TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRODUÇÃO TEXTUAL EM GRUPO: SUPERMERCADO DAMASCENO

Por:   •  20/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.488 Palavras (14 Páginas)  •  202 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1][pic 2][pic 3]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

ADMINISTRAÇÃO

DJACIR GOMES TAVARES JÚNIOR

PRODUÇÃO TEXTUAL EM GRUPO: SUPERMERCADO DAMASCENO

[pic 4]

Vitória da Conquista

2015

[pic 5]

[pic 6]

DJACIR GOMES TAVARES JÚNIOR

PRODUÇÃO TEXTUAL EM GRUPO: SUPERMERCADO DAMASCENO

Trabalho interdisciplinar individual apresentado ao Curso Superior Administração – 6º Semestre UNOPAR, como forma de avaliação das disciplinas: Direito Empresarial e do Trabalho, Gestão de Pessoas, e Responsabilidade Social e Ambiental.

Professores: Janaina Varges S. Testa, Elisete Alice Z. de Oliveira, Fernanda Mendes Caleiro, e Fabiane T. Muzardo.

Vitória da Conquista

2015

SUMÁRIO[pic 7]

1 INTRODUÇÃO..........................................................................................................3

2 DESENVOLVIMENTO..............................................................................................4

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS....................................................................................14

REFERÊNCIAS..........................................................................................................15

1 INTRODUÇÃO

Uma empresa não nasce da noite para o dia, é preciso planejamento, pesquisa e organização; e também, contar com pessoas capacitadas, motivadas dispostas a colaborar com o seu crescimento.

Dentro de uma empresa existem várias áreas importantes, tais como: Gestão de Pessoas. Esta área cuida dos assuntos relacionados aos colaboradores internos e externos por meio de atribuições específicas e delegação de funções.

Praticamente as empresas se organizam a partir da Gestão de Pessoas, pois é a partir dos funcionários e colaboradores que a empresa cresce , produz e dá lucro; é através da mão de obra e funcionalidade onde as competências são postas à prova no dia a dia da organização.

Este departamento é responsável por administrar e comandar profissionais dentro das organizações. É ele quem dissemina a cultura da empresa, implementa processos internos e benefícios, promove o desenvolvimento e aprimoramento profissional, dá suporte para que os colaboradores executem suas atividades com excelência, resolve conflitos, propõem e elabora mudanças, retém novos talentos, supervisiona comportamentos, avalia desempenho, planeja e controla cargos e salários etc.

É fundamental que as organizações pensem e invistam em seus profissionais proporcionando um ambiente de trabalho tranquilo, oferecendo capacitação e oportunidade de desenvolvimento, estimulando a motivação e o bem-estar para que, assim, todos trabalhem com mais afinco e proporcionem maiores resultados.

Nesse contexto, esta produção textual em grupo tem como objetivo aprofundar os conhecimentos adquiridos a partir das disciplinas do semestre por meio de uma visão sistêmica e organizacional das áreas de Gestão de Pessoas, Direito Empresarial e do Trabalho, e Responsabilidade Social e Ambiental.

Trata-se de um diagnóstico organizacional a partir da escolha de uma empresa comercial: Supermercado Damasceno, localizada em Vitória da Conquista – Bahia.

2 DESENVOLVIMENTO

O Supermercado Damasceno foi a empresa escolhida para este diagnóstico, uma organização que atua no comércio de Vitória da Conquista há mais de vinte e quatro anos, oferecendo aos clientes produtos e serviços de qualidade.

Razão Social: Jesuíno Arifa Tigre; Nome fantasia: Supermercado Damasceno; CNPJ: 02835567000103;         Nome dos sócios: Jesuíno Damasceno Tigre; Atividade: Comércio; Endereço: Rua São Borges, 394/ Patagônia; Contatos: (77) 3423-6732 / 8849-3188.

2.1 HISTÓRICO DA ORGANIZAÇÃO

O Supermercado Damasceno, comércio de produtos diversos foi implantado em agosto de 1990 no bairro Patagônia em Vitória da Conquista BA, com mais de vinte e quatro anos atuando no setor de comércio e buscando seu destaque no mercado, desde o principio de suas instalações, seu gestor sempre procurou disponibilizar aos seus clientes e colaboradores um ambiente onde pudesse oferecer produtos e serviços diferenciados, pois essa foi uma das suas motivações desde a sua implantação da empresa nano bairro.

Segundo o gestor da empresa, as dificuldades foram muitas para dar inicio a implantação da empresa, pois além de ser um bairro periférico e seu índice de violência na época ser alto, ainda tinha que conviver com a falta de recursos financeiros, e isso que para muitos seria uma dificuldade, ele enxergou uma oportunidade. Com isso, junto com sua companheira e contando com apenas um funcionário na época, decidiram implantar um pequeno mercadinho no bairro.

A empresa no ano de 2000 se expandiu para melhorar seus serviços, devido a esse fator, contratou funcionários para fortalecer a equipe e aumentou estrutura física, aquisição de máquinas e equipamentos modernos, ou seja, todo investimento justamente para não perder espaço no mercado frente aos seus concorrentes. Há dois anos expandiram-se novamente em espaço físico, instalações e funcionários, para competir com os outros supermercados do bairro.

Com a visão empreendedora do seu idealizador, somada à sua experiência bem-sucedida neste segmento, contribuíram para o investimento. O reconhecimento dos clientes é um dos motivos que faz com que cada vez mais, a empresa se fortaleça, e tem contribuído para a geração de emprego e renda, qualidade de vida, satisfação e rentabilidade para a organização. Nos dias atuais, a empresa com essas estruturas físicas e com 10 colaboradores, compete com outros 2 supermercados no bairro,  que é o Supermercado Patagônia que dispõe de boas estruturas físicas e 8 funcionários e o Supermercado Compre Bem Mais que mesmo não oferecendo as mesmas estruturas físicas, dispõe de 7 funcionários no seu quadro de colaboradores. Ainda de acordo o gestor da empresa, a diferenciação positiva frente aos seus concorrentes, é disponibilizar para seus clientes um bom atendimento, segurança dos produtos e serviços oferecidos com preços diferenciados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.2 Kb)   pdf (183.1 Kb)   docx (35.2 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com