TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR

Por:   •  28/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.235 Palavras (5 Páginas)  •  470 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

SUPERIOR DE TECNOLOGIA GESTÃO DE RECURSOS  HUMANOS

ROSILENE MARIA DE JESUS PEREIRA

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR

[pic 3]

Barreiras

2014

ROSILENE MARIA DE JESUS PEREIRA

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR

Trabalho apresentado ao curso administração em recursos humanos da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas: Sistemas de Informação; Ética, Política e Sociedade; Economia e Modelo de Gestão.

Orientador: Prof.ª  Henry T. Nonaka; Márcia Bastos; Joenice L. Santos e Mônica Maria Silva

[pic 4]Barreiras

2014

.         

  • Rosilene Maria de Jesus Pereira, graduanda do curso superior tecnológica em recursos Humanos, da Universidade do Norte do Paraná-UNOPAR, CAMPUS Barreiras- Bahia, 2014.

APRESENTAÇÃO.

Podemos declarar que as pessoas são a chave do êxito ou insucesso das estratégias de uma empresa, eles que dão andamento aos processos. Nesse sentido, nas organizações de consagradas, o material humano é observado como a verdadeira vantagem competitiva. Para tornar esse fato o objeto medial da administração das empresas, é premente mirar as relações humanas nos ambientes internos e externos.

No caso do HSBC não foi observado alguns desses princípios, e não foram conservados alguns desses cuidados na condução do seu processo de gestão da vida de seus funcionários, e culminou na pomposa multa aplicada pelo Ministério Público do Trabalho, pela invasão de privacidade de seus colaboradores, e não observância das fundamentações éticas que regem as condutas da administração nas organizações.

No caso apresentado é possível fazer uma identificação no decorrer do trabalho que envolve o respeito mútuo delegação de tarefas, além da valorização do trabalho de seus profissionais. O setor de recursos humanos do banco buscou meio espúrio para investigar possíveis fraudes envolvendo licenças médica ao contratar empresa particular para fazer esse serviço, o que redundou na polpuda multa à empresa.

Nesse sentido, é importante ressaltar a importância das pessoas para as organizações, elas são quem compõe o teor das mesmas e por isso é se deve conservar dentro das empresas o ser humano como peça medial da conquista de resultados satisfatório. No decorrer do texto e relacionando outras abordagens serão tratados para mostrar melhores caminhos de gestão de pessoas para enriquecer o trabalho pedido e evidenciar possíveis abordagens que não foram levadas em conta no que tange ao banco HSBC e sua conduta antiética.

O Banco HSBC em sua atuação desconsiderou alguns rudimentos basilares de administração no fato apresentado em painel, pois não usou corretamente as ferramentas de gestão e não considerou o bom uso da notícia em seu benefício, seja na observação do ambiente externo, na procura pelas decisões, e na perspicácia estratégica.

Num primeiro instante  é necessário advertir que ao não fazer um bom uso da notícia no ambiente extrínseco, refletiu na ausência de garantia na para conseguir a informação, o que não ofereceu a empresa um arcabouço confiável de rudimentos materiais importantes para a empresa com a devida honradez.

Num segundo momento, não conseguiu executar o uso estratégico das informações colhidas com a intento de preparar e processá-las em benefício do propagação das atividades e melhoria no sistema produtivo. Ainda se utilizou de astúcia na aquisição dessas informações, ignorado a racionalidade que favorecem na conquista de decisões que pode ascender os objetivos da empresa e afiançar bons resultados para a organização.

A utilização sincronizada desses institutos de notícia organizacional deve ser uma diretriz, pois pode propiciar incorporado de um organismo na geração de signos, edificarem conhecimentos e coadjuvar na conquista correta de decisões. Sendo assim, a notícia colhida engloba a filtragem e processamento desta, de feição que essa atuação possibilite impugnar os questionamentos, de como decidir problemas, conquistar decisões corretas, e adaptar-se corretamente as situações diárias.

A multa milionária imposta ao banco HSBC pela devassa da vida pessoal de seus funcionários incidiu numa condenação que refletiu em danos a imagem da empresa diante da sociedade. A contratação de uma empresa de investigação empresarial foi uma idéia inapropriada na condução da gestão de pessoal da empresa, e redundou na exposição dos mesmos a situações vexatórias e desnecessárias.  O banco se valeu da hipossuficiência dos seus colaboradores para praticar as ações que danificaram a moral e que redundaram em violações que causaram danos executivos, jurídicos e gerenciais para o banco.

A adoção de uma estratégia empresarial eficaz se funda na edificação moral conduzida pelo setor de Recursos Humanos e gestão de pessoal, não importando a dimensão da mesma. Princípios constitucionais deve ser base para não ocorrer violações, e o setor jurídico da empresa deve trabalhar em comunhão com o setor de pessoal, para que o gerenciamento seja proposto em conformidade com os ditames legais. Os erros dessa gestão provocaram danos as pessoas, as famílias, a empresa e sociedade, afinal a busca pela verdade deve ser admitida pelas vias licitas e possíveis.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)   pdf (125.9 Kb)   docx (205.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com