TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO DE CREDENCIAMENTO DO HOSPITAL SANTA CRUZ

Por:   •  6/10/2022  •  Trabalho acadêmico  •  2.447 Palavras (10 Páginas)  •  78 Visualizações

Página 1 de 10

FACULDADES ANHANGUERA DE DOURADOS

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

SUMARIO

1 DESAFIO 1................................................................................................................6

2 DESAFIO 2................................................................................................................7

3 DESAFIO 3................................................................................................................8

4 DESAFIO 4................................................................................................................9

RELATÓRIO FINAL...................................................................................................10

5 INTRODUÇÃO........................................................................................................10

6 DESENVOLVIMENTO............................................................................................11

7 CONSIDERAÇÕES FINAIS....................................................................................13

8 REFERENCIAS.......................................................................................................14

  1. DESAFIO 1

Tomando por base o artigo e as condições econômicas advindas da situação provocada pela pandemia do COVID 19, pontue e justifique as variáveis determinantes da oferta e da demanda.

R: 2020 foi um ano atípico para economia mundial e brasileira em virtude da COVID-19. Estima-se que as atividades econômicas do país tiveram uma queda de 5,5%. Dentre os fatores que contribuíram para essa queda econômica, estão o desemprego e a falta de insumos para a produção industrial. Segundo o ministério da economia, esse cenário eleva as incertezas sobre a economia brasileira a níveis sem precedentes, o qual prejudica a evolução do consumo e dos investimentos e afetando diretamente o equilíbrio econômico de mercado. Conforme Retamiro (2016), dentre as variáveis que contribuem para manter a economia em equilíbrio, estão a demanda e a oferta. A demanda está relacionada à quantidade de produtos ou serviços que o individuo pode adquirir, considerando o seu poder aquisitivo. Já a oferta está relacionada à quantidade de bens ou serviços ofertados no mercado, em determinado período de tempo e por determinado preço. Nesse sentido, quando a oferta e igual á procura, pode se dizer que a economia está em equilíbrio. Com a pandemia, esse equilíbrio foi quebrado, uma vez que a renda da população diminuiu, principalmente em virtude do aumento do desemprego. Muitos trabalhadores perderam o emprego, os que permaneceram tiveram que negociar reduções salariais. A indústria também enfrenta dificuldades, já que, com o aumento do desemprego e a redução do poder aquisitivo, a demanda por produtos e serviços diminuiu, o que gerou uma frenagem do processo industrial. Além disso, em virtude das diversas restrições sanitárias impostas, muitos insumos deixaram de chegar até a indústria, diminuído ainda mais a oferta por produtos industrializados. O reflexo desse cenário pode ser observado no dia a dia, em que muitos produtos básicos faltam nos mercados e os preços cada vez mais elevados.

2 DESAFIO 2

O objetivo da implantação dos ‘Centros de Atendimento para Enfrentamento da Covid-19, em alguns municípios, é auxiliar na organização de fluxos assistenciais, tanto da Atenção Primária/Básica quanto de toda a Rede de Atenção à Saúde (RAS). Dito isso, explique como estes Centros de Atendimento podem se articular com a RAS e reflita sobre a sua importância para os demais níveis de atenção em saúde, principalmente para a Atenção Primária, no que se refere à continuidade do cuidado diante da pandemia.

R: Os Centros de Atendimento para o Enfrentamento da Covid-19 são estruturas auxiliares, que servem para o atendimento e identificação precoce de casos leves de Síndromes Gripais (SG) e Covid-19 (BRASIL, 2020). A proposta dos centros de atendimento é trabalhar de forma conjunta com a Rede de Atenção á Saúde (RAS), atendendo os casos leves e encaminhando os casos graves para a rede de urgência e emergência ou rede hospitalar (BRASIL, 2020). Esse trabalho conjunto, além de reduzir a circulação de pessoas com sintomas leves em outros serviços de saúde, ajuda a minimizar os impactos decorrentes da pandemia e permiti que os demais serviços da APS continuem atuando em suas atividades essenciais, como acompanhamento das pessoas com doenças crônicas, pré-natal, imunização, entre outras. Esse trabalho conjunto é fundamental, principalmente nesse período atípico em que a população vive, pois garante que a comunidade tenha continuidade nos serviços básicos de saúde, e seja acompanhada periodicamente pelas Equipes de Saúde da Família (ESF), Equipes de Atenção Primária (EAP) e demais equipes e serviços da APS (DAMACENO et al., 2020).

3 DESAFIO 3

O Sistema Único de Saúde (SUS) está presente em todo o território nacional e tem papel primordial no enfrentamento da pandemia por COVID-19. O SUS vai muito além do atendimento a doentes, pois compreende um sistema que articula a rede básica com unidades de urgência, emergência, terapia intensiva e internação. Mesmo com suas fragilidades, o Ministério da Saúde vem buscando medidas para atender toda população, como demonstrado na reportagem acima. Sendo assim, os princípios e diretrizes são as bases para o funcionamento e estruturação do SUS. Agora é a sua vez! Conceitue os princípios e diretrizes do SUS e contextualize quais são fundamentais para o enfrentamento da pandemia?

R: O Sistema Único de Saúde possui um conceito ampliado, resultante de embates teóricos e políticos, cujo objetivo é a unidade de atendimento à atenção primária de forma gratuita e igualitária (BRASIL, 2020). Para alcançar seus objetivos, o sistema possui princípios e diretrizes norteadores, sendo os principais: Universalização, Equidade, Integridade, Hierarquização e Regionalização, Descentralização e Participação do Cidadão (MATOS, 2009). O fato de o Sistema Único de Saúde se organizar em torno de princípios, em especial o da universalidade e da integralidade e, sobretudo, o fato de partir de um princípio constitucional da saúde como dever do Estado e direito de todos é extremamente importante, principalmente em um momento de pandemia, como esse do coronavírus. Isto porque, a população passa por um período de sofrimento coletivo, e de uma hora para outra, se não houvesse um sistema o qual a população tivesse acesso de forma gratuita e integral, ficaria sem lógica intervir aos interesses particulares. Como por exemplo: mesmo com uma demanda coletiva, o preço de um produto como o álcool gel, importante para a higienização das mãos e ambientes para o controle da transmissão do Covid-19, simplesmente disparou no mercado. Nesse sentido, é preciso que haja estruturas estáveis que atuem reconhecendo a saúde como um bem comum e de fácil acesso pela população.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.4 Kb)   pdf (151.8 Kb)   docx (22.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com