TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRODUÇÃO TEXTUAL - GRUPO Diagnóstico Empresarial com foco na área de Marketing.

Por:   •  9/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.196 Palavras (5 Páginas)  •  291 Visualizações

Página 1 de 5

EMPRESA – 1

1 ANÁLISE DAS INFORMAÇÕES COLETADAS

1.1 Identificação

A empresa Tempone e Mascarenhas Ltda., está localizada na cidade de Redenção – Pará, atuando na área de comércio varejista (supermercados), a empresa é de pequeno porte, contando com cerca de 40 funcionários em seu quadro profissional, devidamente registrados. No momento possui um mercado bem definido e um expressivo número de clientes.

1.2 Banco de dados

Uma das ferramentas que diferenciam as empresas, o banco de dados permite saber o perfil exato de clientes de uma determinada companhia. Banco de dados é um conjunto de informações que se relaciona de forma a criar um sentindo.

A Empresa – 1 se destaca no ramo de varejo, tem se destacado da concorrência obtendo crescimento significativo na região graças às informações de seu banco de dados, que possibilitou à sua rede de lojas oferecer produtos diferenciados e adequados ao perfil do consumidor, devido a sua localização ser em uma cidade do interior do estado, essa diferenciação preocupada em atender o perfil dos clientes torna-se mais simplificada.

Podemos frisar que os bancos de dados se afirmaram nas últimas décadas como principal base de informações das companhias e se tornaram vitais para o seu crescimento.

1.3 Determinação de preços de produtos

O preço dos produtos na Empresa – 1 é estabelecido em função dos preços praticados pela concorrência, para isso, a empresa sempre faz pesquisas ou “cotações de preços”. A percepção do valor do produto por parte do consumidor também é levado em consideração no cálculo e determinação dos preços.

1.4 Atividades de comunicação

Como atividades de comunicação, utilizadas para divulgação do negócio a Empresa – 1 utiliza a internet, venda direta, representação, logística de distribuição, entre outros.

1.5 Monitorização dos concorrentes

A Empresa – 1 sempre está atenta aos seus concorrentes, analisando cada concorrente potencial de forma mais profunda, considerando os atributos mais relevantes como: produtos oferecidos, preços praticados, qualidade dos produtos oferecidos, abordagem de marketing utilizada, pontos fortes e fracos, entre outros.

1.6 Pesquisa de satisfação

É realizado pela Empresa – 1 pesquisa de satisfação, os clientes tem um canal livre dentro da empresa para opinarem a respeito dos produtos, preços e qualidade. Isso é realizado através de anotações e depositadas em urnas ou entregues pessoalmente para a gerência, que analisa cada uma das informações.

1.7 Pesquisa de mercado

A Empresa – 1 utiliza a técnica de observação em suas pesquisas de mercado. Técnica que consiste em observar o fenômeno social no seu ambiente natural.

2 IDENTIFICAÇÃO DE PROBLEMAS

A partir da análise dos dados coletados na entrevista, serão apontados os principais problemas encontrados.

• Falha no monitoramento dos consumidores;

• Falha no planejamento de marketing;

• Falha na divulgação da marca e do mix de produtos;

• Falha na busca de novas oportunidades;

• Falha na estratégia de vendas.

3 PLANO DE AÇÃO

O plano de ação é o planejamento de todas as ações necessárias para atingir um resultado desejado. A seguir serão apontadas algumas ações para a resolução dos problemas identificados.

• É interessante que a Empresa – 1 conheça muito bem seu consumidor final. Qual seu perfil: idade, gênero, classe econômica, instrução, estilo de vida e hábitos de compra. É necessário melhorar a pesquisa de mercado.

• É necessário avaliar os resultados obtidos com as ações realizadas, adequadas aos prazos de cada uma. Precisa-se monitorar o retorno das ações executadas.

• Avaliar sempre sua atividade no mercado identificando seu grau de competitividade frente aos concorrentes e cliente.

• Divulgar de forma mais específica os produtos oferecidos, fazer campanhas, liquidações e dessa forma atrair os clientes. Essa divulgação deve ser feita de acordo com o perfil do mercado e dos clientes.

• Monitorar como o público avalia o desempenho geral dos produtos oferecidos para que se tenha a oportunidade de renovar, atualizar os produtos. Evitando entrar na rota do declínio.

EMPRESA – 2

1 ANÁLISE DAS INFORMAÇÕES COLETADAS

1.1 Identificação

A empresa – 2 escolhida foi a M.W Petruceli – ME. Empresa que trabalha no ramo de varejo, oferecendo um mix diversificado de produtos. Possui cinco lojas físicas dentro da cidade de Redenção – Pará é considerado uma empresa de médio porte.

1.2 Bancos de dados de clientes

A empresa possui um amplo banco de dados de clientes, procura sempre mantê-lo atualizado, através de atualizações cadastrais, porém o banco de dados só fornecem informações de identificação e localização dos clientes.

1.3 Determinação de preços dos produtos

É feita através de comparação com grandes empresas nacionais que oferecem o produto. Como a empresa trabalha com crediário, os valores para compra à vista são diferenciados dos preços para compras no crediário.

1.4 Atividades

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)   pdf (52.5 Kb)   docx (16 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com