TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR

Por:   •  16/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.939 Palavras (8 Páginas)  •  194 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

ADMINISTRAÇÃO

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR

Individual

[pic 5]

2015

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR

Individual

Trabalho apresentado ao Curso Administração  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas Matematica comercial e financeira ; Planejamento Tributario; Contabilidade aplicada à Administração.

Prof. Marcelo Caldeiras Viegas

 Paula Cristina O Klefen

 Regiane A Brignoli

 Karen H Manganotti

 Regis Garcia

Luciana Barbosa Fukuy.

2015

Introdução:

Este trabalho tem como objetivo geral disertar sobre a importância do uso do raciocínio lógico, necessário para o administrador saber quais sistemas matemáticos lhe são mais úteis nas mais variadas situações dentro de uma empresa.

Também será descrito o processo contábil empresarial não só no cálculo tributário obrigatório, mas como ferramenta na tomada de decisões gerenciais.

Tendo em vista que o Brasil possui uma carga tributária bastante elevada, será discutido o impacto que tal carga tem em relação o patrimônio empresarial e suas consequências.

Desenvolvimento:

A matemática de forma geral é fundamental para o desenvolvimento de qualquer raciocínio lógico, é usada em várias áreas e a todo momento. Utilizando matemática é possivel analisar um problema em partes e resolve-lo da maneira mais eficiente possível.

Para o mundo financeiro ela também é muito importante como ferramenta de tomada de decisão e na resolução de problemas, deste modo a empresa pode empregar de forma mais eficiente seus recursos e sofrer menos com seus gastos e despesas.

Os conhecimentos matemáticos são tão importantes no meio empresarial que existe uma área específica para tais raciocínios e cálculos envolvidos com o mundo financeiro e empresarial, a matemática financeira.

Em um mercado cada vez mais competitivo, um controle minucioso das finanças e do patrimônio é indispensável, até mesmo como diferencial para que a empresa desempenhe seu papel na sociedade de forma justa e correta.

Este controle contábil e patrimonial é feito normalmente pelo profissional da área de contabilidade, assim como o cálculo dos tributos devidos pela empresa.

É importante diferenciarmos a contabilidade gerencial da contabilidade usada para apurar os impostos e taxas da empresa, tendo em vista que a contabilidade dos impostos é obrigatória por lei, apesar de ambas terem um peso grande para a empresa, a contabilidade gerencial está mais ligada à tomada de decisão e aos processos cotidianos do meio empresarial, enquanto a contabilidade dos impostos serve para que a empresa funcione de acordo com a lei e contribua para o crescimento do país evitando a evasão fiscal.

O processo pelo qual o contador avalia a situação de uma empresa começa pelo levantamento de dados, seguido por relatórios de custos e desempenho, depois são feitas as correções necessárias, tanto para decisões administrativas quanto em relação ao Fisco, só então são feitos os relatórios finais e as contribuições tributárias pertinentes.

Tendo em mãos os relatórios contábeis da empresa o administrador deve avaliar com muito cuidado a situação dos impostos da empresa, devido ao fato da carga tributária no Brasil ser muito alta, podendo chegar ao ponto de definir a sobrevivência ou não da empresa no mercado, não só por força da lei, caso a empresa esteja em situação irregular perante o Fisco, mas também devido ao fato dos impostos terem um impacto enorme nos gastos das empresas.

A carga tributária sendo tão alta torna o trabalho do contador não só importante como fundamental, para que o cálculo seja feito de forma correta e também para que seja adotada a melhor forma da empresa contribuir.

Escolher a melhor forma para que os tributos sejam pagos é uma tarefa complexa, pois existem formas distintas de faze-lo, a empresa pode contribuir com base em seu lucro real, lucro presumido ou através do Simples Nacional. A forma como será feito o pagamento tem peso diferente para cada empresa dependendo do seu ramo, área de atuação e seu porte.

O Brasil tem a maior carga tributária da América Latina e também supera os países ricos na média. Entre 2010 e 2013, a arrecadação cresceu 2,5 pontos percentuais do PIB no país, enquanto a carga aumentou 1,5 na América Latina e 1,3 nos países desenvolvidos.

 O Brasil foi o único país da região que arrecadou mais que as nações ricas em 2013 em termos percentuais, quando a carga tributária abocanhou 35,7% do PIB comparado a 34,1%, conforme o relatório de “Estatísticas Tributárias na América Latina e Caribe”, preparado pela Organização para Cooperação Econômica (OCDE), Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Comissão da ONU para América Latina (Cepal) e Inter-American Center of Tax Administrations (Ciat).

A receita com impostos no Brasil totalizou R$ 1,728 trilhão em 2013, o que representa um aumento de R$ 466 bilhões desde 2010.

Se utilizarmos como exemplo a empresa M&C Brinquedos Ltda, que atua no ramo de comércio, e é considerada de pequeno porte, os impostos devidos pela empresa poderiam ser contabilizados dentro do programa Simples Nacional, o que inclui o IRPJ,PIS,COFINS,CSLL,INSS,IPI e podem também ser incluídos impostos estaduais de ICMS e municipais ISSQN caso o estado e município tenham convênio com o governo federal. Apesar destes impostos serem cobrados em uma cota única, vemos que são muitos e que têm um impacto grande sobre a empresa, mesmo sendo ela apenas do setor de comércio e de pequeno porte, os impostos que incidem sobre a empresa poderiam ser ainda maiores caso ela atuasse em mais de um setor do mercado, ou caso comercialize produtos importados, por exemplo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.3 Kb)   pdf (141.2 Kb)   docx (19.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com