TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRODUÇÃO TEXTUAL INDIVIDUAL – 3° SEMESTRE

Por:   •  28/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.561 Palavras (7 Páginas)  •  168 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1][pic 2][pic 3]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO

VALQUIRIA PIRES SIMÕES

PRODUÇÃO TEXTUAL INDIVIDUAL – 3° SEMESTRE

[pic 4]

Santa Maria

2013

VALQUIRIA PIRES SIMÕES

PRODUÇÃO TEXTUAL INDIVIDUAL – 3° SEMESTRE

Trabalho apresentado ao Curso de Bacharelado em Administração da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Contabilidade Geral, Matemática Financeira, Comportamento Organizacional, Estatística, Teoria Econômica, Metodologia Científica.

Orientador: Prof. Vânia Silva; Prof. Regis Garcia; Prof. Helenara Sampaio; Prof. Monica Silva; Prof. Marcelo Viegas; Regina Malassise; Rodrigo Trigueiro.

Santa Maria

2013

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO..........................................................................................................3                                                                                      

DESENVOLVIMENTO..............................................................................................4                                                                              

CONCLUSÃO ..........................................................................................................8

REFERÊNCIAS........................................................................................................9



  1. INTRODUÇÃO

Este trabalho tem por objetivo apresentar o uso da estatística nas organizações e o quanto é importante para uma boa administração. A contabilidade é um instrumento fundamental, por oferecer o suporte para a tomada de decisões, através da análise dos fatos diários; a matemática financeira está presente na rotina diária das empresas; a estatística é usada para explicar os resultados das pesquisas de forma simples e dinâmica; o comportamento organizacional está relacionado ao comportamento de cada indivíduo isoladamente ou em grupos nas organizações.

2. DESENVOLVIMENTO

1 - A estatística por meio da análise de probabilidades pode ajudar as empresas a preverem cenários em seus planejamentos?

A estatística auxilia o administrador na tomada de decisões, por meio de sondagens,coleta de dados, recenseamento de opiniões, ajudando assim, a prever alguns cenários. É especialmente usada em pequenas empresas, onde a dist ibuição de probabilidades pode ser uma grande aliada para a estimativa de rentabilidade.

A distribuição de probabilidades mostra os possíveis resultados de um evento ou curso de ação, podendo ser usada para criar análises com várias possibilidades distintas para o resultado de um determinado evento futuro. Em uma empresa pode-se identificar 3 ( três ) cenários: o pior caso, o provável e o melhor caso.

O uso da distribuição de probabilidades e a análise de cenários em uma empresa, tem a finalidade de prever os níveis futuros de vendas, sem conseguir prever um valor exato no nível de vendas, mas um planejamento para eventos futuros. A distribuição de probabilidades pode também ser útil para avaliar o nível de risco da empresa em um determinado negócio.

2 - O uso da estatística seria restrito aos profissionais da área de matemática e de estatística?

Não considero restrito a estes profissionais. É certo que a estatística está fundamentada em conhecimentos de matemática, cálculos, teorias de probabilidades, técnicas e métodos estatísticos, métodos de análises estatísticas; portanto, nem todos os profissionais podem fazer o uso da estatística em si, por necessitar de grande conhecimento na área; mas outros profissionais podem fazer uso de seus resultados, incorporando habilidades no uso do computador, desenvolver uma boa comunicação oral e escrita, estar aberto ao aprendizado de novas técnicas e métodos de trabalho, e assim trabalhar em conjunto com profissionais de diferentes áreas do conhacimento.

3 - De que forma a estatística pode auxiliar no processo de tomada de decisão dos gestores dentro de uma organização empresarial?

A estatística é muito útil na tomada de decisões dentro de uma organização, porque possuindo todas as informações, os gestores poderão tomar a decisão correta e eficaz para a solução de possíveis problemas. A estatística é usada com o objetivo de fornecer informações para um diagnóstico mais eficaz na prevenção e detecção de falhas ou defeitos, identificando suas causas e, consequentemente, auxiliando no aumento da produtividade e resultados da empresa, assim evitando desperdícios de matéria-prima, insumos e produtos.

4 - Porque as organizações devem valorizar e se preocupar com o comportamento dos indivíduos no contexto laboral?  

As empresas apostam nas novas tendências de mercado, buscando descobrir ideias de melhorias nos processos. Existe, atualmente, uma grande demanda e interesse por parte das empresas pelo assunto inovação. No contexto das grandes transformações, muitas ideias tem sido propostas com o objetivo de identificar mudanças no processo de fabricação ou de criação de produtos. São estas inovações que tem feito muitas empresas permanecerem no mercado.

Para um melhor resultado, as empresas precisam, além de investir em tecnologia, desenvolver ações que valorizem seus funcionários, sendo estes, alguns dos responsáveis pelo processo dos projetos de inovação. A receita de competitividade está nas estratégias de motivação e no comprometimento dos funcionários nos processos de mudanças da empresa.

5 - Os aspectos culturais influenciam o comportamento humano no contexto das organizações? Justifique sua resposta.

Os aspectos culturais influenciam sim, tanto dentro das organizações, como também no convívio em sociedade. Segue exemplo de alguns aspectos:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)   pdf (91.3 Kb)   docx (25.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com