que teoricamente, está impregnada por uma linha construtiva com característica de verticalização que, pela própria essência, não favorece a obtenção e posterior ampliação de visibilidade sobre a dinâmica da organização como um todo. Nele, o processo decisório, por apresentar características de centralização, normalmente leva em consideração apenas aspectos internos de cada unidade em detrimento da percepção, ou não, de que a organização é algo bem maior e bem mais complexo.

b) Fundo seqüencial - apresenta um ganho significativo se comparado ao tipo de interdependência de fundo comum, pois reflete um caráter de horizontalidade e, portanto, de consecutividade no tratamento dos processos, dos dados e das informações correlatas. Note que essa forma de sequenciar os processos já representa um avanço, porém ainda peca pela inexistência de reciprocidade entre eles.

c) Fundo recíproca - é considerada como uma proposta inovadora, pois tende a favorecer o desenvolvimento de novas possibilidades de orientação por processo, na medida em que os relacionamentos entre eles tendem a ocorrer de maneira mais colaborativa e harmoniosa, a partir da adoção de um nível de hierarquia horizontal que, por sua vez, tende a favorecer a reciprocidade e a velocidade na troca de informações relevantes entre os atores diretamente envolvidos.

Bibliografia:

MENDONÇA, Ricardo Rodrigues Silveira de, Unidade 1, PROCESSOS ADMINISTRATIVOS, do módulo específico em Especialização em Gestão Pública Municipal da UFF, 2012.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (84.6 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com