TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRODUÇÃO TEXTUAL INDIVIDUAL

Por:   •  10/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.027 Palavras (13 Páginas)  •  172 Visualizações

Página 1 de 13

SISTEMA DE ENSINO À DISTÂNCIA SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA  

PRODUÇÃO TEXTUAL INDIVIDUAL                  

Cabo de Santo Agostinho 2014  

Cabo de Santo Agostinho 2015                      

PRODUÇÃO TEXTUAL INDIVIDUAL  

Trabalho de produção textual individual de 1ª semestre unidade apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de nota para produção textual individual.  

Orientador: Prof. Ivison

LUCIVALTE ALVES DA SILVA JÚNIOR            

   

SUMÁRIO  

1 INTRODUÇÃO ............................................................................................................ 3 2 INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO E ECONOMIA................................................4 2.1 Teoria de Taylor...............................................................................................4 e 5 2.2 Teoria de Fayol.......................................................................................................5 3 ECONOMIA...............................................................................................................6 3.1 Estruturas de mercado ...................................................................................6 e 7 3.2 Características das estruturas de mercado ..........................................................7 4 ÉTICA, POLÍTICA E SOCIEDADE ...........................................................................8 4.1 Autodeterminação e Responsabilidade .........................................................8 e 9 5. SISTEMA DE INFORMAÇÃO .........................................................................9 e 10 5.1 Caracterísitcas e tecnologias do sistema de informação............................10 e 11 6. EMPREEDEDORISMO........................................................................................11 6.1 As características e diferenças entre o EMPREENDEDOR, ADMINISTRADOR e INTRAEMPREENDEDOR....................................................................................... 11  

7 CONCLUSÃO........................................................................................................12 8 REFERÊNCIAS.....................................................................................................13

 3

1 INTRODUÇÃO

Esta atividade textual individual tem por objetivo avaliar a compreensão do estudo à Administração e Fudamentos e Teoria organizacional, Comunicaçao e Liguagem, Homem, Cultura e Sociedade,Comportamento Organizacional . Bem como, mostrar sua importância no conhecimento das organizações, ferramentas e técnicas que possibilitem o desenvolvimento de um cenário global cada vez cada melhor, e principalmente, estabelecer relações e experiências que contribuirão para um futuro promissor.    

 4

2 INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO E ECONOMIA

Administração sempre esteve presente em todas as fases da história da humanidade. Um olhar atento neste sentido nos mostra que mesmo as sociedades mais antigas administravam questões como a escolha dos melhores locais para suas plantações, pois é a forma de gerenciar uma organização, onde as normas e funções que têm finalidades de ordenar os fatores de produção e controlar sua produtividade e eficiência, assim, para conseguir algum resultado. Em nossa vida pessoal, administramos emoções, conflitos interesses, a carreira profissional, a educação dos filhos, a organização da casa, a compra de bens e de várias outras ações. Em suas respectivas áreas, empresários administram seus negócios levando em conta fatores como compra e venda de materiais, contratação de pessoal e etc. A administração ao longo de seu surgimento veio crescendo e inovando em suas teorias e características, regatando suas concepções até hoje sendo usada.  

2.1 A TEORIA DE TAYLOR – ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA

 A primeira delas foi à administração científica: Surgindo nos EUA por  Frederick Winslow Taylor considerado “o pai da administração científica” um operário e técnico mecânico que consegui se formar em engenharia, desenvolveu formas para que as organizações inovassem em função de sues resultados, utilizar métodos racionais para garantir a eficiência do trabalho nas fábricas. Taylor percebeu que os funcionários realizavam as tarefas de todo jeito, sem qualquer critério ou ritmo de produção. Foi aí que ele concluiu que a produção poderia aumentar se s movimentos fossem padronizados e executados de acordo com as ordens preestabelecidas. Além do mais, haveria possibilidade de fazer os trabalhadores produzirem mais e com melhor qualidade, porém se eles pudessem ser treinados com instruções.     Podemos citar as principais ideias desenvolvidas por Taylor:  Eficiência e eficácia operacional na indústria;  Incluiu um sistema de pagamento (quantidade/peça) produzido;  Produtividade e participação dos recursos humanos, resultados de menores custos;  Salários mais elevados e aumento dos níveis de produtividade;

 5

 Racionalização do trabalho no nível operacional;  

Para fundamentar melhor suas ideias, ele realizou um estado de tempo e movimentos no qual procurava identificar, em cada ação do processo de produção, quais os movimentos mais eficazes para prender uma peça ou fixar parafusos. Estabeleceu padrões de funcionamento para todas as operações de um processo de produção.  

2.2 A TERIOA DE FAYOL – TEORIA CLÁSSICA  

Engenheiro francês Henri Fayol também estabelecia critérios administrativos. Mas sua atenção era principalmente para o papel da administração e as qualificações dos gestores. Para ele existiam seis áreas básicas em uma empresa: produção, comercialização, finanças, contabilidade, gestão administrativa e segurança. Estabeleceu também as funções administrativas: prever, planejar, organizar, dirigir e controlar. Conhecida como a teoria clássica da administração, privilegiava a hierarquia, com uma clara estrutura de comando e orientação militar. Pois para ele a gestão deveria estar em todos os lugares de todos os níveis, tendo bons princípios de uma boa gestão que seriam de divisão do trabalho, autoridade e responsabilidade, disciplina, unidade de comando, subordinação dos interesses individuais aos coletivos, centralização, ordem iniciativa e espírito corporativista.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.2 Kb)   pdf (158.7 Kb)   docx (19 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com