TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO 3º/4º SEMESTRE

Por:   •  17/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.472 Palavras (6 Páginas)  •  354 Visualizações

Página 1 de 6

1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho objetivou o estudo do Desenvolvimento Gerencial: Liderança, motivação e comprometimento. O que se pretendeu foi traçar considerações sobre o referido tema, a fim de demonstrar como o Desenvolvimento de liderança e de habilidades gerenciais; liderança, motivação e comprometimento; lideranças globais; liderança, responsabilidade sócio-ambiental e sustentabilidade e as novas configurações organizacionais e liderança; inclusão e exclusão no trabalho estão interligados.

Para melhor entedimento do assunto, foi utilizado como ponto de partido o artigo de Álvaro José Argemiro da Silva, Elaine Aparecida Regiani de Campos, Márcia Sierdovski e Raquel Mendes do Carmo, “Considerações sobre o direito do trabalho: uma abordagem da gestão de pessoas no contexto organizacional”.

O referido trabalho explica que uma empresa para ser constituída, necessita de recursos financeiros, materiais e humanos. Esta análise compreendida uma breve reflexão sobre os recursos humanos, ou seja, o capital intelectual das empresas e algumas ponderações no que diz respeito à Gestão de pessoas e sua relação com o campo do Direito do Trabalho.

Também, foram apresentados como o não cumprimento dos direitos do empregado, poderá afetar uma organização. A revisão bibliográfica do artigo implica nos saberes, sobre as precariedades vividas no passado, onde os operários eram submetidos a condições de periculosidade e insalubridade, na execução do trabalho durante o maior marco da história que foi o período da Revolução Industrial iniciada na Inglaterra em meados do século XVIII e a relação com os dias atuais.

Por fim, passou-se a discorrer sobre ... falar sobre os outros temas dos outros integrantes.

2 REFERENCIAL TEÓRICO (Para realização dessa parte do trabalho você deve utilizar aproximadamente 06 paginas)

Com a finalidade de aprofundar o conhecimento a respeito dos conteúdos das disciplinas do semestre, este presente trabalho abordará o tema “Desenvolvimento Gerencial: Liderança, motivação e comprometimento”.

Dessa forma, passar-se-á a tratar dos temas pertinentes a seguir.

2.1 O DIREITO DO TRABALHO E EMPRESARIAL E A GESTÃO DE PESSOAS

De acordo com Neto (1998, p. 11) o Direito do Trabalho é regido por uma Constituição Democrática e cidadã que conserva no Art. 22, a competência da União para legislar sobre o Direito do Trabalho mantendo a Justiça do Trabalho no art. 7° e demais incisos que trata dos direitos sociais trabalhistas. O Direito do Trabalho é o ramo da ciência jurídica a qual se constitui de normas e princípios que regulam o trabalho do subordinado, seja individual ou coletivo, atribuindo-lhes direitos, deveres, sanções entre empregados e empregadores.

Para o autor supramencionado (NETO, 1998, p. 12), o direito individual do trabalho é aquele firmado pelas partes, ou seja, empregado e empregador, onde o empregado recebe do empregador um salário mediante prestação pessoal de serviço nas atividades da empresa, ambos com direitos e obrigações a serem cumpridas. Dessa forma, encontramos o que é o conjunto de princípios e normas que regulam e disciplinam os entes nacionais e internacionais, e têm por função estabelecer as condições de trabalho, direitos, obrigações, deveres, multas e sanções para as categorias profissionais e econômicas na forma da legitimidade da lei.

Por outro lado, o Direito Coletivo formula os princípios e normas do sistema sindical de cada país e coordenam todos os processos de sua atuação, dirigindo para o equilíbrio da tutela dos direitos do trabalhador e do empregador. O direito coletivo de trabalho compete também à negociação coletiva visando à resolução de conflitos coletivos (NETO, 1998, p. 13).

De acordo com Silva et. al. (2012, p. 149) na área administrativa, estudam-se várias teorias motivacionais que, estabelecem os motivos pelos quais o funcionário está satisfeito ou não com o seu trabalho. Motivo de mencionarmos algumas que julgamos importantes nesse estudo.

Dentre as teorias citadas por Silva et. al. (2012, p. 150), tem-se as teorias das necessidades humanas, que de acordo com Robbins (2005, p. 133), são:

[...] necessidades fisiológicas: as básicas como, por exemplo, comer, dormir. Isso é o básico que é necessário para que se tenha uma vida saudável; necessidades de segurança: necessitamos estar protegidos seja no nosso trabalho ou no dia- a- dia mesmo. O fato de sentir-se protegido reflete muito na atividade que o funcionário realiza; necessidade social: é a necessidade que temos de ser aceito no trabalho, ter amizades, e pertencer de alguma forma a algum grupo. Os profissionais de recursos humanos devem se policiar se há um bom convívio entre os funcionários na empresa se há uma aceitação em relação a todos os funcionários entre si e se não existe nenhum conflito existente decorrente dessa não aceitação; necessidades de estima: é ser reconhecido na sociedade e também pelo trabalho que executa. É prazeroso quando recebemos algum elogio pelo trabalho que efetuamos e somos reconhecidos por isso; necessidades de auto realização: é o ponto mais alto onde queremos chegar bem por isso é considerado necessidade de nível mais alto. É definido o patamar mais alto porque é quando já alcancemos todas as anteriores e novamente estamos estabelecendo metas superiores.

Citam-se também as teorias X e Y, segundo Robbins (2005, p. 133), Douglas Mc Gregor propôs duas visões distintas do ser humano: uma basicamente negativa, chamada de Teoria X; e outra basicamente positiva, chamada de Teoria Y. Mc Gregor concluiu que a visão que os executivos têm da natureza dos seres humanos se baseia em certos agrupamentos de premissas e que eles tendem a moldar seu próprio comportamento em relação aos funcionários conforme um conjunto de premissas.

Em relação às premissas da Teoria X tem-se que:

[...] os funcionários não gostam de trabalhar por sua própria natureza e tentam evitar o trabalho sempre que possível; como eles não gostam de trabalhar, precisam

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)   pdf (132.8 Kb)   docx (15.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com