TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO AMBIENTE PIZZA FACCE

Por:   •  16/2/2022  •  Projeto de pesquisa  •  2.208 Palavras (9 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR DE AMBIENTE COMPETITIVO

2021

UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR DE AMBIENTE COMPETITIVO

Trabalho apresentado como requisito para obtenção de aprovação na disciplina Projeto Multidisciplinar – Ambiente Competitivo, na Universidade Cruzeiro do Sul, sob orientação dos tutores:

2021

Resumo

Este projeto integrado multidisciplinar de formação acadêmica tem por objetivo, conhecer, analisar e descrever a empresa fictícia Face Pizza nos quatro cenários de atuação, fornecidos previamente pela universidade. Espera-se neste projeto o desenvolvimento da capacidade analítica do grupo compartilhando sua experiência de mercado e seus desafios, pois cada cenário da empresa Face Pizza enfrenta quais estratégias devem adquirir para manter competitiva no seu nicho de atuação, aplicando as melhores práticas gerenciais para ser competitiva nos piores cenários, prospectando clientes e fidelizando com seu atendimento e sabor deliciosos de suas pizzas com diferencial de espessura de suas massas.

Sumário

Resumo        3

  1. Introdução        5
  2. A Empresa Face Pizza        5

2.1 Objetivo        5

  1. Cenário 1        6
  1. Atrativo Principal.        6
  2. Vantagem Competitiva        6
  3. Fator Decisivo        6
  1. Cenário 2        7
  1. Atrativo Principal.        7
  2. Vantagem Competitiva        7
  3. Fator Decisivo        7
  1. Cenário 3        7
  1. Atrativo Principal.        7
  2. Vantagem Competitiva        8
  3. Fator Decisivo        8
  1. Cenário 4        8
  1. Atrativo Principal        8
  2. Vantagem Competitiva        9
  3. Fator Decisivo        9
  1. Analise SWOT        9

Conclusão        10

Referência                                                                          Bibliográficas        11

  1. Introdução

O objetivo do Projeto Ambiente Competitivo tem como foco relacionar o aprendizado do curso, utilizando a nossa experiência do mundo real, analisando estratégias para a empresa se manter no mercado, estudando cada cenário e visualizando as dificuldades, as oportunidades e a evolução da empresa Face Pizza, que mesmo com sua pizza artesanal e seus preços competitivos, perdeu mercado, mas conseguiu se reerguer.

Face Pizza, ganhou mercado com suas massas artesanais, que era seu ponto forte. A partir dessa contextualização, a empresa mesmo tendo passado por muitos conflitos de ordem administrativa, devido ao preço fixado, tem alcançado boa margem no bairro, o que justifica a análise dessa empresa no escopo da administração, e da economia nacional.

O objetivo deste trabalho, portanto, foi descrever o ambiente da empresa, partindo da análise da origem da empresa, suas atividades, dados organizacionais, principal produto, descrição e análise das práticas organizacionais e práticas de gestão.

  1. A Empresa Face Pizza

A empresa Face Pizza foi fundada pelo Sr. George cujo possuía uma grande experiência em fazer pizzas com massas caseiras.

George iniciou suas atividades em casa, mas com sua dedicação e por possuir uma ótima qualidade e um grande potencial em vendas ele resolve se tornar empreendedor e abrir a Face Pizza.

  1. Objetivo

Sr. George decidiu tornar-se empreendedor em seu bairro, sendo razão a social Face Pizza, oferecendo dez tipos de sabores de pizzas artesanais com a mesma qualidade e carinho feito a sua casa para familiares e amigos.

Os valores eram fixados pelo Sr. George, pois não tinha concorrência e a fama da qualidade e sabor de suas pizzas era magníficos, com isso sua pizzaria progrediu positivamente sem a preocupação dos custos internos, estava com uma margem favorável.

Chegou a concorrência, devido ao sucesso da Face Pizza, com abertura de duas novas pizzaria no bairro com valores de suas pizzas abaixo praticados na região e cardápios com mais opções de sabores. A Face Pizza sentiu a perda dos clientes para os concorrentes.

Mesmo assim o Sr. George não desanimou e traçou novas estratégias de negócios sem perder a qualidade oferecida de suas pizzas, treinou seus funcionários para reduzir desperdícios, melhorou seu atendimento e tempo de entrega para seus clientes, negociando preços com seus fornecedores.

Com essa visão de empreendedor a Face Pizza tornou-se referência de mercado.

  1. Cenário 1

  1. Atrativo Principal

A Face Pizza tem como principal atrativo suas saborosas pizzas com massas caseiras, cuja era uma receita de sua „‟mamma‟, onde todos que apreciavam elogiavam pois não havia receita igual, sem contar em um cardápio que apresentava 10 sabores diferenciados.

Neste cenário inicial, após analisar, percebe-se que as cinco forças de Porter já se encaixam, por mais que neste cenário a pizzaria estava bem, o Sr George precisava se preocupar, pois para garantir o sucesso do seu negócio ele precisava estar atento a novos concorrentes que iriam trazer produtos substitutos, com preços diferentes causando uma rivalidade e também estar atento à negociação com os clientes e fornecedores, pois tudo isso estava envolvido ao sucesso do seu negócio.

  1. Vantagem Competitiva

Vantagem para Face Pizza é o nicho de mercado não explorado em seu bairro, a outra pizzaria mais próxima estava a 20 Km de distância, e seus clientes iniciais já apreciavam a pizza do Sr. George devidos encontros de amigos e familiares em sua casa com saborosas pizzas artesanais, alguns clientes já estavam fidelizados devido este relacionamento, vendendo por si só a qualidade das pizzas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.3 Kb)   pdf (167.1 Kb)   docx (231 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com