TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR

Por:   •  14/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.479 Palavras (10 Páginas)  •  219 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO

ROBERT JONES MATOS

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR

[pic 4]

CAMPO MAIOR

2017

ROBERT JONES MATOS

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR

PESQUISA PARA LANÇAMENTO DE NOVO PRODUTO

Trabalho de Produção Textual Interdisciplinar, apresentado à Universidade Norte do Paraná- UNOPAR, como requisito válido nas disciplinas de Diagnóstico e Intervenção Empresarial, Sistema de Informação Empresarial, Estratégia Empresarial, Simulação Empresarial, Seminário Interdisciplinar VIII.

Orientador: Prof.Rinaldo Lima, Marco Hisatomi, Henry Nonaka, Suzi Bueno, Marilza Aparecida Pavesi.

CAMPO MAIOR

2017

                                                                           

Dedico esse trabalho à minha família e amigos.

“A simplicidade é o último grau de sofisticação”.

              (Aristóteles)


SUMÁRIO

Produtos alimentícios mais saudáveis--------------------------------------------  6

Influenciadores no comportamento de compra do consumidor-----------7-9

Questionário---------------------------------------------------------------------------------9-10

Resultados do pré-teste----------------------------------------------------------------10

Solução para os conflitos internos à empresa---------------------------------10-11

Referências--------------------------------------------------------------------------------- 12  

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR

  1. Produtos alimentícios mais saudáveis

 A alimentação saudável é, atualmente, um tema bastante discutido tamanha sua importância no contexto contemporâneo. No mundo todo, verificou-se uma mudança nos padrões de alimentação em que os hábitos de alimentação tradicionais foram substituídos por um novo perfil alimentar de alto valor calórico e conteúdo nutricional extremamente pobre. Esse novo perfil alimentar faz parte do dia a dia de milhões de pessoas que buscam alimentos com maior qualidade sensorial além do interesse em produtos prontos ou de rápido preparo. O resultado da transformação nos hábitos alimentares de grande parte da população mundial foi uma proliferação imediata de doenças crônicas não-transmissíveis, como a obesidade, doenças cardíacas, hipertensão, diabetes e várias outras relacionadas à má alimentação. A epidemia dessas doenças alarmou as autoridades públicas e os órgãos de saúde que perceberam a necessidade de intervir nessa transição nutricional pela qual a sociedade tem passado. Mais conscientes das consequências da má alimentação, os próprios indivíduos passaram a demonstrar maior preocupação com a sua alimentação e a alimentação saudável se tornou um tema popular, sendo objeto de muitos estudos em diversas áreas do conhecimento. Até mesmo o setor privado percebeu a necessidade de se investir na qualidade nutricional de seus produtos e uma explosão de produtos com apelo saudável atingiu o mercado de alimentos. Apesar de toda a atenção dispensada à “alimentação saudável”, estamos muito longe de encontrar uma definição precisa para ela e de entrarmos em consenso a respeito do tipo de práticas alimentares às quais ela se refere. A alimentação saudável pode ser compreendida sob diversas perspectivas e por isso há tanta diferença no seu entendimento por entidades públicas, profissionais de saúde, setor privado e pelos próprios indivíduos. Nessa ampla gama de possibilidades no que tange à interpretação de uma alimentação saudável, o consumidor é um ator central, já que tanto os órgãos públicos quanto os profissionais de saúde tentam lhe transmitir uma imagem positiva da alimentação saudável enquanto o setor privado busca captar o que esses consumidores entendem por alimentação saudável a fim de transformar esse conceito em produtos que possam ser reconhecidos como saudáveis e, dessa forma, participar do nicho de alimentos saudáveis em crescente expansão. Ainda assim, pouco se sabe sobre a forma como é construído o conceito de alimentação saudável na mente do consumidor, o que esse conceito representa para ele e que tipo de fatores afetam a sua opção por uma alimentação saudável. Considerando esse cenário, Esse trabalho desenvolve uma analise que pode ser útil para a elaboração de estratégias de marketing da indústria alimentícia pra inserir seus produtos saudáveis com sucesso no mercado.

  1. Influenciadores no comportamento de compra do consumidor

  Afirma Underhill (1999) que a maior ignorância dos homens de negócio centra-se no desconhecimento de quem são seus clientes. Segundo o autor, é comum o problema de varejistas que ignoram quem compra em suas lojas. Por isso, conhecer o que querem os consumidores e como eles tomam suas decisões sobre a compra e a utilização de produtos é fundamental para que as organizações tenham êxito em seu mercado (SHETH; MITTAL; NEWMAN, 2001).

FATORES INFLUENCIADORES DO PROCESSO DESCISSÓRIO DO CONSUMIDOR

[pic 5][pic 6]

Fonte: Kotler (1998, p.163). Figura 1 - Fatores de influência no processo de decisão de compra

2.1 Fatores culturais

Os fatores culturais encontram-se subdivididos em três: cultura, subcultura e classe social.

a) Cultura

 No âmbito mercadológico, Kotler (1998, p.162) afirma que “a cultura é o determinante mais fundamental dos desejos e do comportamento de uma pessoa”. Schiffman e Kanuk(2000, p. 286) definem cultura como “a soma total das crenças, valores e costumes aprendidos que servem para direcionar o comportamento de consumo dos membros de determinada sociedade”. Dessa forma, os integrantes de uma sociedade acabam adquirindo um conjunto de valores, percepções, preferências e comportamentos através da vida familiar e de outras instituições básicas, que acabam, logicamente, interferindo em seus hábitos de consumo presentes e futuros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.2 Kb)   pdf (364.8 Kb)   docx (704.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com