TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO - 1º SEMESTRE

Por:   •  17/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.655 Palavras (7 Páginas)  •  893 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

administração

nome do(s) ALUNOS(S) em ordem alfabética

ALINE GOMES CARREIRO

CAROLINE ROCHA PEIXOTO DA COSTA

LUCIANA DE SOUZA DA SILVA

RAIANY DE ALMEIDA MACIEL

WALLACE MAIA WEBER

rEALIZANDO SONHOS HÁ VINTE E SEIS ANOS

Mudando conceitos sobre atendimento

[pic 3]

Petrópolis

2016

ALINE GOMES CARREIRO

CAROLINE ROCHA PEIXOTO DA COSTA

LUCIANA DE SOUZA DA SILVA

RAIANY DE ALMEIDA MACIEL

WALLACE MAIA WEBER

rEALIZANDO SONHOS HÁ VINTE E SEIS ANOS

Mudando conceitos sobre atendimento

Trabalho apresentado ao Curso de Administração   da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Fundamentos e Teoria Organizacional, Comunicação e Linguagem, Homem, Cultura e Sociedade e Comportamento Organizacional.

Orientadores: Prof. Milene Rocha Lourenço, João Paulo Leite Barbosa, Antonio Lemes Guerra Junior, Ednéia de Cássia Santos Pinho, Wilson Sanches, Maria Carolina de Araújo Antonio, Claudiney José de Souza e Shirley Heritt.

Petrópolis

2016

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO:        4

DESENVOLVIMENTO:        5

CONCLUSÃO:        11

REFERÊNCIAS:        12


INTRODUÇÃO:

          Com o grande crescimento das industrias de produção e o aumento de variedade de produtos ofertados, a alta concorrência no comercio varejista se tornou inevitável. Hoje não basta apenas oferta de preços, mas o atendimento personalizado tem sido um diferencial na hora de fechar um negócio.

         Para que isso aconteça é necessário treinamento de pessoas e tecnologia, assim como integração de e equipe e marketing aplicado.

         Vamos conhecer uma empresa que faz dessa técnica de administração, focada em pessoas, seu carro-chefe para o desenvolvimento de seu negócio.

         A Chão de Barro é um comércio varejista de revestimentos cerâmicos (pisos e paredes) no estado do Rio de Janeiro que está no mercado há 26 anos,  tendo como seu concorrente direto lojas como Nacerta, Casa Show, C & C entre outros.    Representa grandes indústrias de revestimentos como Portinani, Eliane, Anigua, Castelatto e outras marcas importantes deste segmento.

DESENVOLVIMENTO:

Administração Ciéntifica X Administração Clássica

              A Teoria Científica de Frederick Winslow Taylor (1856-1915) tinha em sua essência aplicar a ciência na Administração. Com ênfase no processo produtivo, buscava eliminar o disperdício de tempo com a produção e redução nos custos de produção. Tinha o objetivo de garantir o melhor custo/benefício com o organização racional do trabalho, padronização de métodos, divisão de trabalho, incentivos salariais e supervisão.

A ORT (Organização Racional do Trabalho) visava a execução das tarefas de maneira mais simples e rápidas, estabelecendo um tempo médio para execução, aumentando a produção de forma eficiente.

Apesar de ser um processo inovador, esta teoria foi muito criticada por se tratar de um processo onde o mecanicismo (teoria da máquina), a limitação do ser humano (robotização do homem) tinha um sistema fechado e limitado.

          A Teoria Clássica de Jules Henri Fayol (1841-1925) tinha sua ênfase na estrutura, enquanto na Teoria Científica sua ênfase eram os processos, as tarefas. Na Teoria Clássica foi estabelecido a divisão das funções administrativas ou o próprio processo administrativo (enfoque funcional)  que baseia-se no conceito de que administrar é uma processo de tomar decisões e esses decisões são agrupadas através da PODC (Planejamento, Organização, Direção e Controle). Nesta teoria, Fayol dividia a empresa em seis atividades que eram

comandas pela PODC que eram: função técnica; função comercial; função financeira; função de segurança; função contábil e função administrativa.

          Partindo destes princípios, vamos analisar uma empresa, que se incorpora as duas teorias.

          A empresa em questão tem seu ramo no comércio varejista de materiais de construção. A gestora entrevistada é a responsável pela administração financeira e fiscal da empresa.

Chão de Barro - Realizando sonhos há vinte e seis anos.

         Classificada em seu segmento como boutique de revestimentos, por ser especializada na comercialização de revestimentos cerâmicos (pisos, azulejos), a Chão de Barro foi uma das principais lojas deste segmento no estado do Rio de Janeiro.

Está no mercardo há 26 anos (fundada em outubro/1989) pela Srª Maria Carmen Dallalana e pelo seu marido na ocasião, Silvio Passos.

A idéia de montar esse negócio surgiu quando a empresa onde o Sr. Silvio Passos trabalhava faliu (a extinta Sanitária Petrópolis) que fornecia materiais de construção e também pisos e revestimentos.

Ambos decidiram então montar uma loja diferenciada, que não tivesse o perfil de uma loja de materiais de construção comum, onde o atendimento pudesse ser mais direcionado para o acabamento e não para o material bruto da obra (como cimento, ferro).

Logo conceituou-se no mercado como uam loja que traz status para o cliente, que em sua maior parcela, possuem um poder aquisitivo mais alto.          

Foram contratadas pessoas com especialização em decoração. As mesmas receberam cursos de especialização em projetos em AutoCAD para que fosse possível reallizar um projeto onde o cliente conseguisse visualizar seu revestimento aplicado em sua obra (paginações).

         A empresa é composta por 6 membros que se organizam da seguinte forma:

[pic 4][pic 5][pic 6][pic 7][pic 8]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)   pdf (206.3 Kb)   docx (89 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com